Ícone do site Dicas PMP

Aprovação PMP em 18 de maio de 2023, turma 209 PM Tech

Participei da turma 209 do curso preparatório para a certificação PMP da PM Tech em Janeiro de 2023.

Durante as aulas, fiz o máximo de anotações sobre a fala do Mauro e conteúdo dos slides para garantir a melhor fixação do conteúdo, fazia os exercícios durante as aulas e revisava o conteúdo no dia seguinte. Ao final do curso, fiz um simulado completo para salvar uma linha de base de desempenho, que ficou em torno de 70%.

Nos meses que se seguiram, tentei manter um ritmo de 2h de estudo por dia revisando o Guia PMBOK 6 e 7 ed, Guia ágil e mais alguns materiais disponibilizados pelo Mauro, mas meu ritmo estava muito lento pois eu lia e escrevia tudo que eu julgava ser importante do material.

Já em maio tirei férias e aproveitei para encerrar esta etapa, então durante os 15 dias seguintes estudei de 6 a 8 horas diárias e, para ganhar tempo, revi todo o curso através das gravações disponibilizadas, anotando os pontos chave e estudando diariamente o segundo resumo que fui criando nessa revisão (pela manhã, estudava o conteúdo do dia anterior e dos outros dias, recapitulava tudo que já tinha revisado).

Depois desta revisão foquei totalmente nos simulados, corrigindo as questões que eu havia errado e também as que eu tinha acertado, para garantir que eu tinha acertado pelos conceitos certos.

No total, estudei por volta de 150 horas incluindo o curso preparatório, escrevi 126 páginas de folha sulfite (63 folhas frente e verso) e fiz aproximadamente de 1500 exercícios (com aproveitamento de 76% a 82%).
Agendei a prova para meu último dia de férias, para garantir que tinha me preparado o máximo possível. No dia anterior a prova, apenas revisei o conteúdo e descansei.

O exame PMP

O exame em si foi bem mais fácil do que os simulados, muito condizente com a teoria passada pelo Mauro. Garanti que não haveriam perturbações, por mínimas que fossem, coloquei roupas mais confortáveis e fiz o check-in. Finalizei o exame com 13 minutos restantes, não fiz nenhuma das 2 pausas oferecidas e passei com uma nota acima do target.

Posso dizer com toda certeza que os simulados foram decisivos para minha aprovação!! Tanto pela similaridade teórica das questões quanto pela interface, que é bem parecida com o exame real, trazendo uma sensação de familiaridade que diminuía um pouco a ansiedade.

Espero que meu relato ajude, boa prova a todos!!

Darci

Sair da versão mobile