- Dicas PMP - https://dicaspmp.pmtech.com.br -

Marcio – Aprovado PMP

[1] [2] [3]

É com muita felicidade que informo a todos que  obtive a minha tão suada e esperada aprovação na certificação PMP! Agradeço primeiramente a Deus, pois tive muita fé que dessa vez conseguiria, depois a minha esposa pela paciência e pelos momentos de ausência durantes os estudos e preparação, e não poderia deixar de agradecer à PM Tech pelo ótimo simulado oferecido.

Após muita pesquisa na Internet me deparei com os comentários e dicas de outras pessoas que passaram no exame PMP, e então conheci o simulado oferecido pela PM Tech, que este me interessou por possuir um conteúdo atualizado, questões com respostas e um resumo estatístico no final que demonstrava quais áreas deveria priorizar nos estudos.

Como estou em Brasília e o Curso da PM Tech fica em Porto Alegre, entrei em contato com a empresa e adquiri o simulado. Durante a minha preparação utilizei o simulado de duas formas: resolvendo questões por área de conhecimento e depois completo. Segui as instruções da PMTech e iniciei realizando os simulados CAPM (150 questões) para consolidar os conhecimentos e depois partir para os simulados PMP (200 questões). Após terminar cada simulado eu revisava as questões erradas tirando dúvidas com as respostas do próprio simulado e por meio de consulta ao PMBOK.

Para aqueles que estão se preparando para a certificação PMP, gostaria de deixar uma dica sobre o tempo da prova. Sei que praticamente todos que passaram no exame PMP abordaram este assunto, mas no meu caso foi fundamental para a minha aprovação. Como a prova tem tempo para finalizar, o nervosismo aumenta gradativamente com o seu andamento, ainda mais quando você vai marcando as questões que ficou em dúvida para revisão no final.

Mas graças a preparação no simulado da PM Tech eu consegui superar este medo e administrei o tempo necessário para a resolução das questões.

Além do simulado, eu utilizei como bibliografia complementar os livros da Rita e da Kim. Preparei um resumo de 20 páginas do PMBOK, incluindo entradas, ferramentas e técnicas, saída e fórmulas que precisei entendê-las e decorá-las. Ao todo foram seis meses dedicados na preparação, sendo os últimos dois meses mais intensos, pois com a proximidade do exame pude me dedicar ainda mais.

Durante a prova observei que foram poucas questões que exigiram utilizar fórmulas, e ainda assim precisei apenas realizar as operações básicas de cálculo de desempenho de tempo e custo.

Mesmo com todo sacrifício a certificação PMP valeu muito a pena!

Um grande abraço e boa sorte a todos!

Marcio Moura de Campos