Ícone do site Dicas PMP

Roberto – Aprovado PMP!

Fiz a prova dia 14 de Junho e recebi ontem (12 dias depois) o resultado de que fui aprovado!
Eu havia feito o curso da PMTECH há 5 anos atrás, antes de começar a atuar na área de Projetos. Então resolvi refazer o curso agora, já com alguma experiência na área, para me focar na prova e também ter o curso com a versão atual do PMBOK.

– Comprei o livro da Heldman. Gostei bastante do approach dela, dividindo os assuntos por grupos de processo e não por áreas, e também por ela sempre dar uma visão prática. Fica como alternativa para o livro da Rita.

– Exercícios e mais Exercícios. Fiz todos os simulados da PMTECH e os dos livros. Na hora da prova tu acabas levando muito mais tempo do que esperas. Eu levava 3h20min nos simulados e na hora terminei faltando 1 min para o fim da prova (e tive que correr muito no final). Nos últimos eu estava acertando 78%, e então me senti preparado.

– Se puder tirar uns dias de folga antes da prova, melhor! Assim dá pra se afiar nos exercícios dos simulados na reta final.

Na prova em si

– Cuidado com a tradução para o português. Tem alguns termos que eles traduziram na prova de forma estranha e que me confundiram. Por exemplo, em uma questão traduziram a palavra Supplier como VENDEDOR em uma das alternativas e como FORNECEDOR nas outras, sabe-se lá por que motivo! Em outra questão sobre Sunk Costs eles não usaram o termo Custos Afundados como eu conhecia.
– Cairam 4 questões só sobre Pareto (achei muito)
– Cairam 3 questões de Folga que, segundo orientação muito acertada do Mauro, deixei para o final. Uma delas (do tamanho de uma página) se tu ler a ultima linha da pergunta que era “Qual a folga livre do Caminho Crítico” tu nem precisava ler todo o restante da questão nem calcular nada. Tem que ter uma leitura crítica da pergunta para não perder tempo com os enunciados longos.
– Várias questões de cálculo com IDC e IDP, muitas bem simples. Umas 2 ou 3 que já te davam o índice e só exigiam que tu soubesses se o projeto estava acima ou abaixo do orçamento e acima ou abaixo do prazo.
– Tente fazer alguns simulados sob pressão (sem tempo e com leitura rápida da questão).
– Caiu uma questão sobre “Gestão de Projetos por Walk Around”, termo que nunca tinha ouvido falar.

E era isso, gente! Boa sorte!

Sair da versão mobile