Ícone do site Dicas PMP

Carlos Roberto Costa – Aprovação PMP em Maio 2013

Boa noite pessoal, fui da turma PM Tech 114 – Abril / 2013 e quero deixar aqui registrada a minha experiência com o exame PMP realizado no dia 22/05 no intuito de ajudar quem está prestes a realizar o exame ou está na dúvida se o realiza ou não.

Bom, meu esquema de estudo foi simples, porém, “duro”! Após o treinamento (24/04), me dediquei a fazer os simulados disponibilizados pela PM Tech, a ideia era identificar o que eu tinha absorvido das aulas com o Mauro. Fiz os simulados sem o tempo rodando e identificando se a resposta estava correta logo em seguida, focando nas explicações que justificavam as respostas certas. Identifiquei as seções que tive mais dificuldade e direcionei meus estudos no PMBOK a estas seções.

Após ter feito 5 dos 7 simulados conforme descrito acima e já chegando a 80% de respostas corretas, pratiquei o tempo de prova com os dois últimos simulados, para saber como estava o meu tempo de resposta. Acreditem, na primeira vez eu me “estrepei”, o tempo passa que você nem percebe e quando se da conta, tem que correr com as questões restantes e acaba não tendo a atenção necessária aos detalhes (no Sul é “pega ratão” né rsrsrsr).

Pois é, na segunda tentativa consegui terminar com 15 min para o fim e com status de aprovado. Me senti preparado e marquei o exame.

No dia do exame cheguei ao Rio as 8:00 e as 9:30 já estava de frente para o computador com o papel disponibilizado pelo Centro à mão e fazendo o “download” das fórmulas. Até a questão 72 eu estava super confiante e o tempo estava conforme o meu treino, mas de repente, falta luz no Centro Prometric rsrsrs. Vinte minutos depois, nada de pânico, a prova estava de volta na mesma questão e pude dar continuidade.

Como o Mauro havia mencionado no treinamento, as questões com fórmulas são bacanas porque você consegue ter a certeza se acertou na hora, diferente de algumas que ainda rola uma dúvida. Minha estratégia para as fórmulas foi levá-las comigo até o último momento antes de entrar na sala de exame. Todas as questões que exigiam fórmulas foram bem simples (canais de comunicação, PERT, IDC, IDP, VC e VPR) e acredito que fizeram a diferença no resultado final.

É isso ai pessoal, espero que este relato contribua positivamente para vocês.

Qualquer coisa, estou à disposição.

Grande abraço,

Beto Costa

Sair da versão mobile