Fiz a prova em papel em Porto Alegre e recebi o e-mail de aprovação em apenas 10 dias.
Para quem busca a certificação segue como estudei:
– Fiz o curso da PM Tech
– Material de apoio do site da PM Tech, vale a pena usar.
– Uma lida no PMBOK, apenas para dizer que li porque não ajudou muito.
– Duas lidas no livro da Rita Mulcahy (Preparatório para o Exame PMP), o que ajudou muito nas dúvidas que surgiram.
– Simulados e Apostila da PM Tech (milhares de vezes).
– Fiz várias cópias do Fluxo Resumido de Processo da PM Tech e deixei em pontos estratégicos (no vidro do banheiro, na mesa do escritório, e uma cópia reduzida que andava sempre no bolso para consultas). Também fiz uma cópia em tamanho A3 onde coloquei dicas em cada uma das caixas dos processos para ficar claro a visualização de tudo (ex. Em Declaração do Escopo escrevi: é a base para verificar o escopo / saída: Declaração do Escopo).
– Os simulados eu procurava fazer várias vezes por dia no tempo livre que tinha. Muitas vezes o tempo dava apenas para umas 10 questões.
– Nos últimos dias antes da prova parei os simulados e fiquei apenas estudando os pontos que precisava melhorar. Os simulados são ótimos mas eles acabam repetindo e você acaba respondendo porque já decorou.
Quanto a prova estava bem difícil, poucas foram as questões que tive 100% de certeza de acerto. As 4 horas estão no limite, o ideal é fazer a prova e já ir preenchendo a ficha ótica para não perder tempo no final. Deixei para o final apenas as questões que tinha dúvidas.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.