A certificação Project Management Professional (PMP®) do Project Management Institute (PMI®), é a credencial mais reconhecida e respeitada na área de gerenciamento de projetos.
Para obter a certificação PMP, cada candidato deve satisfazer a todos os requisitos educacionais e profissionais estabelecidos pelo PMI, concordar com um código de conduta profissional e demonstrar certo nível de entendimento e conhecimento de gerenciamento de projetos. O exame de certificação PMP testa este conhecimento.
Neste artigo faço uma compilação de dicas para fazer e passar no exame, fatores de influência, como é o exame, etc.
- Para maiores informações sobre a certificação é recomendável acessar a página de certificação no web site do PMI (http://www.pmi.org).
- Para um roteiro completo com o detalhamento de todos os requisitos e do processo de inscrição, recomenda-se acessar o documento Roteiro PM Tech de Apoio para a Certificação PMP, disponível em http://www.pmtech.com.br/pmp.html.
Se você pretende fazer o exame, acesse o web site do PMI e comece a preencher o formulário. Você não necessita submetê-lo imediatamente. Preencha-o, armazene-o para revisão posterior e quando você se sentir preparado, envie-o. Para facilitar o processo de digitação das informações, utilize a planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP.
Mais de 900.000 pessoas passaram no exame. Segundo as estatísticas do PMI, 72% das pessoas passam no exame na primeira tentativa. Com determinação, dedicação e trabalho árduo você também vai passar!
Fatores de influência
- Estudar, estudar, estudar… entre 100 e 200 horas, o que deve lhe tomar cerca de três meses.
- Para o exame, estude o “PMIismo” e tente acreditar nisso. Discordar do guia não lhe auxilia no exame.
- Troque idéias com outros colegas que também farão o exame. Se puder monte um grupo de estudos.
- O exame é longo e você provavelmente vai consumir as quatro horas previstas. Recomendo agendá-lo pela manhã, pois em geral é mais difícil se concentrar após o almoço.
- Devido ao incremento de questões situacionais, o exame ficou mais extenso. Procure estar fisicamente preparado e bem disposto. Não deixe de dormir cedo na noite anterior.
- Durante o exame, mantenha a calma nos primeiros dez minutos. Depois você pega o ritmo.
Fazendo o exame
- Tenha em mente que o exame testa conhecimento, habilidade e experiência, não inteligência.
- Embora você tenha 72 segundos para cada questão, recomendo praticar fazer o exame com uma média de 50 segundos por questão. Desse modo vão lhe sobrar cerca de 40 minutos para revisar as suas respostas.
- No exame on-line, uma sugestão é fazer o exame em quatro partes separadas, ou seja, a cada hora completar 50 questões. Assim pode ser feita a verificação se há tempo para tomar uma água ou ir ao banheiro.
- No exame em papel é necessário completar no mínimo 55 questões a cada hora, pois são necessários 15 a 20 minutos para preencher a grade de respostas.
- Revisar é uma boa prática, principalmente devido a dicas para algumas respostas surgirem no enunciado de outras questões posteriores.
- Use a técnica de memorizar algumas fórmulas e saber sua disposição em uma folha de papel. Assim que puder, tente reproduzir a folha memorizada em uma das folhas de rascunho que você recebe. Mais tarde, durante o exame, estas notas vão ser uma boa referência para você. Treine em casa fazê-lo no máximo em 14 minutos. Essa técnica se chama”braindump”. Aprenda aqui como criar braindumps e baixe um exemplo.
- A tela pode ser bipartida na horizontal, apresentando na parte de cima a questão traduzida em português e em baixo em inglês, permitindo que se visualizem as questões nos dois idiomas ao mesmo tempo (sendo que a resposta tem que ser marcada na tela em inglês).
- Pode-se utilizar a folha de fórmulas apresentada neste documento. É interessante utilizar a mesma técnica com o diagrama de processos. Pratique escrevê-los em casa, antes do dia do exame.
- As respostas contêm três alternativas plausíveis, porém incorretas e um alternativa correta. Elimine primeiro as alternativas implausíveis. Você deve desenvolver a habilidade de buscar pistas, às vezes pequenas, que tornam incorreta uma ou mais escolhas. Esta incorreção pode ser tão singela quanto uma palavra diferente na opção.
- Se a questão for muito complexa, marque-a para revisão posterior. No exame on-line é possível consultar posteriormente uma tela onde aparece uma grade, onde cada questão apresenta a informação “Marcada”, “Incompleta” ou “OK”.
- Responda as questões que você marcar para revisão, mesmo que você não tenha certeza da resposta. Se não houver tempo para revisá-las, ao menos você terá respondido algo, uma vez que questões não respondidas são consideradas incorretas.
- Sempre haverá questões nas quais você não faz idéia do que está sendo perguntado ou gostaria que houvesse a alternativa “nenhuma das anteriores”. Todos passam por isso e ainda assim são aprovados no exame.
- Não deixe nenhuma questão sem resposta, pois não há penalidade pelo “chute” e questões em branco serão consideradas erradas.
- O sistema eletrônico do exame possui uma calculadora integrada. Embora o exame não seja um teste de habilidades matemáticas e provavelmente você consiga fazer cálculos do nível primário de cabeça, a calculadora vai ser útil para calcular os resultados de diferentes fórmulas (principalmente as do Gerenciamento do Valor Agregado).
- Normalmente o centro Prometric vai lhe fornecer papel de rascunho (sem pauta, 6 a 8 folhas), lápis, borracha, calculadora e fones de ouvido (pois a maioria dos centros também ministra outros exames, onde textos são ditados ao candidato, o que pode lhe desconcentrar). Este material terá de ser devolvido ao final do exame.
- Pratique! Pratique! Pratique! Faça quantos exercícios quanto possível. São eles que fazem a diferença.
- Botão “Encerrar Exame”: Não se preocupe, pois ninguém está confiante ao apertar esse botão. Serão alguns dos segundos mais longos da sua vida até saber o resultado …
- Não é apresentado gabarito ou índice de acertos. Apenas é informado se você foi proficiente em cada um dos cinco grupos de processos. E, é claro, a informação “NO PASS” ou, preferivelmente, “PASS”!
Dicas sobre as questões
- O número de questões situacionais no exame PMP é maior do que no exame CAPM, por exemplo, onde as questões são mais teóricas. A elevação do número de questões situacionais no exame aumenta bastante o número de palavras nos enunciados, fazendo que você em geral tenha de lê-los duas vezes para obter uma boa compreensão.
- Embora o Guia PMBOK® seja dividido por capítulos relativos às áreas de conhecimento, as questões na prova têm aparecido ordenadas por GRUPOS DE PROCESSOS (embora a ordem devesse ser randômica).
- Para se lembrar dos grupos de processos: IPECE – Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.
- Entenda o fluxo de dados. Imagine a situação em cada processo, lembre de seu trabalho diário, navegue pelo Guia PMBOK® olhando a saída do processo (produto) e analisando quais os insumos são necessários (entradas) e depois estudando as técnicas, uma a uma. Por analogia: você prova um bolo, descobre o que precisa para fazê-lo (ingredientes) e ferramentas, e depois parte para aprender as técnicas. Acesse aqui um artigo com técnicas para lidar com as entradas e saídas.
- Use sua experiência e bom senso em todas as questões. Porém, pense como seria o bom senso do ponto de vista de um americano. Use a cultura deles no processo de “bom sensar”.
- Conheça o Guia PMBOK® de “cabo a rabo”. Embora as questões não utilizem as mesmas palavras do Guia PMBOK®, o significado é similar. Por exemplo: “reduzir” ao invés de “mitigar”.
- As definições que valem são aquelas do Guia PMBOK®. Procure compreende-las, não decorá-las.
- Atenção às palavras-chave: “a melhor”, “a mais”, “o maior”, “nunca”, “exceto”, “o principal é”, pois usualmente indicam mais de uma resposta conceitualmente certa.
- O exame PMP não tem mais questões com as alternativas “Todas as anteriores”, “Nenhuma das anteriores”, “A e B”, “B e C”, etc. Se o simulado que você estiver fazendo tiver esse tipo de questões, tome cuidado, pois o mesmo está desatualizado.
- A alternativa correta não é necessariamente gramaticalmente correta.
- Não se pode perder ponto nas questões de cálculo. Isso significa: esteja MUITO treinado nessa parte (PERT, Valor Agregado, custos, etc.) porque é matemática simples e nem calculadora exige!
- As siglas de Gerenciamento do Valor Agregado foram traduzidas e agora aparecem em Português.
- Espere pelo menos duas questões com diagrama de rede. Em geral é necessário estabelecer primeiro o caminho crítico. Utilize o rascunho para desenhar o diagrama, marcar as durações e encontrar o caminho crítico. Então responda a questão.
- Pelo menos 10 questões vão necessitar conhecimentos relativos às entradas e saídas de processo. Baixe aqui uma planilha com todos os processos do Guia PMBOK®.
Dicas sobre conceitos de gerenciamento de projetos
- Os processos no Guia PMBOK® são numerados conforme o capítulo em que são apresentados, iniciando pelo capítulo 4 – Gerenciamento da Integração.
- Lembre-se que, a menos que explicitamente declarado, supõe-se que você está em um ambiente de matriz equilibrada (balanceada). Isto inclui os Gerentes funcionais controlando os recursos.
- O gerente de projetos é pró-ativo e não espera até que os riscos de materializem e se tornem problemas. O gerente de projetos não escala problemas para a alta gerência ou para o cliente antes de analisá-los e identificar opções.
- Assuma que lições aprendidas e bases de dados históricas estão disponíveis.
- A EAP é uma ferramenta sensacional.
- Um dos critérios para seleção de fontes (fornecedores) é tamanho e tipo da empresa. O Guia PMBOK® carrega forte influência da cultura dos EUA, onde micro e pequenas empresas que pertencem a mulheres, minorias, veteranos de guerra e algumas outras categorias gozam de privilégios nas contratações, sobretudo em contratos públicos.
Baixe aqui o arquivo em PDF contendo as dicas:
Se você tiver outras dicas ou sugestões, deixe um comentário.
Em outros artigos do blog você encontra um plano de estudo para a certificação PMP, fórmulas essenciais, bibliografia, fontes alternativas de estudo, etc. Fique ligado.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.