O PMI procura constantemente maneiras de manter a certificação Project Management Professional (PMP) ® relevante no mundo atual. Isso significa que o exame do PMP deve ser alterado para atender a essas necessidades. Recentemente tivemos a oportunidade de falar com a Sierra Hampton-Simmons, Gerente de Exames de Certificação do PMI e lhe fazer algumas perguntas.
Quando os exames de certificação do PMI mudam?
Todos os exames de certificação do PMI mudam de duas maneiras: quando o guia padrão ou de prática usado como recurso para o exame de credencial sai com uma nova edição (somente alteração do glossário) ou quando ocorre um estudo de delineamento de funções (role delineation study), que é quando o conteúdo realmente muda.
Quem escreve as questões do exame?
As questões do exame não são escritas pelo PMI. Em vez disso, elas foram escritas e extensivamente revisadas por voluntários certificados PMP® e rastreados para pelo menos duas referências acadêmicas. Essas questões são mapeadas em relação ao PMP® Examination Content Outline para garantir que um número apropriado de perguntas esteja em vigor para um exame válido.
Quem seleciona as questões que caem no meu exame?
Cada pessoa que fizer o exame PMP receberá um conjunto de questões perguntas alinhadas ao resumo do conteúdo do exame selecionado a partir de um grande banco de dados de questões que foram aprovadas ao longo do tempo.
As questões no banco de dados são constantemente monitoradas, medidas e avaliadas para garantir que elas tenham a devida dificuldade e relevância para a certificação. Com o tempo, à medida que as questões são apresentadas mais vezes e a dificuldade delas diminui, as questões antigas são eliminadas e as novas inserem-se no exame de certificação. Para garantir que as novas questões correspondam aos padrões das perguntas antigas, algumas das questões não esclarecidas de cada teste são novas (25 questões em cada 200) e não influenciam o resultado do teste, mas existem apenas para avaliar as perguntas.
Ficou interessado em saber mais sobre o exame PMP? Acesse aqui respostas para mais de 100 perguntas frequentes.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.