Ícone do site Dicas PMP

Dúvidas frequentes sobre a certificação CAPM®

 


Atualizado em: junho/2023

A seguir procuro responder às questões mais frequentes que tenho recebido sobre a Certificação Certified Associate in Project Management (CAPM®) do Project Management institute (PMI®). Esta página é o resultado de muitas horas de esforço para reunir a informação e responder às dúvidas que eu tenho recebido.

Busco manter a lista atualizada conforme novas dúvidas vão surgindo. Caso sua dúvida não esteja respondida, utilize o formulário no final da página para submetê-la. Eu espero que você ache esse recurso útil e lhe desejo boa sorte no exame CAPM!

As dúvidas estão divididas em

  1. Dúvidas gerais
  2. Sobre os requisitos
  3. Sobre a inscrição
  4. Sobre o pagamento
  5. Sobre a auditoria
  6. Sobre agendamento e reagendamento
  7. Sobre o exame
  8. Sobre a aprovação
  9. Sobre a preparação
  10. Sobre a manutenção da certificação

1. DÚVIDAS GERAIS

1.1 O que é o PMI?

O Project Management Institute (PMI®) é a principal organização mundial no que se refere a Gerenciamento de Projetos. É uma organização sem fins lucrativos que integra mais de 900.000 membros em mais de 200 países. Baseada na cidade da Filadélfia, na Pensilvânia (Estados Unidos). Seus principais objetivos são formular padrões profissionais de gestão de projetos, gerar conhecimento por intermédio da investigação e promover a gestão de projetos como profissão através de seus programas de certificação.

1.2 Por que escolher uma certificação do PMI?

O que faz com que as certificações do PMI sejam especiais?

  • São flexíveis. As certificações e credenciais do PMI não se baseiam somente em uma metodologia específica; portanto são flexíveis e adaptáveis. Você pode transferi-las facilmente entre setores da indústria, segmentos do mercado e localizações geográficas.
  • Permitem que você mantenha-se atualizado. O PMI realiza continuamente grandes estudos para garantir que nossas certificações e credenciais reflitam, de fato, as capacidades, conhecimento e melhores práticas de que você precisa para ter êxito atualmente.
  • Encorajam o crescimento profissional. Você não precisa se preocupar se seu conhecimento se tornará obsoleto. O programa de manutenção de certificação do PMI exige que você obtenha unidades de desenvolvimento profissional (PDUs), fato que lhe estimula a desenvolver continuamente suas habilidades e a permanecer atualizado com os avanços da profissão.
  • Ajudam você a avançar. As certificações do PMI oferecem benefícios financeiros – a Pesquisa do PMI sobre Salários— Sétima Edição, mostra que a certificação tem um impacto positivo nos salários dos profissionais de gerenciamento de projetos e os ajuda a se destacar perante possíveis empregadores.
  • São renomadas em todo o mundo. Parte do renome vem do prestígio das certificações e credenciais do PMI. O PMI tem emitido certificações e credenciais de gerenciamento de projetos por mais de 30 anos.

Além disso, a qualidade das certificações do PMI é uma vantagem para aqueles que possuem ou buscam por uma certificação. Não há dúvidas de que uma certificação ou credencial do PMI abre portas para o sucesso.

1.3 O que é a Certificação CAPM?

A certificação CAPM® (Certified Associate in Project Management) é uma credencial que oferece reconhecimento aos profissionais que estão iniciando uma carreira em gerenciamento de projetos, assim como aos membros de equipes que desejam demonstrar conhecimento na área. Essa certificação denota que você possui conhecimento sobre os princípios e a terminologia de Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), o padrão das reconhecidas boas práticas de gerenciamento de Projetos.

Se você ainda não tem a experiência suficiente para obter a certificação PMP®, a certificação CAPM é a mais indicada.

1.4 Quais os benefícios da CAPM?

Existem dois principais benefícios ao estudar para a certificação CAPM. O primeiro é que você será capaz de mostrar o seu conhecimento e nível de habilidade para quem procura um gerente de projeto júnior. Você também estará estudando e aprendendo a estrutura básica para passar a certificação PMP, mais difícil, a qual você vai necessitar quando passar para uma posição mais alta.

Além disso, As 35 horas de educação exigidas para solicitar a certificação PMP estão dispensadas para todos os que já forem detentores de certificação CAPM.

1.5 Quais as melhores carreiras para CAPM?

O CAPM permite que você obtenha uma série de carreiras relacionadas a gerenciamento de projetos, mas a maioria é de nível de entrada. Como o CAPM é um certificado de nível de entrada, ele ajuda a mostrar aos empregadores que você é dedicado à sua carreira e que está familiarizado com os requisitos de trabalhar como gerente de projeto.

1.6 A certificação CAPM tem reconhecimento global?

O PMI é um instituto mundialmente reconhecido e, portanto, a CAPM é reconhecida quase universalmente. Enquanto o CAPM não carrega o peso ou o prestígio do PMP, geralmente é suficiente para você entrar em posições que irão ajudá-lo a ganhar experiência em gerenciamento de projetos para avançar sua carreira.

1.7 Quantos profissionais CAPM existem?

Veja estatísticas atualizadas aqui.

1.8 Qual é a página web do PMI?

O website do PMI é www.pmi.org.

1.9 O Exame CAPM pode ser feito em Português?

O exame pode ser feito todo em Português.

O processo de inscrição, no entanto é feito em Inglês. Um consultor pode ser contratado para dar assistência na inscrição, preenchimento dos formulários e até mesmo para auxiliar no pagamento da inscrição, embutindo neste o custo no valor da prestação de serviço, quando necessário.

Além disso, se você for fazer o exame de seu próprio computador (Online Proctored), toda a interação com o representante da PersonVue que vai lhe acompanhar é feita em Inglês.

1.10 Quem vende ou promove o exame de Certificação?

O candidato deve se inscrever diretamente junto ao PMI nos Estados Unidos e pagar com cartão de crédito. Uma vez que o candidato seja considerado elegível para fazer o exame, este pode ser feito de forma computadorizada em um dos centros Pearson VUE autorizados ou em papel, em locais e datas previamente agendados. Nenhuma empresa que fornece cursos está autorizada pelo PMI a ministrar o exame, devido ao conflito de interesses. Desconfie de quem diz que fornece o exame.

1.11 Onde encontro instruções detalhadas sobre as exigências e os procedimentos para inscrição?

O Manual de Certificação CAPM em Português está disponível aqui.

1.12 Há algum guia com informações adicionais para quem pretende fazer o exame em papel?

O Manual de Certificação CAPM, citado acima, já passa a maioria das informações para quem pretende fazer o exame em papel. Além disso, o PMI disponibiliza um suplemento com informações para empresas que querem patrocinar um exame em papel (em uma localidade a mais de 300 km de um centro Pearson VUE autorizado a realizar o exame no computador) e para quem vai fazer esses exames. O suplemento está disponível em:
http://www.pmi.org/en/Certification/~/media/Files/PDF/Certification/PBT_Handbook.ashx

2. SOBRE OS REQUISITOS

2.1 O que é necessário para obter a certificação CAPM?

É necessário segundo grau completo e 23 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

OBS: O PMI eliminou o requisito de experiência de trabalho para candidatos ao CAPM.

2.2 Que escolaridade devo ter?

É necessário segundo grau completo.

2.3 Existe algum treinamento obrigatório para fazer o exame CAPM? O que é aceito como treinamento formal?

É necessário cumprir 23 horas de treinamento formal. Recomenda-se fazer o curso específico, porém outros treinamentos ou disciplinas na faculdade também são válidos. As horas de treinamento não expiram, podendo ser utilizadas em qualquer momento para se inscrever para o exame.

2.4 Eu fiz um treinamento em gerenciamento de projetos há alguns anos. Posso usar essas horas de treinamento para realizar o exame?

As horas de contato em treinamento não expiram. Você pode utilizá-las para inscrever-se para o exame, mesmo que você as tenha completado há muitos anos.

2.5 Eu já quero me inscrever para o exame antes de acabar o treinamento. Eu tenho de ter o treinamento antes de me inscrever?

O processo de inscrição exige que a data do encerramento de treinamento seja anterior à data em que se está fazendo a inscrição. Não é possível continuar a inscrição se for colocada uma data no futuro. Eventualmente é possível que a empresa de treinamento antecipe o certificado, caso as aulas já tenham iniciado, mediante o compromisso do aluno de cumprir o curso.

2.6 Eu já possuo as horas de treinamento necessárias, porém vou fazer um curso preparatório. Devo fazer todo a inscrição para o exame antes ou depois de fazer o curso de preparação?

Um bom curso de preparação, como o da PM Tech, vai fornecer dicas e instruções para fazer a inscrição. Então, é melhor se inscrever durante ou após o curso.

2.7 Como é feita a comprovação dos requisitos para obter a certificação?

10% dos candidatos são selecionados para auditoria, devendo enviar diploma comprovando a escolaridade e o certificado das 23 horas de formação em gerenciamento de projetos. Os que não forem selecionados não necessitam enviar nada.

2.8 Para obter a certificação CAPM é necessário ser filiado ao PMI?

Não é necessário ser filiado ao PMI para realizar o exame, embora a filiação lhe possibilite obter um desconto na taxa a ser paga para fazer o exame.

2.9 É obrigatório ser filiado a um Chapter do PMI para realizar o exame?

Não é necessário se filiar a um Chapter. No entanto, se você for estudante, o exame PMP fica mais barato se você se filiar ao PMI (sem, necessariamente, ter que se filiar a algum Chapter). Isso independe de onde você vai fazer o exame. Veja orientações sobre pagamento, mais adiante, neste documento.

 

3. SOBRE A INSCRIÇÃO

3.1 Qual é o melhor modo de me inscrever para fazer o exame de certificação CAPM?

É necessário preencher o formulário de inscrição fornecendo seus dados pessoais e sua formação educacional (formação acadêmica e em gerenciamento de projetos). Inscreva-se através website do PMI, https://certificationapp.pmi.org/

3.2 Qual a primeira coisa a fazer no processo de inscrição para fazer o exame de certificação CAPM?

Criar uma conta em PMI.org. Com esta conta, o candidato vai estar apto a preencher as telas de inscrição com os detalhes de suas informações pessoais, educação e como seu nome vai aparecer no certificado quando você for aprovado.

3.3 Quais são os passos necessários para o processo de inscrição?

  1. Preenchimento do formulário de inscrição online;
  2. O PMI aceita a sua inscrição, enviando um e-mail para você (o que normalmente leva no máximo uma semana) autorizando você a efetuar o pagamento;
  3. Você efetua o pagamento online com o cartão de crédito;
  4. O PMI envia um e-mail com um código de Elegibilidade, autorizando você a agendar o exame online no site da Pearson VUE;
  5. Você agenda a data e hora de seu exame (manhã ou tarde, de 2ª a 6ª feira normalmente), usando o seu código.
  6. Finalmente, você recebe a confirmação por e-mail do agendamento de seu exame.

3.4 Preciso enviar documentos para o PMI quando eu fizer a inscrição pelo site?

Não, porém é recomendável que os tenha à mão caso caia em auditoria, para acelerar o envio dos documentos.

3.5 O que eu tenho de fazer para prestar o exame CAPM em Português?

Durante a inscrição, escolha a opção “Brazilian/Portuguese” em Language Aid. Note que o PMI continuará informando que o exame será administrado em Inglês. Isso quer dizer que durante o exame as questões virão em Inglês. Porém, como você solicitou “Language Aid”, terá acesso à tradução das questões para o Português durante o exame. Em caso de dúvida, consulte os dados de sua inscrição no website do PMI e veja se consta a informação sobre o Language Aid em Português.

Ao receber seu e-mail de confirmação de marcação do exame do PMI, verifique se este contém a seguinte informação:

Language the Examination will be Administered in: English Language Aid: Brazilian/Portuguese

3.6 Após a inscrição no site, quanto tempo até a realização do exame CAPM?

O tempo de processamento de uma candidatura são 5 dias úteis. Depois de receber o OK você tem um ano para pagar e marcar o exame on-line na data que desejar ou realizar o exame em papel em uma das datas agendadas na localidade escolhida.

3.7 Qual é o tempo de espera na inscrição via internet?

O tempo de processamento da candidatura via internet é de 5 dias úteis.

3.8 Posso me inscrever pelo correio?

O PMI não aceita mais inscrições pelo correio. Apenas pela internet.

3.9 No manual está escrito que o candidato tem 90 dias para completar o processo de inscrição. O que acontece caso esse tempo expire? Ex.: Esquecimento?

Uma vez que você tenha iniciado o processo de inscrição online, você tem 90 dias para completá-lo. Se você não completar a inscrição em 90 dias, seus dados são perdidos e você tem de reiniciar o processo.

3.10 O que é o período de elegibilidade?

Quando o PMI envia um e-mail (com o título “Please continue with your PMI’s credential application process”) informado que sua aplicação foi recebida, está completa e foi aprovada, seu período de elegibilidade se inicia. Você tem um ano após a data do recebimento do e-mail para fazer o pagamento e realizar o exame.

3.11 Qual é o período de elegibilidade?

Você tem um ano para fazer três tentativas para o exame, a partir da data de início da elegibilidade.

3.12 Após conseguir a elegibilidade para realizar o exame, existe algum prazo limite para a realização do exame?

Você tem um ano para fazer o exame, a partir da data de início da elegibilidade.

3.13 Eu preciso esperar o e-mail de confirmação do PMI para me registrar para o exame?

Sim, pois o e-mail de elegibilidade contém um número de confirmação que é necessário para marcar o exame.

3.14 Qual é o tempo de espera para receber a confirmação de aprovação para pagar e fazer o exame?

O PMI informa que pode levar até 5 dias úteis para verificar se a inscrição está completa. Se faltarem informações ou houver alguma inconsistência, o PMI vai lhe enviar um e-mail solicitando que sejam feitos ajustes no formulário de inscrição.

4. SOBRE O PAGAMENTO

4.1 Quando deve ser feito o pagamento?

Você tem um ano após a data do recebimento do e-mail informando que sua inscrição foi aprovada para fazer o pagamento e realizar o exame.

OBS: Nesse período, quem vai fazer o exame em papel tem de fazer o pagamento até 35 dias antes da data marcada para o exame que pretende fazer.

4.2 Como eu faço o pagamento do exame?

O ideal é acessar o sistema on-line (https://certification.pmi.org/) e pagar com cartão de crédito internacional.
Também é possível o pagamento através de ordem de pagamento no exterior ou transferência bancária internacional de fundos para o PMI. Para detalhes é necessário contatar customercare@pmi.org. OBS: Em geral a transferência ocorre via Western Union. No Brasil o principal agente da Western Union é o Banco do Brasil, mas pode-se buscar outros agentes no próprio site da Western Union.

4.3 É possível fazer o pagamento para o exame via emissão de boleto bancário?

Como o pagamento do exame de certificação deve ser feito junto ao PMI nos Estados Unidos, não é possível a emissão de boleto bancário. Veja no item acima outras formas de pagamento.

4.4 Qual é a taxa a ser paga para o exame CAPM?

O custo da inscrição é de U$225 para membros do PMI, e de U$300 para não-membros (em dólares Americanos).

O exame também pode ser pago em Reais. Os valores pra 2023 são: R$934,00 para membros e R$1.246,00 para não membros.

4.5 Vale a pena se tornar membro do PMI para fazer o exame de certificação CAPM?

Do ponto de vista exclusivamente financeiro, vale a pena somente se você for estudante.

Se você não for estudante a filiação ao PMI vai custar U$139,00 (U$129,00 pela filiação e U$10,00 pagos por um novo membro). Você vai pagar também U$20,00 para participar das atividades locais de sua Seção (Chapter), somando U$159,00. Você deve, porém, incluir na conta as publicações grátis, descontos em cursos, livros, etc., que você recebe como membro, o que pode tornar a filiação interessante para você.

Membros estudantes pagam $32.00 pela filiação, gerando uma economia de U$43,00 no custo do exame.

4.6 Posso pagar a filiação em conjunto com o exame?

Não. Se você quer aproveitar o desconto para filiados ao PMI, primeiro deve efetuar o pagamento, usualmente com cartão de crédito e aguardar confirmação (em geral em poucos minutos). Quando você retornar à tela de inscrição no exame o sistema vai detectar automaticamente que você já é filiado, proporcionando o desconto.

4.7 Quanto tempo leva para a filiação ser aprovada?

Pagando com cartão de crédito a filiação é praticamente imediata.

4.8 Após a filiação, a renovação para o próximo ano ocorre automaticamente?

Não, a renovação da filiação tem de ser feita a cada ano.

4.9 Como posso fazer uma filiação ao PMI como estudante?

A filiação na categoria estudante pode ser efetuada on-line. São aceitos cursos de graduação ou de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado ou doutorado).

Estes cursos devem ser feitos em “tempo integral”. Isso visa distinguir aqueles indivíduos inscritos em programas educacionais a nível acadêmico, daqueles que buscam cursos esporádicos de curta duração.

Desse modo, para verificação da condição de estudante, ao final do processo da filiação deve ser anexado (upload) um documento comprobatório da matrícula em curso de duração integral. O ideal é que seja um documento oficial da faculdade (timbrado), dizendo, em Inglês, os dados do aluno, o curso que está fazendo, sua duração e a carga horária referente ao período em que o aluno está matriculado.

4.10 Não trabalho como gerente de Projetos e sou recém formado. Posso me inscrever como estudante?

Não. Se você já se formou não é possível se inscrever como estudante. Porém você retorna à posição de estudante caso venha a fazer pós-graduação.

4.11 Quais os procedimentos para a filiação ao PMI como estudante?

A filiação on-line deverá ser feita no site do PMI Internacional (www.pmi.org). Nesse caso o pagamento deverá ser efetuado por cartão de crédito internacional. Na página inicial do site, acesse a seção “Join”, a partir do menu principal, escolha a opção Student Member em “Types of Memberships” e em seguida em “Join”. Você será direcionado ao “Marketplace” para adquirir a filiação. Clique em “Add to Cart”.

Clique em “checkout” e “Create an Account” para criar uma conta específica que será sua chave de acesso à área restrita do site (Members Area), a qual servirá para atualização de seus dados cadastrais e também para renovação de sua filiação, a cada ano. Siga os passos e as orientações da página. Você será direcionado para várias telas onde deverão ser informados seus dados pessoais e profissionais.

Ao final do processo da filiação deve ser anexado (upload) um documento comprobatório da condição de estudante. O ideal é que seja um documento oficial da faculdade (timbrado), dizendo, em Inglês, os dados do aluno, o curso que está fazendo, sua duração e a carga horária referente ao período em que o aluno está matriculado.

Você receberá a confirmação da sua inscrição por e-mail. Seu cartão e o seu certificado de filiação serão enviados pelo correio, em um prazo de duas a quatro semanas.

4.12 Como realizar o pagamento do exame caso o indivíduo ainda não tenha cartão de credito internacional nem nacional, apenas de débito, tipo Visa Electron?

A opção é via ordem de pagamento, através de um banco que tenha subsidiária nos Estados Unidos ou convênio com empresa especializada neste tipo de serviço.

4.13 Vou realizar o exame em Papel. É necessário saber onde vou fazer o exame no momento do pagamento?

Somente para os exames em papel (Paper Based Testing – PBT), você já deve saber onde e quando pretende fazer o exame no momento do pagamento. Desse modo, deve ser informado:

  • O tipo de prova (papel);
  • Língua opcional: Português;
  • Site code;
  • Group testing number.

4.14 Há algum tipo de desconto no exame?

O PMI não fornece descontos. Não existe um código ou voucher que forneça desconto no exame.

4.15 Na tela de pagamento aparece um campo “voucher”. Para que serve?

Quando um R.E.P. organiza um exame para um grupo fechado de candidatos (da mesma empresa, por exemplo), suas taxas podem ser pagas ao mesmo tempo. Para tanto, todos os candidatos têm de se registrar no website do PMI e aplicar para o exame, ter suas candidaturas aprovadas e fornecer seus números do PMI, os quais serão colocados em uma planilha, para que alguém pague por todos eles ao mesmo tempo. Então o PMI emite um voucher que deve ser utilizado por cada um para informar que o pagamento já foi feito e o PMI confere com a lista de pagamentos.

4.16 Como obter um recibo do pagamento do exame?

Para obter o recibo acesse seu cadastro no website do PMI em MyPMI -> My Certification info -> View my Orders. O recibo está disponível em pdf.

5. SOBRE A AUDITORIA

5.1 Como é a auditoria?

Uma vez que o pagamento tenha sido realizado, 10% dos candidatos são selecionados para auditoria, sendo notificados eletronicamente, recebendo informações detalhadas.

Os selecionados para auditoria deverão enviar, com a devida tradução: Cópia de diploma, e certificado(s) ou cartas das empresas de treinamento onde foram obtidas as 23 horas de treinamento. Os que não forem selecionados não necessitam enviar nada!

5.2 Como é o procedimento operacional da auditoria?

Se você cair na auditoria as informações que você mesmo prestou lhe serão enviadas pelo PMI via e-mail.
Para comprovar as 23 horas de instrução em gerenciamento de projeto você deve enviar (upload) cópia de seu diploma e cópias de certificados e/ou cartas da(s) empresa(s) de treinamento para cada curso registrado na inscrição, para atender as horas de contato exigidas de educação em gerenciamento de Projetos.

5.3 Quanto tempo leva a auditoria?

Após o recebimento de seu material, o PMI deve processar a auditoria e emitir o documento de elegibilidade em cinco dias úteis.

5.4 O que acontece com meu período de elegibilidade se eu cair na auditoria?

Para os candidatos auditados, o período de elegibilidade vai ser alterado para um ano após completar a auditoria com sucesso, quando os requisitos de auditoria forem satisfeitos.

5.5 Como devo apresentar os certificados e diploma, uma vez que os mesmos estão com o idioma em português?

O procedimento não especifica uma tradução oficial. Então, faça a sua própria tradução, extremamente literal e mantendo a mesma formatação dos documentos originais. Submeta copia do original, juntamente com sua tradução.

5.6 Se eu for selecionado para a auditoria é necessário enviar cópias autenticadas dos diplomas de Segundo grau e do curso de gerenciamento de projetos?

Não é necessário que a cópia seja autenticada. Mas é necessário anexar um documento contendo a tradução do diploma e o do curso de preparação. Não necessita ser juramentada. Pode ser de próprio punho.

5.7 A comprovação de grau pode ser o “certificado emitido pela instituição” ou tem que ser o “diploma”?

Pode ser cópias dos certificados ou cartas das instituições.

5.8 O diploma de grau pode ter sido obtido em qualquer país?

O PMI é uma organização de abrangência mundial e a revisão da escolaridade é feita nos Estados Unidos. Assim, são aceitos cursos dos diversos países.

5.9 Como deve ser o envio dos comprovantes?

Atualmente, o PMI pede para fazer um “upload” dos documentos (escaneados ou em PDF, por exemplo).

5.10 A condição de estudante aumenta a probabilidade de cair em auditoria?

Ser ou não estudante não faz diferença. A escolha de quem é auditado é feita por computador.

6. SOBRE O AGENDAMENTO

6.0 Onde o exame pode ser feito?

Em um centro de testes Pearson VUE ou on-line a partir do seu computador (Online Proctoring)
Clique aqui e saiba mais como fazer o exame de casa (Online Proctoring)

OBS: Antigamente o exame podia ser feito em papel em datas agendadas, porém, atualmente, somente grupos que solicitem o exame e estejam a mais de 260 KM de um centro Pearson VUE poderão usar essa opção.

6.1 Qual o website para agendar o exame CAPM em um centro de testes PersonVue ou On-line do meu computador?

  • Programe sua consulta on-line no PMI.org. Faça o login no PMI.org e navegue até Review Application Status em myPMI. Clique Schedule Exam. Você será direcionado para agendar seu exame através da PearsonVUE.
  •  Na próxima tela selecione o tipo de exame que você prefere:  I want to take this exam as an online proctored exam (eu quero fazer o exame on-line) ou I will be scheduling for a future date at a test center (eu vou marcar o exame em um centro de testes).
  • Tenha em mãos seu “Eligibility ID”, fornecido pelo PMI quando sua inscrição foi aprovada.
  • Se você vai realizar o exame em papel, você já deve ter informado o local onde pretende fazer o exame como parte do processo de inscrição (veja orientações abaixo), assim não é necessário agendar.

6.2 Onde posso realizar o exame CAPM por computador em um centro de testes?

O exame CAPM através do computador é realizado em qualquer dia útil em um dos Centros de Teste PersonVue autorizados localizados em todo o mundo.

6.3 Em que datas são realizados os exames por computador?

Os exames por computador podem ser realizados em qualquer dia útil, em horário comercial, conforme disponibilidade de agenda no centro escolhido pelo candidato.

6.4 Em minha cidade não há um centro Person Vue. O que posso fazer?

a) Você pode fazer o exame on-line a partir do seu computador (Online Proctoring)
Clique aqui e saiba mais como fazer o exame de casa (Online Proctoring)
b) Você pode viajar até uma cidade que tenha um centro autorizado a realizar o exame no computador

O contato com o PMI Customer Care é: PMI Customer Care Project Management Institute 14 Campus Boulevard Newtown Square, PA 19073-3299 Telefone: +1-610-356-4600/ Fax: 1+610-356-4647 e-mail: customercare@pmi.org

6.5 Como é o exame em papel?

O exame em papel (Paper-Based Testing – PTB) é apresentado em um formato papel e lápis e o número e distribuição das questões é o mesmo do exame realizado no computador.

O exame em papel está disponível somente para empresas que queira administrar um exame para seus funcionários, sem restrição de distância. Somente os empregados da empresa podem participar do exame.

É necessário ter um grupo de pelo menos 10 candidatos para que o exame em papel ocorra.

6.6 Realizei meu cadastro no site do PMI global, paguei a taxa de filiação + prova de CAPM, quando fui marcar meu exame no site do centro de testes, o sistema deles já pegou meus dados OMITINDO o meu sobrenome do meio. Não percebi e confirmei os dados. Posso ter problemas?

Quando nos cadastramos no PMI existem 3 campos: Last Name. First Name e Middle Name. Nos e-mails de confirmação da data da prova, são mostrados apenas o primeiro e o último nome. Isto não é problema, uma vez que o que interessa é como seu nome aparece na carta (e-mail) de elegibilidade (Scheduling Notice).
O PMI informa que o nome na carta (e-mail) de elegibilidade (Scheduling Notice) deve ser exatamente igual ao do documento de identificação (Governamental, com foto recente, como carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira do CREA, etc.), que será apresentado para admissão à sala da prova. Quaisquer diferenças entre seu nome e o da elegibilidade devem ser comunicadas à customercare@pmil.org, que provavelmente solicitará cópias dos documentos visando emitir novo documento de elegibilidade ou informará caso não haja problemas.
O contato com o PMI Customer Care é: PMI Customer Care Project Management Institute 14 Campus Boulevard Newtown Square, PA 19073-3299 Telefone: +1-610-356-4600/ Fax: 1+610-356-4647 e-mail: customercare@pmi.org

6.7 Agendei o dia do exame, entretanto não consegui prestá-lo, pois estava em viagem. Que procedimento devo executar?

Se você não foi ao exame na data marcada (no-show) e não avisou com 48 horas de antecedência (por telefone ou pelo e-mail), uma sala foi reservada para você e a manteve disponível durante o período previsto para o teu exame. Assim você tem de pagar novamente a taxa de reexame, de modo a estar apto a fazer novo exame. No caso de situações extremas (emergência médica, morte na família), com documentação comprobatória, é necessário mandar um e-mail para customercare@pmi.org dentro de 72 horas da data marcada para o exame.

6.8 Já marquei a data do exame de certificação, porém não poderei realizar o exame no centro de testes na data escolhida. Existe a possibilidade de um novo agendamento?

Acesse o website da PersonVue (http://www.pearsonvue.com/pmi/contact/).
Você pode remarcar seu exame até 30 dias antes da data marcada para o exame, sem nenhum custo adicional e após esse período você pode remarcar seu exame até 48 horas antes da hora marcada, pagando uma taxa de 70 dólares americanos.
Note que não há como cancelar o exame a 48 horas da realização do mesmo e não ir fazer o exame configura “no-show”. Desse modo, a penalidade para candidatos que não remarcam ou cancelam seus exames com antecedência de dois (02) dias em relação à data marcada para o exame e não vão fazê-lo é perder o valor já pago.
Veja abaixo mais orientações sobre como remarcar ou cancelar.

6.9 Qual a taxa para remarcar o exame?

Os candidatos que remarcarem ou cancelaram o exame dentro de um período de 30 dias-calendário antes da data marcada para o exame, vão pagar uma taxa de 70 dólares americanos.
O objetivo dessa taxa é possibilitar maior disponibilidade de vagas nos Centros de Teste. Anteriormente não havia taxa de cancelamento e os candidatos podiam cancelar e remarcar seus exames a qualquer momento, com aviso prévio de apenas dois dias. Ocorre, porém, que muitos candidatos esperavam até o último minuto para cancelar e remarcar seus exames e nesse período seus assentos ficavam reservados e não podiam ser utilizados por outros.
A taxa de cancelamento/remarcação aplica-se a todos os exames de certificação do PMI realizados em computador (computer-based tests), não se aplicando aos testes realizados em papel (paper-based tests). A taxa será cobrada quando do momento da remarcação ou cancelamento, via cartão de crédito Master Card, Visa ou American Express.
A taxa não se aplica para cancelamentos ou remarcações realizadas com mais de 31 dias antes da data marcada. Por exemplo, se seu exame está marcado para o dia 05 de Maio de 2021 e você fizer o cancelamento dia 05 de Abril de 2021, será cobrada uma taxa de 70 dólares. Porém, se você fizer o cancelamento até o dia 04 de Abril, não vai pagar nada.
O PMI vai buscar ser flexível com candidatos que cancelarem o exame dentro da janela de 30 dias, quando ocorrer uma situação especial, como uma emergência médica, por exemplo. Essas situações serão analisadas caso-a-caso.
Se tiver dúvidas consulte o documento com perguntas e respostas em http://www.pmi.org/GLOBALS/2012-Rescheduling-Fees-FAQs.aspx (em Inglês).

6.10 Como cancelar ou remarcar o agendamento do exame?

Para exames em computador (CBT)
Mais de 30 dias antes – Não há taxa para reagendar ou cancelar o exame.
Entre 30 dias e 3 dias antes do exame – Se você reagendar ou cancelar seu exame dentro do período de 30 dias corridos antes da data do exame agendado será cobrada uma taxa de US$ 70 (dólares americanos). A taxa será cobrada quando você acessar o site da Pearson VUE para remarcar ou cancelar o exame dentro do prazo de 30 dias. A taxa de 70 dólares será cobrada em seu cartão de crédito.
Dois dias do exame – Se você esperar até dois dias corridos antes da data agendada para o seu exame sem ter fornecido a notificação exigida de cancelamento ou reagendamento ao parceiro de aplicação de teste do PMI (Pearson VUE) dentro do prazo, você não será mais capaz de reagendar ou cancelar e perderá toda a taxa do exame.
Depois da data do exame – Se você tiver agendado o exame, mas não o tiver realizado, você não receberá o reembolso. Você perderá as taxas e não poderá utilizá-las de forma alguma.
Para exames em papel (PBT)

Para cancelar ou reagendar um exame em papel (PBT), você deve enviar um e-mail ao PMI através do endereço pbtexams@pmi.org dentro de no máximo 35 dias corridos antes da data do exame. Inclua no e-mail seu nome, seu número de identificação do PMI, seu ID de grupo (ambos encontrados em seus e-mails e cartas de confirmação) e o local de aplicação do exame PBT. O e-mail deve ser em inglês.

Se você tiver dúvidas contate o PMI através do e-mail customercare@pmi.org.

6.11 Paguei a prova on-line, mas decidi trocar para realizar a prova em um centro de testes. Como faço essa troca?

Isso terá de ser feito em duas partes:
a) Cancelar o exame on-line
b) Marcar novo exame

Acesse o site da Pearson VUE e siga as instruções. E-mails para o centro de testes ou para o PMI não são formas aceitáveis de comunicação. OBS: Se você estiver a dois dias do exame, o cancelamento irá resultar na perda do total taxa de exame.

6.12 Resolvi que não vou mais prestar o exame. Como solicitar o reembolso?

Se você ainda não tiver feito o exame e não quiser mais prestá-lo, é possível obter reembolso enviando uma solicitação por escrito pelo menos 30 dias antes da data de vencimento da elegibilidade para o exame. O PMI reterá uma taxa de processamento no valor de U$ 100 dólares e lhe devolverá o restante.
A solicitação pode ser feita:

  • Por carta: PMI Global Operations Center 14 Campus Blvd. Newton Square, PA, 10973-3299 USA
  • Por fax: (00xx1) 610 482 9971

O PMI NÃO reembolsa nos seguintes casos:

    • O período de elegibilidade expirou e você não marcou o exame.
    • Se você marcou o exame, não foi fazer e não cancelou com a devida antecedência.
    • Se você já fez o exame.

6.13 Não pretendo fazer mais o exame por motivo pessoal. Existe a possibilidade de reembolso do valor que paguei? Como funciona isso? Existe uma taxa para tal procedimento?

Se você já marcou o exame, primeiro você deve cancelar o exame. Depois solicitar ao PMI o reembolso das taxas pagas (menos US$ 100) .

6.14 Paguei e agendei o exame. Devido a uma doença, cancelei o exame, porém não solicitei reembolso. Mais de um ano se passou desde a data que recebi a informação de eu estava elegível. Eu fiquei com um crédito caso deseje remarcar o exame?

Se o período de elegibilidade de um ano expirou e você não reagendou o exame, não vai receber o reembolso e não vai poder usar as taxas já pagas para mais nada.

6.15 Se for necessário refazer o exame, qual o procedimento?

Você tem direito a três tentativas com a mesma inscrição, sem ter de reenviar toda a documentação. No entanto o valor pago inicialmente não cobre as três tentativas. Se você for refazer deve entrar de novo em https://certification.pmi.org/ e seguir os procedimentos para pagar e remarcar o exame. A taxa a pagar, para o exame CAPM, é de US$150 para filiados ao PMI e US$200 para não filiados. Assim você deve conseguir um novo código para poder remarcar o exame.

7. SOBRE O EXAME

7.1 Como é o exame de certificação CAPM?

Desde 25 de Julho de 2023, o exame CAPM é baseado no Resumo de Conteúdo do Exame CAPM, e tem como referência os seguintes guias:

  • Guia PMBOK® – Sétima Edição
  • PMIstandards+
  • The PMI Guide to Business Analysis (2017)
  • Business Analysis for Practitioners: A Practice Guide (2015)
  • Guia Ágil (2017)
  • The Project Management Answer Book (Second Edition)
  • Gerenciamento Eficaz de Projetos: Tradicional, Ágil, Extremo, Híbrido (8ª Edição).

Das questões 150 questões do exame, 15 constituem questões de validação, as quais estão distribuídas de forma aleatória entre as demais. Essas questões não são pontuadas e servem como base para evolução do próprio exame.

A duração do exame é de 3 horas. Há um intervalo de 10 minutos no exame. A pausa aparecerá após a conclusão da pergunta 75. Observe que, depois de revisar suas respostas e iniciar seu intervalo, você não poderá retornar às questões da seção de exame anterior.

7.2 Como são as questões no exame CAPM?

A maioria das questões são de múltipla escolha com uma única resposta correta Apenas uma porcentagem dos tipos de questões no exame CAPM são apresentadas em dois outros formatos:

Questões correspondentes: São apresentadas duas listas, sendo necessário combinar itens de uma lista com itens do outra.
Questões de múltipla escolha com várias respostas corretas: Este novo formato de pergunta pede aos participantes que identifiquem um número específico de respostas corretas.

7.3 Qual é a nota de aprovação no exame CAPM?

O PMI não divulga a nota de aprovação. A média é determinada por uma análise psicométrica. Antes de o PMI parar de divulgar a nota de aprovação, esperava-se que o candidato acertasse pelo menos 83 das 135 questões restantes, ou seja, 61% do exame. Supondo que esse ainda seja o número aproximado de acertos necessários, o ideal para garantir aprovação no exame seria acertar 83 + 15 questões = 98 questões, ou seja, aproximadamente 66% do exame.

7.4 Qual o conteúdo do exame CAPM?

O exame CAPM foi atualizado em 25 de julho de 2023. Os domínios originais do exame foram substituídos pelos novos listados abaixo:

  1. I. Fundamentos e conceitos centrais do gerenciamento de projetos (36% das questões)
  2. II. Metodologias preditivas baseadas em planos (17% das questões)
  3. III. Estruturas/metodologias ágeis (20% das questões
  4. IV. Estruturas de análise de negócios (27% das questões)

7.5 Pessoas fazendo o exame CAPM na mesma data / local vão receber questões diferentes?

As questões do exame CAPM são geradas aleatoriamente a partir de uma base de dados contendo milhares de questões organizadas por área de conhecimento, grupo de processos e dificuldade. Cada um dos exames é diferente do outro. Pessoas fazendo o exame no mesmo horário e local receberão exames contendo conjuntos diferentes de questões, seja no exame on-line ou no exame em papel.

7.6 Qual é a distribuição das questões do exame CAPM?

A seguir é apresentado o percentual de questões em cada domínio, a partir de 25 de julho de 2023:

Capítulo do Guia PMBOK® 6ª ed.  % de Questões
Fundamentos e conceitos centrais do gerenciamento de projetos 36%
Metodologias preditivas baseadas em planos 17%
Estruturas/metodologias ágeis 20%
Estruturas de análise de negócios 27%

7.7 Para ser aprovado é necessário acertar questões em todos os domínios?

A aprovação ou reprovação é baseada no número de questões que você respondeu corretamente, as quais devem ser 83 das 135 que não são as de pré-teste. É possível passar no exame mesmo sendo considerado “Abaixo de Proficiente” em um ou mais domínios, uma vez que é considerado o número total de acertos e não o número de acertos por domínio.

7.8 Qual a duração do exame CAPM?

O exame PMP tem 3 horas de duração.
No exame on-line há 15 minutos antes para o tutorial e 15 minutos depois para a pesquisa de feedback que aparece somente após encerrado o exame.

OBS: Uma sugestão é fazer o exame em três partes separadas, ou seja, a cada hora completar 50 questões no exame on-line. Assim pode ser feita a verificação se há tempo para revisar questões,  tomar água ou ir ao banheiro.

7.9 Posso usar uma calculadora no exame CAPM?

O exame não é um teste de habilidades matemáticas e provavelmente você consiga fazer cálculos do nível primário de cabeça.
No exame on-line, embora os candidatos não possam levar uma calculadora consigo dentro da área de exame, o exame eletrônico possui uma calculadora integrada.

7.1o Como remarcar novo exame em caso de reprovação?

Não é necessário submeter toda a documentação novamente. Você tem direito a três tentativas com a mesma inscrição. No entanto o valor pago inicialmente não cobre as três tentativas. Se você for refazer deve entrar de novo em www.pmi.org/certapp/ e seguir os procedimentos para pagar e remarcar o exame. A taxa a pagar é de US$150 para filiados ao PMI e US$200 para não filiados. Assim você deve conseguir um novo código para poder remarcar o exame.

7.11 O que eu posso levar para dentro da sala de exame on-line?

Todos os seguintes itens a seguir são proibidos:
Calculadoras, telefones celulares (incluindo iphones e blackberries), pagers, laptops, ipods e qualquer equipamento de gravação

    • Qualquer tipo de comida ou bebida (incluindo lanches rápidos ou garrafas de água)
    • Notebooks, papel de rascunho ou dicionários
    • Casacos, blusões e outros itens pessoais

7.12 A identificação do candidato precisa conter tradução para o inglês?

Isso está na versão em Inglês do manual (your identification needs to include English characters/translation). Na verdade eles estão se referindo a caracteres em alfabeto ocidental, uma vez que em alguns países são utilizados outros caracteres.
No handbook em português está escrito:
Para ser admitido no centro de testes você deve levar um documento de identificação válido emitido pelo governo. Sua identificação deve incluir:
1. Sua fotografia;
2. Sua assinatura.
Se a sua identificação emitida pelo governo não tiver uma fotografia ou assinatura, uma identificação secundária pode ser usada, se incluir uma fotografia e/ou assinatura (o que estiver faltando na identificação emitida pelo governo) e seu nome impresso na identificação. Todas as identificações devem ser atuais (não vencidas).

7.13 É permitido levar relógio?

Relógio de pulso pode, o que não pode é colocar um relógio sobre a mesa. O PMI se encarrega de deixar os alunos a par das horas.

7.14 O Exame pode ser feito em Português?

O exame pode ser feito todo em Português. O exame é escrito em Inglês e esta é sempre a primeira língua. Porém, é possível ter auxílio (language aid) para fazer o exame em outras 12 línguas (Árabe, Português Brasileiro, Chinês simplificado, Chinês tradicional, Francês, Alemão, Hebreu, Italiano, Japonês, Coreano, Russo e Espanhol).

7.15 Como fazer para ver as questões em Português durante o exame no computador?

Se você estiver fazendo o exame computadorizado e escolheu Português como segunda língua, uma vez que o exame tenha iniciado, vai ser possível clicar um botão para ver as questões em Português. A tela do exame também pode ser dividida em duas partes, uma em inglês e outra em português. O único inconveniente é que, às vezes, dependendo do tamanho da questão, é necessário utilizar a barra de rolagem para visualizar todas as alternativas.

7.16 O profissional que não passar no exame poderá refazer o teste?

Sim, O período de elegibilidade para o exame (período durante o qual você está apto para fazer o teste) é de um ano. Você pode fazer o exame até três vezes durante este intervalo de um ano de elegibilidade caso não seja aprovado na primeira tentativa.

7.17 Caso o candidato tenha feito o exame com base em uma edição antiga e tenha sido reprovado e vai refazer o exame depois que a nova edição começou a ser cobrada, em qual versão do Guia PMBOK® o exame será baseado?

A partir da mudança de versão cobrada no exame, todos os exames passam a ser baseados na nova edição do Resumo de Conteúdo do Exame. Caso o candidato tenha realizado o exame na edição antiga e não obteve êxito, ele vai ter de fazer o exame na nova edição.

7.18 No caso de uma (primeira) reprovação na prova para certificação CAPM, qual o tempo MÍNIMO que o candidato é obrigado a esperar para poder realizar a próxima?

Não há tempo de espera. É possível remarcar o exame assim que os procedimentos tiverem sido efetuados.

8. SOBRE A APROVAÇÃO

8.1 Quanto tempo é necessário para receber o resultado do exame?

Os candidatos recebem o resultado no dia em que o exame é realizado. Você também pode acessar o resultado do teste no sistema de certificações online 10 dias úteis após a data do exame.

8.2 Quais são os documentos enviados pelo PMI que comprovam a certificação obtida?

O certificado correspondente à certificação é entregue pelo correio em seis a oito semanas após sua aprovação. Existem também versões online do certificado e do relatório de seu desempenho, cujo link é enviado no e-mail que o candidato recebe após a aprovação.Isso pode ser usado para validar seu status até que você receba o pacote de certificação pelo correio.

O pin não faz parte do pacote, devendo ser requisitado através de uma página específica na internet, também informada no e-mail. Há também um Registro do PMI para pesquisar se uma pessoa é certificada.

8.3 Quanto tempo leva para que o meu nome apareça no registro on-line do PMI depois de passar no exame CAPM?

Demora cerca de 7 a 10 dias úteis para o PMI receber o resultado do exame da Pearson VUE. Depois disso, em geral, pode demorar até 4 a 6 semanas para que seu nome apareça no sistema de certificações online do PMI. No entanto, na minha experiência, o registro é atualizado dentro de duas semanas.

8.4 Após o exame posso saber minha nota ou quantas questões acertei?

Atualmente não são mais informados os percentuais de acerto. O gabarito das questões também não está disponível.
É possível passar no exame mesmo sendo considerado “Abaixo de Proficiente” em um ou mais capítulos, uma vez que é considerado o número total de acertos e não o número de acertos por capítulo.

8.5 Existe diferença entre o certificado emitido na prova em português e na em inglês?

Nenhuma diferença. O certificado é sempre emitido em Inglês.

9. SOBRE A PREPARAÇÃO

9.1 Quantas horas de estudo eu necessito para passar no exame?

Depende do quanto você já sabe dos tópicos necessários para a certificação. Normalmente varia entre 100 e 200 horas.

9.2 Qual é o tempo de preparação para o exame?

Depende muito de quanto você já saiba sobre gerenciamento de projetos antes de começar a se preparar para o exame.
Se você estudar 4 a 5 horas por dia – 1 mês Se você estudar 2 a 3 horas por dia – 2 meses Se você estudar 1 a 2 horas por dia – 3 meses
Note que muitos levam mais de 3 meses e outros passam no exame estudando em tempo integral 1 semana. Isto depende de cada indivíduo.

9.3 Qual é o melhor modo de obter as 23 horas de formação em gerenciamento de projetos requeridas para estar elegível a prestar o exame?

São necessárias 23 horas de formação específica em gerenciamento de projetos. Busque uma empresa especializada em treinamento para a certificação CAPM que possa não apenas lhe mostrar o conteúdo do exame, mas também apresentar dicas da prova e exercícios práticos.

9.4 Existem cursos considerados oficiais?

Não existem cursos oficiais (somente que cursos que são baseados nas boas práticas do PMI e outros que não).

9.5 Fiz um curso de preparação há alguns anos. O treinamento tem algum prazo de validade?

Não há nenhum limite de tempo, ou seja, o treinamento não expira. Mesmo cursos feitos há muitos anos contam. Ocorre que o exame é renovado a cada 4 anos, aproximadamente. Assim, os conhecimentos que você obteve em um treinamento feito há muitos anos podem já estar defasados.

9.6 Fiz o curso para preparação PMP porem não tenho horas para tirar a certificação PMP. Posso usar esse curso para me inscrever para o exame CAPM?

Sim. Os cursos de preparação PMP costumam ter no mínimo 35 horas e assim você cumpre o requisito de ter 23 horas de treinamento formal em gerenciamento de projetos.

9.7 Qual é a leitura recomendada para o exame de certificação CAPM?

  • Guia PMBOK® – Sétima Edição
  • PMIstandards+
  • The PMI Guide to Business Analysis (2017)
  • Business Analysis for Practitioners: A Practice Guide (2015)
  • Guia Ágil (2017)
  • The Project Management Answer Book (Second Edition)
  • Gerenciamento Eficaz de Projetos: Tradicional, Ágil, Extremo, Híbrido (8ª Edição).

9.8 O que é o Guia PMBOK®?

“A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide)”, é um padrão globalmente reconhecido para o Gerenciamento de Projetos nos mercados de hoje. O PMBOK® Guide é aprovado como um padrão pelo Instituto de Padrões Nacional Americano (ANSI).

9.9 Com que frequência o Guia PMBOK® é atualizado?

O Guia do PMBOK® é atualizado a cada 4 anos: 1996 (1ª Ed), 2000 (2ª Ed), 2004 (3ª Ed), 2008 (4ª Ed.), 2012 (5ª Ed.), 2016 (6a Ed), 2021 (7a Ed). A 7a edição começou a ser cobrada nos exames em 25 de julho de 2023.

9.10 Eu necessito mais do que os guias para passar no exame?

É fundamental um conjunto de questões simuladas da prova.

9.11 Onde eu encontro links na internet para questões grátis do exame?

A PM Tech possui um sistema com interface similar ao exame e com mais de 1200 questões. https://www.pmtech.com.br/simulado_capm.html

9.12 Você tem algum simulado para recomendar?

Recomendo o simulado da PM Tech: http://www.pmtech.com.br/simulado_capm.html .

10. SOBRE A MANUTENÇÃO DA CERTIFICAÇÃO

10.1 Como eu mantenho a certificação?

Os candidatos aprovados no exame CAPM estarão certificados pelo ciclo de três anos. Para renovar a certificação devem enviar relatório de atividades ao PMI® em até 3 anos a partir da certificação CAPM de modo a comprovar 15 PDU’s (Professional Development Units).

10.2 Ao expirar minha filiação ao PMI, se eu não renová-la eu perco a credencial?

A certificação CAPM continua válida mesmo que a pessoa não seja mais filiado ao PMI. A renovação da certificação CAPM tem suas próprias regras.

10.3 Uma vez certificado, como funcionário de uma empresa, posso colocar a inscrição CAPM após o meu nome? Se positivo, é necessário que seja em preto e branco?

Pessoas que detêm a credencial CAPM são autorizadas a utilizar as letras maiúsculas “CAPM” após seu nome, independentemente do tipo de letra ou cor. O logotipo da credencial CAPM (figura), porém, somente pode ser usado em cartões de visita. As letras maiúsculas “CAPM” podem ser usadas em papéis timbrados, cartas, currículos, websites, assinaturas de e-mail, etc. O logotipo da credencial não.


Para suporte do PMI em Português do Brasil, encaminhe um e-mail para  AtendimentoBrasil@pmi.org.
Para respostas do PMI (em Inglês), sobre as dúvidas mais frequentes: http://www.pmi.org/Certification/Certification-FAQ.aspx


Se você tiver outras dúvidas ou tiver informações atualizadas envie um comentário abaixo, que eu responderei assim que possível.

Sair da versão mobile