01. Dúvidas Gerais

1.12 Qual a diferença entre a certificação PMP e PRINCE2?

O PRINCE2 pode ser visto como um concorrente do Project Management Professional (PMP). Em geral, os EUA e os países americanos preferem o PMP e o Reino Unido, a Austrália e a Europa preferem o PRINCE2. A Ásia, a África e a região do Oriente Médio não têm preferência.

O PRINCE2 e o PMP reconhecem a existência um do outro e tentam se posicionar como produtos complementares – PRINCE2 como uma “metodologia” e PMP como um “padrão” – que podem ser usados lado a lado. Na prática, as empresas e os profissionais escolhem um sistema ou ambos devido ao ambiente do projeto, sua localização geográfica e custos envolvidos.

Por |2019-03-31T12:57:17-03:0018/05/2018|Comentários desativados em 1.12 Qual a diferença entre a certificação PMP e PRINCE2?

1.2 Por que escolher uma certificação do PMI?

O que faz com que as certificações do PMI sejam especiais?

  • São flexíveis. As certificações e credenciais do PMI não se baseiam somente em uma metodologia específica; portanto são flexíveis e adaptáveis. Você pode transferi-las facilmente entre setores da indústria, segmentos do mercado e localizações geográficas.
  • Permitem que você mantenha-se atualizado. O PMI realiza continuamente grandes estudos para garantir que nossas certificações e credenciais reflitam, de fato, as capacidades, conhecimento e melhores práticas de que você precisa para ter êxito atualmente.
  • Encorajam o crescimento profissional. Você não precisa se preocupar se seu conhecimento se tornará obsoleto. O programa de manutenção de certificação do PMI exige que você obtenha unidades de desenvolvimento profissional (PDUs), fato que lhe estimula a desenvolver continuamente suas habilidades e a permanecer atualizado com os avanços da profissão.
  • Ajudam você a avançar As certificações do PMI oferecem benefícios financeiros – a Pesquisa do PMI sobre Salários— Sétima Edição, mostra que a certificação tem um impacto positivo nos salários dos profissionais de gerenciamento de projetos e os ajuda a se destacar perante possíveis empregadores.
  • São renomadas em todo o mundo. Parte do renome vem do prestígio das certificações e credenciais do PMI. O PMI tem emitido certificações e credenciais de gerenciamento de projetos por mais de 25 anos, e a certificação de Profissional em Gerenciamento de Projetos (PMP®) foi a primeira criada especificamente para gerentes de projetos.

Além disso, a qualidade da governança de certificações do PMI é uma vantagem para aqueles que possuem ou buscam por uma certificação.

Não há dúvidas de que uma certificação ou credencial do PMI abre portas para o sucesso

Por |2019-03-31T14:02:14-03:0004/12/2013|Comentários desativados em 1.2 Por que escolher uma certificação do PMI?

1.10 Há algum guia com informações adicionais para quem pretende fazer o exame em papel?

O Manual de Certificação Project Management Professional (PMP® handbook) do PMI, citado acima, já passa a maioria das informações para quem pretende fazer o exame em papel. Além disso, o PMI disponibiliza um suplemento com informações para empresas que querem patrocinar um exame em papel (em uma localidade a mais de 300 km de um centro Prometric autorizado a realizar o exame no computador) e para quem vai fazer esses exames. O suplemento está disponível em:

http://www.pmi.org/en/Certification/~/media/Files/PDF/Certification/PBT_Handbook.ashx

Por |2019-03-31T13:50:29-03:0002/12/2013|Comentários desativados em 1.10 Há algum guia com informações adicionais para quem pretende fazer o exame em papel?

1.9 Onde encontro instruções detalhadas sobre as exigências e os procedimentos para inscrição?

O Manual de Certificação Project Management Professional (PMP® handbook) do PMI está disponível em Português. Para acessar, clique no link a seguir e baixe o arquivo em PDF: http://www.pmi.org/%7E/media/PDF/Certifications/PT_PMP_Handbook_Full_Portuguese.ashx

Além disso, em http://www.pmtech.com.br/artigos/Roteiro_PMP.pdf você vai encontrar um roteiro com todas as exigências necessárias para a certificação.

Por |2019-03-31T13:50:38-03:0002/12/2013|Comentários desativados em 1.9 Onde encontro instruções detalhadas sobre as exigências e os procedimentos para inscrição?

1.8 Quem vende ou promove o exame de certificação?

O candidato deve se inscrever diretamente junto ao PMI nos Estados Unidos e pagar com cartão de crédito (Ver roteiro de Inscrição para o exame disponível em http://www.pmtech.com.br/certpmp.html). Uma vez que o candidato seja considerado elegível para fazer o exame, este pode ser feito de forma computadorizada em um dos centros Prometric autorizados ou em papel, em locais e datas previamente agendados. Nenhuma empresa que fornece cursos está autorizada pelo PMI a ministrar o exame, devido ao conflito de interesses. Desconfie de quem diz que fornece o exame.

Por |2019-03-31T13:50:45-03:0002/12/2013|Comentários desativados em 1.8 Quem vende ou promove o exame de certificação?

1.7 O Exame pode ser feito em Português?

O exame pode ser feito todo em Português.

O processo de inscrição, no entanto é feito em Inglês. Um consultor pode ser contratado para dar assistência na inscrição, preenchimento dos formulários e até mesmo para auxiliar no pagamento da inscrição, embutindo neste o custo no valor da prestação de serviço, quando necessário.

Por |2019-03-31T13:50:53-03:0002/12/2013|Comentários desativados em 1.7 O Exame pode ser feito em Português?