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Diferença entre Gerente de Projeto e Scrum Master

Neste artigo, vamos tratar as semelhanças e distinções entre Gerente de Projetos e Scrum Master. É importante compreender cada papel para atuar de maneira certa visando orientar o projeto para uma realização bem-sucedida.

A função tradicional do Gerente de Projeto

O gerente de projeto é a pessoa designada pela organização para liderar a equipe responsável por atingir os objetivos do projeto. Os gerentes de projeto estão no centro do projeto, monitorando a equipe e agem para o benefício final da organização. Eles definem a abordagem do projeto, tomam decisões quanto ao escopo, orçamento e às vezes até especificações.

O que é um Scrum Master?

Scrum é uma das abordagens ágeis mais comumente usadas. No Scrum, a equipe do projeto consiste no Dono do Produto (define o produto e maximiza seu valor para atender às expectativas e requisitos dos clientes e do mercado), nos membros da equipe multifuncional (possuem todas as habilidades necessárias para produzir um produto valioso, como designers, desenvolvedores, testadores, etc.) e no Scrum Master

O Scrum Master é uma pessoa que sabe tudo sobre scrum,  concentra-se em facilitar o trabalho em equipe, resolver quaisquer impedimentos potenciais e ensinar métodos e princípios de scrum para as pessoas da equipe. Abordagens em cascata (waterfall) ou Kanban não possuem este papel.

Como o scrum é uma estrutura bastante complexa, cada membro da equipe deve entendê-lo muito bem para executar as tarefas de maneira bem organizada e eficiente. É aqui que o Scrum Master entra em ação. As principais responsabilidades do Scrum Master incluem:

Scrum Master atuando como Gerente de Projeto

A função de um Gerente de Projeto em um projeto Scrum é substituída pelo Scrum Master. Mas, não é apenas uma questão de mudança de termos, é também uma questão de mudança de funções. Ao contrário do Gerente de Projeto, o Scrum Master não é o centro ou líder principal do projeto, e sim um servidor da equipe.

É, portanto, seguro dizer que um scrum master não é um gerente, mas sim um líder servidor cujo objetivo principal é facilitar o processo de desenvolvimento e garantir que todos na equipe entendam os princípios do scrum e saibam como usá-los.

Como líderes servidores, Scrum Masters também abordam gargalos, bloqueios e outros processos demorados ou impedindo a agilidade da equipe ou organização, incluindo considerações financeiras, controle de mudanças e auditorias.

O que é um gerente de projeto?

Um gerente de projeto conduz o projeto do início ao fim e gerencia vários aspectos. Para isso, um GP precisa ter excelentes habilidades de comunicação e liderança.

As principais responsabilidades de um gerente de projeto incluem:

Gerente de Projetos atuando como Scrum Master

Um gerente de projetos certamente pode atuar como um Scrum Master, desde que seja capaz de remover quaisquer fatores ou aspectos de impedimento, criando um ambiente que promova a eficácia da equipe, abordando a dinâmica da equipe, construindo um relacionamento robusto entre a equipe, o dono do produto e outras partes interessadas e protegendo a equipe de interrupções e distrações externas.

A transição não deve ser difícil, já que um gerente de projeto tradicional deve ser um comunicador proficiente, um bom líder e um especialista em gerenciamento de recursos e conflitos. Isso representa o conjunto de habilidades necessárias para um gerente de projeto bem-sucedido nos ciclos de vida preditivo e adaptativo ou ágil.

Principais semelhanças entre um Scrum Master e um Gerente de Projeto

Principais diferenças entre um scrum master e um gerente de projeto

Que certificação escolher?

As escolhas de certificação mais óbvias para profissionais que desejam chegar a uma posição de Scrum Master incluem PMI – Agile Certified Practitioner (PMI-ACP), Certified Scrum Master (CSM), Professional Scrum Master (PSM) e Scaled Agile Framework (SAFe).

A certificação Project Management Professional (PMP) deve ser considerada pelo Scrum Master, já que no Agile Practice Guide, uma das principais referências para a certificação PMP, o Gerente do Projeto e o Scrum master são considerados o mesmo: “No Agile, três funções comuns são utilizadas: membros da equipe multifuncional, dono do produto e facilitador da equipe. O facilitador da equipe também é chamado de gerente de projeto, scrum master, líder de equipe de projeto ou coach de equipe”. (Guia Ágil, páginas 40-41).

Portanto, se a certificação PMP qualifica seu titular para desempenhar o papel de gerente de projeto, o mesmo acontece com profissionais que aspiram a ser Scrum Masters. Um gerente de projeto deve apenas ser capaz de se adaptar para trabalhar em um ambiente adaptativo onde a liderança servidora é crucial e sob uma estrutura preditiva onde eles terão que optar por estilos de liderança diferentes de acordo com a situação.

Qualquer que seja o setor ou campo em que você pretende trabalhar e qualquer título que deseja ter, a PMP é sempre uma boa certificação. Mesmo dentro do setor de TI, onde o ágil é muito comum, a PMP é a escolha certa graças às suas melhorias continuamente atualizadas.

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