- Dicas PMP - https://dicaspmp.pmtech.com.br -

História de sucesso: como candidato passou no exame PMP em Janeiro/2020

 

Até 2018, não percebi a necessidade de obter a certificação PMP [1]. O principal motivo foram as perspectivas de emprego. A certificação PMP® é considerada padrão ouro. Isso me levou a buscar e obter a credencial.

Treinamento

Após o treinamento intensivo em sala de aula [2], tive uma idéia de como é ser titular de uma credencial [1] de PMP e os esforços necessários para passar no exame. Percebi que precisa de alguma preparação e compromisso sérios.

No começo, eu gostaria de dizer que o curso PMP [2] com certeza me ajudou a entender os conceitos e me ajudou a ganhar confiança para fazer o exame. Outras leituras do Guia PMBOK® me deram uma visão holística do que é o gerenciamento de projetos.

Estudo próprio

Eu tenho um bebê em casa, ele não me permitiu abrir computador ou livro, então eu escolhi estudar no escritório. Estudei de 2 a 3 horas por dia em dias úteis e aos sábados passo 6 horas. Aos domingos, eu descansava. No entanto, no último mês, estudei por três horas todos os dias úteis (das 8h às 9h e das 17h às 19h), chegando cedo ao escritório e permanecendo à noite.

Levei cerca de uma semana para cada capítulo. Fiz simulados [3] por 10 dias. A essa altura, eu já estava familiarizado com conceitos, então era fácil ler o Guia PMBOK®.

Uma semana antes do exame, fiz testes simulados completos [3]  e uma rápida revisão final.  O simulador  [3] me me ajudou a praticar o tempo e aferir meus conhecimentos.

Fiz um exame como o PMP após trabalhar na área por  20 anos, então não estava confiante inicialmente se seria capaz de comprometer um longo período de estudos com compromissos familiares e profissionais, mas a jornada do PMP me deu essa confiança e disciplina para permanecer comprometido.

É importante entender os principais conceitos e diagramas de fluxo de processo [4]. Isso ajuda a ter uma idéia de como as entradas e saídas são usadas entre os processos.

As perguntas completas foram de boa qualidade. De fato, para ser franco, os simulados [3] são até mais difíceis que o exame . Às vezes, eu conseguia completar apenas 165 questões em quatro horas.

Experiência no exame PMP

A seguir, minha estratégia para o exame no centro PearsonVUe:

Programei o exame para a manhã, quando era cedo, e me perguntaram se eu poderia começar imediatamente, sim, mas como outras pessoas continuavam a entrar na, isso causou um pouco de barulho. Eu esperava que a sala de exames estivesse fria e levei um moletom. E eu estava certo nisso, porque o centro de exames estava frio.

A preparação em todos os aspectos é a chave para qualquer exame, o PMP não é exceção. Eu enfrentei os seguintes tipos de pergunta no exame.

Tipos de perguntas enfrentadas

Minha estratégia era gastar tempo suficiente até 65 segundos ou menos em cada questão, conforme necessário, para escolher a opção de resposta e marcar no máximo 15 perguntas para revisão. Se a questão for completamente desconhecida para mim, não há motivo para marcar para revisão. Eu executei a mesma estratégia no exame.

Sugestões para candidatos ao PMP

Juntamente com muitas outras dicas úteis, a seguir, são baseadas no meu aprendizado durante a jornada do PMP, espero que ajude os aspirantes a PMP.

Leia o Guia PMBOK® pelo menos duas vezes, é obrigatório, juntamente com qualquer material que você escolher estudar. Fica relativamente fácil ler o guia depois que você obtém uma boa compreensão dos conceitos. O Guia PMBOK®é bastante difícil no começo, mas comece a desenvolver interesse visualizando os conceitos e se correlacionando com o ambiente do projeto. Dê atenção especial ao Apêndice X6 (Página 685) e Glossário (Página 695) no PMBOK 6.

Não ache que o exame será fácil e direto. Vai ser difícil e testar suas capacidades de gerenciamento de projetos de todas as formas possíveis (conceitos, gerenciamento de tempo, paciência, lidar com o estresse por 4 horas seguidas, abordando 200 questões de cenário diferentes uma após a outra)

Não cometa o erro de aplicar seu conhecimento anterior com base na experiência: o exame PMP espera sua resposta para as perguntas de acordo com o Guia PMBOK®.

Conclusão

A jornada do PMP me deu uma perspectiva totalmente nova sobre gerenciamento de projetos, e pude adaptar muitas práticas no meu trabalho, especialmente após o processo Encerrar o projeto ou fase.