mudanças

Uma  pergunta que recebo regularmente, refere-se a como responder questões sobre “o que fazer a seguir”, quando se refere a realizar mudanças em projetos em projetos que usam a abordagem preditiva.

Passo-a-passo para realizar mudanças em projetos

Para quem vai realizar um exame de certificação do PMI®, eu recomendo seguir esse processo de pensamento quando você encontrar questões relacionadas a solicitações de mudança:

  1. Formalizar a solicitação de mudança
  2. Avaliar o impacto da mudança e as opções disponíveis. Avaliar também o impacto ao não realizar a mudança.
  3. Submeter a mudança ao Comitê de Controle de Mudanças.
  4. Caso necessário, submeter à alçada superior ou ao cliente.
  5. Uma vez que a mudança tenha sido aprovada, atualizar o plano do projeto e outros documentos (caso necessário).
  6. Atualizar o registro de mudanças
  7. Comunicar a mudança às partes interessadas

Note, então, que é necessário realizar uma estimativa de impacto para uma mudança proposta antes de enviar uma solicitação de mudança. O guia do Guia PMBOK® afirma:

“As solicitações de mudança que tenham impacto sobre as linhas de base do projeto devem, em geral, incluir informações sobre o custo de implementação da mudança, modificações nas datas de cronograma, requisitos de recursos e riscos.”

Mudanças em caráter emergencial

Lembre que sempre é aconselhável incluir no Plano de Gerenciamento do Projeto procedimentos para lidar com mudanças emergenciais, aprovadas sem deliberação.