As notícias dessa semana sobre o exame de certificação PMP® começam com: mudanças dramáticas no exame, mudanças drásticas no exame PMP, uma montanha de mudança chegando ao exame PMP, o PMI® anunciou a maior mudança no exame PMP!

Tudo isso é devido ao Project Management Institute (PMI) ter anunciado que o exame PMP será alterado em 16 de dezembro deste ano.

Então, o que exatamente está mudando? E como essas mudanças afetarão os candidatos ao exame?

Por que o exame PMP está mudando?

O gerenciamento de projetos como profissão está evoluindo.

O exame PMP está mudando para garantir que as práticas atualizadas sejam refletidas e os gerentes de projeto sejam equipados com conhecimento e habilidades para ter sucesso nos ambientes de projeto de hoje.

Revisão do Conteúdo do Exame (ECO)

É importante entender que há uma diferença entre as atualizações do Guia PMBOK® e a Delineação do Conteúdo do Exame PMP – PMP® Exam Content Outline (ECO).

A cada três ou cinco anos, o PMI realiza pesquisas para entender como a profissão progrediu, o impacto das tendências emergentes e como as responsabilidades dos gerentes de projetos mudaram. A última pesquisa havia sido realizada em 2015 e resultou no PMP® Exam Content Outline (ECO) que será usado até dezembro.

O recém-lançado ECO reformou radicalmente o exame para refletir as diversas habilidades e abordagens necessárias aos gerentes de projeto para oferecer resultados e valor às suas organizações, fornecendo a estrutura do que se pode esperar no exame PMP de 16 de dezembro de 2019 em diante.

O que muda?

1. Metade do exame abrangerá abordagens ágeis / híbridas

Como muitos projetos atualmente não usam somente uma abordagem preditiva (waterfall ou cascata) pura, o exame PMP está mudando para refletir essa alteração.

Cerca de 50% das questões do exame abrangerão a abordagem preditiva e cerca de 50% as abordagens ágeis e híbridas no gerenciamento de projetos.

Atualmente, o exame é 90% + preditivo e o Agile Practice Guide é um material de leitura opcional. Ou seja, se você fizer o seu exame PMP agora, poderá ver de 1 a 4 perguntas sobre métodos ágeis. Porém, isso não será mais o caso depois de dezembro.

Essa alteração fará com que, além de ler o Guia PMBOK®, o aluno tenha também de conhecer o Guia Ágil para realizar o exame.

2. Domínios alinhados às práticas da vida real

O exame atualizado ainda será baseado na 6ª edição do Guia PMBOK®, mas a distribuição das questões e dos resultados não será mais alinhada com os 5 grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento).

Os domínios e tarefas que enquadram o exame foram completamente reorganizados para se alinharem às práticas da vida real. O número de domínios será reduzido de cinco para três:

# 1 Pessoas: Enfatizando as habilidades e atividades associadas à liderança efetiva de uma equipe de projeto. Esta seção será responsável por 42% das perguntas no exame.

# 2 Processos: Reforçando os aspectos técnicos da gestão de um projeto. Esta seção será responsável por 50% das perguntas no exame.

# 3 Ambiente de negócios: destacando a conexão entre projetos e estratégia organizacional. Esta seção será responsável por apenas 8% das perguntas do exame.

Abordagens preditivas, ágeis e híbridas serão incluídas nos três domínios do exame.

Em cada domínio (vamos usar as pessoas como exemplo), haverá tarefas fáceis de entender, como criar uma equipe. Dentro desta tarefa de formação de equipe, o novo exame PMP apresentará ao candidato perguntas relativas a:

  • Como avaliar as habilidades das partes interessadas;
  • Como estimar os requisitos de recursos do projeto;
  • Como avaliar e atualizar continuamente as habilidades da equipe para atender às necessidades do projeto.

Como você pode ver, o exame vai tentar organizar o campo do Gerenciamento de Projetos em conjuntos de habilidades simples e fáceis de entender. É importante ressaltar que esses conjuntos de habilidades parecem ser melhores práticas universais e bem estabelecidas. Essa abordagem do senso comum combina muito bem com o crescimento real dos métodos ágeis e híbridos no ambiente de trabalho. É como as pessoas realmente falam umas com as outras.  Ou seja, o exame vai ficar mais alinhado com o que os gerentes de projeto fazem diariamente.

A propósito, cerca de 80% das perguntas que você verá no seu exame PMP serão perguntas situacionais!

O problema

Se você está se preparando para fazer seu exame PMP agora, você pode estar correndo o risco de ter que estudar muito mais material se você esperar para fazer seu exame depois de dezembro. Será uma enorme mudança no que será preciso estudar, bem como no que será pedido no exame.

… e como você pode ter 100% de certeza de que o material do exame que você está estudando é relevante para o exame em questão?

Porque não haveria nada pior do que colocar meses de tempo de estudo em sua preparação para o exame, aumentando seu nível de confiança, apenas para descobrir que, assim que você se senta para fazer o exame, desconhece as questões à sua frente.

15 de dezembro de 2019 será o último dia para fazer a versão atual do exame

Qual é a solução?

Se você estiver interessado em obter a credencial PMP, você tem uma janela de 5 meses para fazer o exame atual que todos nós conhecemos e entendemos.

Na corrida louca para fazer o exame antes da mudança, os locais de testes e materiais de estudo se tornarão escassos à medida que você se aproximar de 15 de dezembro de 2019.

Minhas recomendações

  1. Compre materiais de estudo, livros e seu Guia PMBOK® antes de 15 de outubro de 2019.
  2. Conclua as aulas preparatórias e seu treinamento antes de 15 de novembro de 2019
  3. Programe a data do teste até 6 de dezembro de 2019

Esse cronograma proporcionará flexibilidade suficiente, levando em conta quaisquer eventos inesperados, como doenças, clima ou crises não planejadas.

Curso de preparação

O curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos e Preparação para a Certificação PMP da PM Tech, que já está em sua turma 181 (mais de 3500 alunos formados), tem aulas todos os meses e está sempre adequado ao conteúdo recomendado, bem como os simulados PMP da PM Tech.

Mais informações

A melhor maneira de entender o que está incluído no exame é revisar o resumo de conteúdo atualizado do exame, faça o download aqui.

Para conhecer o anúncio oficial do PMI, acesse aqui.