Atenção! O início do novo exame ficou para 1º de julho de 2020.
Veja o comunicado oficial:
“Em junho, o PMI anunciou uma mudança significativa no exame de certificação PMP. As partes interessadas começaram a compartilhar o feedback imediatamente e o consenso é que eles sentem que precisam de mais tempo para se preparar. Estamos respondendo a esse feedback com uma decisão de adiar a alteração do exame PMP.
O último dia para os candidatos fazerem a versão atual do exame PMP agora é 30 de junho de 2020. A partir de 1º de julho de 2020, o exame PMP refletirá o novo conteúdo do exame.” https://www.pmi.org/update-center/certification-changes/pmp
O exame de certificação PMP® vai sofrer mudança drásticas. É a maior mudança já ocorrida no exame.
O que exatamente está mudando? E como essas mudanças afetarão os candidatos ao exame?
Por que o exame PMP está mudando?
O gerenciamento de projetos como profissão está evoluindo.
O exame PMP está mudando para garantir que as práticas atualizadas sejam refletidas e os gerentes de projeto sejam equipados com conhecimento e habilidades para ter sucesso nos ambientes de projeto de hoje.
Revisão do Conteúdo do Exame (ECO)
É importante entender que há uma diferença entre as atualizações do Guia PMBOK® e a Delineação do Conteúdo do Exame PMP – PMP® Exam Content Outline (ECO).
A cada três ou cinco anos, o PMI realiza pesquisas para entender como a profissão progrediu, o impacto das tendências emergentes e como as responsabilidades dos gerentes de projetos mudaram. A última pesquisa havia sido realizada em 2015 e resultou no PMP® Exam Content Outline (ECO) que será usado até 30 de junho de 2020.
O recém-lançado ECO reformou radicalmente o exame para refletir as diversas habilidades e abordagens necessárias aos gerentes de projeto para oferecer resultados e valor às suas organizações, fornecendo a estrutura do que se pode esperar no exame PMP de 1º de julho de 2020 em diante.
O que muda?
1. Metade do exame abrangerá abordagens ágeis / híbridas
Como muitos projetos atualmente não usam somente uma abordagem preditiva (waterfall ou cascata) pura, o exame PMP está mudando para refletir essa alteração.
Cerca de 50% das questões do exame abrangerão a abordagem preditiva e cerca de 50% as abordagens ágeis e híbridas no gerenciamento de projetos.
Atualmente, o exame é 90% + preditivo e o Agile Practice Guide é um material de leitura opcional. Ou seja, se você fizer o seu exame PMP agora, poderá ver de 1 a 4 perguntas sobre métodos ágeis. Porém, isso não será mais o caso depois de 1º de julho de 2020.
Essa alteração fará com que, além de ler o Guia PMBOK®, o aluno tenha também de conhecer o Guia Ágil para realizar o exame.
2. Domínios alinhados às práticas da vida real
O exame atualizado ainda será baseado na 6ª edição do Guia PMBOK®, mas a distribuição das questões e dos resultados não será mais alinhada com os 5 grupos de processos (iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento).
Os domínios e tarefas que enquadram o exame foram completamente reorganizados para se alinharem às práticas da vida real. O número de domínios será reduzido de cinco para três:
# 1 Pessoas: Enfatizando as habilidades e atividades associadas à liderança efetiva de uma equipe de projeto. Esta seção será responsável por 42% das perguntas no exame.
Esta seção abrange 14 tarefas derivadas da ideia de que a chave para o sucesso de um GP é desenvolver habilidades de liderança para ajudá-lo a criar, gerenciar, capacitar e engajar a equipe que dá vida a um projeto.
# 2 Processos: Reforçando os aspectos técnicos da gestão de um projeto. Esta seção será responsável por 50% das perguntas no exame.
Esta seção também abrange 14 tarefas e estabelece a base do projeto e garante um caminho para o sucesso. As tarefas incluem o estabelecimento de um padrão de comunicação para as partes interessadas, o planejamento de orçamento e recursos, o gerenciamento de marcos do projeto e o cronograma geral.
# 3 Ambiente de negócios: destacando a conexão entre projetos e estratégia organizacional. Esta seção será responsável por apenas 8% das perguntas do exame.
Esta seção inclui 4 tarefas focadas no planejamento da conformidade do projeto, na avaliação dos benefícios e valor do projeto, na avaliação do ambiente de negócios externo (como conflitos geopolíticos) e no suporte à mudança organizacional.
Abordagens preditivas, ágeis e híbridas serão incluídas nos três domínios do exame.
Em cada domínio (vamos usar as pessoas como exemplo), haverá tarefas fáceis de entender, como criar uma equipe. Dentro desta tarefa de formação de equipe, o novo exame PMP apresentará ao candidato perguntas relativas a:
- Como avaliar as habilidades das partes interessadas;
- Como estimar os requisitos de recursos do projeto;
- Como avaliar e atualizar continuamente as habilidades da equipe para atender às necessidades do projeto.
Como você pode ver, o exame vai tentar organizar o campo do Gerenciamento de Projetos em conjuntos de habilidades simples e fáceis de entender. É importante ressaltar que esses conjuntos de habilidades parecem ser melhores práticas universais e bem estabelecidas. Essa abordagem do senso comum combina muito bem com o crescimento real dos métodos ágeis e híbridos no ambiente de trabalho. É como as pessoas realmente falam umas com as outras. Ou seja, o exame vai ficar mais alinhado com o que os gerentes de projeto fazem diariamente.
A propósito, cerca de 80% das perguntas que você verá no seu exame PMP serão perguntas situacionais!
O problema
Se você está se preparando para fazer seu exame PMP agora, você pode estar correndo o risco de ter que estudar muito mais material se você esperar para fazer seu exame depois de 1º de julho de 2020. Será uma enorme mudança no que será preciso estudar, bem como no que será pedido no exame.
… e como você pode ter 100% de certeza de que o material do exame que você está estudando é relevante para o exame em questão?
Porque não haveria nada pior do que colocar meses de tempo de estudo em sua preparação para o exame, aumentando seu nível de confiança, apenas para descobrir que, assim que você se senta para fazer o exame, desconhece as questões à sua frente.
30 de junho de 2020 será o último dia para fazer a versão atual do exame
Qual é a solução?
Se você estiver interessado em obter a credencial PMP, você tem quase 1 ano para fazer o exame atual que todos nós conhecemos e entendemos.
Nesse momento há muita certeza em torno da aparência do exame atual. Existe material de estudo comprovado disponível. Depois que as alterações ocorrerem, você precisará estudar material adicional e fazer novos exames práticos para se preparar.
Além disso, na corrida louca para fazer o exame antes da mudança, os locais de testes e materiais de estudo se tornarão escassos à medida que você se aproximar de 1º de julho de 2020.
Minhas recomendações
- Compre materiais de estudo, livros e seu Guia PMBOK® antes de 30 de abril de 2020.
- Conclua as aulas preparatórias e seu treinamento antes de 30 de maio de 2020
- Programe a data do teste até 15 de junho de 2020
Esse cronograma proporcionará flexibilidade suficiente, levando em conta quaisquer eventos inesperados, como doenças, clima ou crises não planejadas.
De qualquer modo, comece a pensar em fazer o exame mais cedo possível. Desse modo, se você não passar na primeira vez, terá tempo mais do que suficiente para refazer o exame antes que as alterações entrem em ação.
Curso de preparação
O curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos e Preparação para a Certificação PMP da PM Tech (mais de 3500 alunos formados) tem aulas todos os meses e está sempre adequado ao conteúdo recomendado, bem como os simulados PMP da PM Tech.
Mais informações
A melhor maneira de entender o que está incluído no exame é revisar o resumo de conteúdo atualizado do exame, faça o download aqui.
Para conhecer o anúncio oficial do PMI, acesse aqui.

Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
A certificação CAPM também sofrerá mudanças?
O conteúdo do CAPM nãp vai mudar, porém em setembro novos tipos de questões vão aparecer no exame. Olha em https://dicaspmp.pmtech.com.br/exame-capm-2019/
A minha dúvida é, vale a pena tirar a certificação sendo que teremos essas mudanças?
Quem já tem o PMI vai ter que fazer algum tipo de upgrade?
É melhor fazer até dezembro ou esperar para próximo ano?
Minha dica é fazer o exame antes das mudanças. Por que trocar o certo pelo incerto? Não é necessário nenhum upgrade. As certificações obtidas anteriormente continuam valendo.
Mauro, em Dezembro teremos essa incorporação significativa de ágeis ou só a partir de Julho?
Todas as mudanças que iam acontecer em Dezembro de 2019 passaram para Julho de 2020. Abs.
Mauro, coloquei em meus projetos para 2020 conseguir a certificação PMP. porém, vou iniciar meus estudos praticamente do zero. Será que eu consigo fazer esta prova antes das mudanças? Alguma dica para iniciar os estudos?!
Oi Adriano. Consegue sim. O tempo médio de estudo é de 3 meses. Dá uma olhada nesses artigos: https://dicaspmp.pmtech.com.br/dicas-passar-exame-pmp/ e https://dicaspmp.pmtech.com.br/nao-passou-no-exame-pmp/ . Abraços.