Olá a todos!
Tenho aproximadamente 12 anos de experiência em Liderança / Gestão de Projetos em TI.
Fiz a opção de estudar em português, pois a tradução da prova está muito boa, não tive problemas.
Foquei em poucos materiais, o Pmbok e o Livro da Rita e algum material de apoio do curso preparatório.
Fiz poucos simulados no total de 3 (200 questões).
Durante o curso identifiquei dois colegas que tive maior afinidade e fizemos um grupo de estudos. Nos reuníamos aos sábados e estudávamos juntos por 4 a 5 horas. Durante a semana estudava sozinho em torno de 3 horas / dia.
Fiz o meu primeiro simulado 1 mês após terminar o curso preparatório, neste ponto eu já tinha lido o Pmbok 1 vez e o livro da Rita uma vez.
Após este simulado identifiquei meus pontos fracos e estudei por mais um mês, aproximadamente, antes de realizar o segundo simulado.
Novamente fiz mais um ciclo de estudos com base no resultado do segundo simulado e fiz um terceiro simulado na semana da prova, com duas paradas para ir ao banheiro e comer uma barra de cereal.
No dia da prova fiz exatamente o mesmo procedimento. Fiz a primeira parada em torno da questão 80, a segunda parada em torno da questão 150.
Fiz a prova em 3 horas e 10 minutos, contando a revisão.
Não acredito que valha a pena realizar muitos simulados (centenas ou milhares de questões) sem entender o que o simulado está ‘dizendo’ para você. Use os simulados de forma cirúrgica.
Tenha disciplina nos estudos, e certamente terá sucesso.
Boa Sorte e Sucesso a todos.
Edivaldo de Fábio
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.