Nova versão (6.0) da planilha PM Tech® de apoio para inscrição no exame PMP® do PMI® !
O PMI revisou o processo de inscrição para o exame PMP.
O que mudou?
A maior mudança é que cada descrição de projeto agora tem de ter entre 200 e 500 palavras (e não caracteres, como era antigamente). Ou seja, as descrições de projetos tem de ser até 5x mais longas que as anteriores.
Além disso, caiu o requisito de número de horas. Agora é solicitado apenas que quem é formado tenha atuado 36 meses liderando ou dirigindo projetos nos últimos 8 anos. Desse modo, não é mais necessário entrar com as horas em cada grupo de processos. Agora basta colocar as datas que o sistema automaticamente calcula os meses trabalhados (mas é necessário ter cuidado com a sobreposição de meses).
Não há mais informações da pessoa de contato, apenas quando você for selecionado para auditoria. Mesmo assim, é necessário ter essas informações à mão, pois caso você seja selecionado para auditoria, você precisa saber com quem você precisa entrar em contato.
Detalhes do formulário
Para cada Projeto:
- A experiência deve ser inserida EM INGLÊS usando entre 200 a 500 palavras como;
- Objetivo do projeto
- Resultado
- Sua função no projeto
- Suas responsabilidades
- Entregas
- As experiências são registradas em meses (ao invés de horas)
- Abordagem utilizada: Preditiva, Adaptativa ou Híbrida
- Tamanho da equipe
- Orçamento do projeto
- Área funcional
- Foco principal da organização
Nova planilha
Desse modo, atualizamos nossa planilha para que você possa usá-la para gerar rapidamente tudo o que é necessário para a sua inscrição ao exame PMP, incluindo as novas descrições de projeto de 200-500 palavras. Cada descrição é verificada quanto ao texto para evitar que sua inscrição seja rejeitada. Por exemplo, os revisores do PMI rejeitarão uma inscrição se decidirem que algumas das atividades descritas soam como “operações” em vez de um “projeto”.
A proposta desta planilha é facilitar o processo de digitação das informações necessárias durante o cadastramento para obter a certificação PMP. Nesse processo você vai precisar informar as 35 horas de treinamento, os projetos nos quais participou e quantos meses trabalhou. Com a planilha você tem a oportunidade de digitar essas informações para depois utilizá-las durante o registro no website.
A planilha faz o cálculo dos meses dentro das datas inseridas. A ferramenta está adaptada ao processo de inscrição do PMI. Além disso, a planilha faz a verificação dos meses nos quais há sobreposição de trabalho em Projetos, garantindo que não haja duplicação de meses no cálculo final.
Onde obter a planilha
A planilha pode ser baixada acessando este link: Planilha de apoio para a inscrição ao exame PMP ou na área de arquivos do site da PM Tech, em http://www.pmtech.com.br/artigos.html.
São 5 abas:
Aba Projetos – Relacione o nome e os dados de todos os projetos nos quais você trabalhou. Edite os campos marcados em amarelo na planilha.
Aba Meses – São calculados os meses nos quais você atuou nos projetos.
Aba Atividades – Descreva as atividades de gerenciamento de projeto que você desenvolveu em cada projeto. Aqui eu incluí vários exemplos de textos contendo atividades a serem reportadas e um contador de palavras para verificar se você está no limite entre 200 e 500 palavras.
Aba Checklist – Uma lista de verificação como a utilizada pelos auditores do PMI, para garantir que nada seja esquecido.
Aba Ajuda – Caso tenha dúvidas sobre quantos meses são necessários ou no preenchimento.
Agora é só transferir as informações desta planilha para os formulários da Internet e boa sorte!
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.