Dicas PMP

Planilha de processos do Guia PMBOK® 6a Edição

Neste artigo disponibilizo a mais recente versão da planilha com as entradas e saídas de cada um dos processos de gerenciamento de projetos do Guia PMBOK® 6a Edição, a qual vem sendo utilizada com sucesso pelos alunos da PM Tech que se preparam para os exames de certificação PMP® e CAPM®.

A planilha apresenta, na primeira aba, um resumo dos 49 processos. A seguir as abas contêm os processos de cada uma das 10 áreas de conhecimento, com o detalhamento de suas entradas e saídas. A última aba contém uma descrição de habilidades interpessoais.

Entradas e saídas dos 49 Processos das 10 áreas de Conhecimento do Guia PMBOK® 6a Edição

Clique aqui para baixar a planilha (.xls)

Clique aqui para baixar o resumo (.pdf)


Quem pretende fazer o exame de certificação PMP deve ter uma visão geral dos processos do Guia PMBOK®. No exame CAPM, porém, o número de questões relativas ao assunto é muito maior.

É necessário memorizar estas informações? como fazê-lo?

Não é necessário memorizar

Certamente as entradas e saídas são uma parte importante do Guia PMBOK®, porém, atualmente, o conhecimento sobre estas não é mais tão importante necessário para responder às questões do exame de certificação.

No que se refere ao exame PMP, precisamos  lembrar que o foco do exame é a compreensão aprofundada da aplicação de conceitos de gerenciamento de projetos e de princípios do Guia PMBOK®, bem como o conhecimento geral sobre gerenciamento, de situações de projeto, a partir de outras fontes. Desse modo, as perguntas são baseadas na experiência, com questões situacionais fundamentadas no conhecimento. Já no exame CAPM as questões são mais diretas.

Para o exame PMP a partir de 2021, não é necessário conhecer exatamente as informações de cada um dos processos para obter a aprovação no exame.  Se você estiver confortável com a forma como os processos se encaixam em um projeto então vai ser capaz de usar o raciocínio dedutivo nas questões, tornando fácil escolher a resposta. É interessante ter um entendimento geral de processo, já que as entradas, saídas, ferramentas e técnicas não são mais cobradas no exame.

Entendendo os processos

O mais importante é entender os processos e a razão pela qual um  artefato está em um processo. Entenda o fluxo GERAL de dados. Tente imaginar a situação em cada processo, lembre-se de seu trabalho diário. Por analogia: você prova um bolo, descobre o que precisa para fazê-lo (ingredientes) e ferramentas, e depois parte para aprender as técnicas.

Algumas dicas vão lhe auxiliar no seu estudo das entradas e saídas:

  • Os processos, de modo geral, se conectam pelos resultados que produzem. É comum que a saída de um processo torne-se a entrada de outro processo. Use diagramas para entender graficamente o fluxo dos processos;
  • Entradas e Saídas (não são cobradas diretamente no exame PMP 2021) – Na maioria das vezes são os artefatos, documentos ou produtos do projeto, como uma atualização do plano de gerenciamento do projeto, resultados ou medidas em relatórios, e assim por diante;
  • Ferramentas e Técnicas – Usualmente são métodos que envolvem atividades ou ações associadas aos processos, como usar uma técnica, participar de uma reunião, criar uma matriz ou preencher um formulário;
  • O glossário do guia Guia PMBOK® indica se um termo é uma é uma entrada, saída, ferramenta ou técnica.

Dicas de estudo

A conclusão é que não é necessário memorização se entendemos a lógica dos processos e os fluxos de dados entre estes. Se mesmo assim você achar que deve memorizar alguma coisa, aqui vão algumas dicas:

Opção 1: Analisando os processos

  • Note a seguinte ordem de precedência, quando entradas e saídas são listadas: Plano de gerenciamento do projeto, depois os planos subsidiários e então as linhas de base. Os fatores ambientais e ativos sempre são listados por último;
  • Todas as 10 áreas de conhecimento têm um processo denominado “Planejar …” ou “Desenvolver o plano…” que tem como saída um plano, com exceção do processo Planejar respostas aos riscos;
  • Ativos são entradas para 47 dos 49 processos. Exceções: Validar o escopo e Monitorar os riscos;
  • Fatores ambientais são entradas para quase todos os processos;
  • Todos os primeiros processos de cada uma das 10 áreas de conhecimento têm Fatores Ambientais e Ativos como entradas;
  • Nos processos do grupo de Monitoramento e Controle: Entram DADOS e saem INFORMAÇÕES;
  • Na área de Integração as Ferramentas e Técnicas de todos os processos incluem Opinião especializada.

Opção 2: Analisando os artefatos

  • Veja o que acontece com cada artefato, como o termo de abertura, por exemplo: É entrada para Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto, Planejar o gerenciamento do escopo, do cronograma, dos custos e dos riscos, Definir o Escopo, Coletar requisitos e
  • Identificar as partes interessadas;
  • Uma vez que os fatores ambientais da empresa e os ativos de processos organizacionais são geralmente diferentes para cada processo, estes são detalhados em cada ocorrência.

Se você se lembrar disso, então você será capaz de responder a muitas perguntas no exame.

Abraços,

Sair da versão mobile