Quantas vezes ler o PMBOK

Quem deseja obter a certificação PMP® ou CAPM® deve ler cuidadosamente o Guia PMBOK® – é o melhor livro disponível sobre o assunto. Nos cursos de preparação da PM Tech, os alunos perguntam regularmente: “Quantas vezes alguém deve ler o Guia PMBOK?”.

Não há uma resposta fácil ou certa para essa pergunta. Você pode até passar no exame sem ler o Guia PMBOK® uma única vez. Mas por que arriscar? As chances de aprovação no exame vão aumentar se você leu e entendeu o guia. Como os exames PMP e CAPM são baseados no Guia PMBOK® e as perguntas do exame têm um idioma semelhante ao usado neste, é preciso ler o Guia PMBOK® pelo menos uma vez para entender sua estrutura e a linguagem.

Porém, o número de vezes adicionais que o guia deve ser lido depende do estilo de leitura pessoal, pois sabemos que a leitura do Guia PMBOK® não é das mais fáceis.

Um leitor apressado vai examinar o livro rapidamente e talvez não leia os tópicos difíceis com o cuidado necessário, exigindo que leia o Guia PMBOK® várias vezes. Essa pessoa pode ter que ler o Guia PMBOK® 3 ou 4 vezes, aos poucos e em partes.

Um leitor lento tentará entender cada tópico cuidadosamente. Se essa pessoa precisar de mais clareza, vai buscar um bom livro de referência, como alternativa complementar. enquanto estiver lendo o Guia PMBOK®. Apenas 1 leitura pode ser suficiente para essa pessoa.

Um leitor experiente lerá os tópicos mais difíceis do Guia PMBOK® com cuidado e pode ignorar alguns outros tópicos mais fáceis. Ele pode precisar ler o Guia PMBOK® umas 2 vezes: Uma primeira leitura geral e outra leitura enquanto faz simulados.

Um leitor focado em sua meta não se desvia do objetivo. Ele só quer completar a leitura do Guia PMBOK®. Ele não se importa com as dificuldade e poderá seguir um caminho diferente se encontrar um texto muito complexo (ou seja, pode buscar um livro de referência alternativo) . Para pessoa também serão necessárias várias leituras do Guia PMBOK®.

No fim das contas, quantas vezes você lê o guia não faz diferença. O que faz a diferença é como você lê. A resposta à nossa pergunta pode ser dada apenas por você. Nenhuma das maneiras acima (e outras) de ler o Guia PMBOK® é a certa – é uma questão de preferência pessoal. Um leitor lento pode levar o dobro do tempo exigido por um leitor rápido, porém ele fará uma leitura completa ao ler a primeira vez.

Lembre-se que os exames PMP e CAPM não são sobre ler o Guia PMBOK® ou sobre lê-lo um número determinado de vezes. Você também pode consultar muitos outros livros para preparação para o exame. Além disso, há outras ações que você necessita tomar, como fazer um bom curso, estudar o fluxo dos processos e realizar o maior número possível de questões simuladas.