Ícone do site Dicas PMP

Uma sensação de vitória depois de passar no exame PMP

Fiquei sabendo da certificação PMP® quando meu gerente estava se preparando para essa credencial. Eu finalmente decidi seguir adiante e frequentei as aulas do curso da PM Tech.

Na aula, descobri que os exames são baseados no Guia PMBOK® 6ª edição.

Uma história de sucesso

Durante minha preparação, costumava ler as lições dos aprovados no exame PMP e isso aumentava meus níveis de energia para fazer o esforço para a preparação necessária. Sempre que me sinto superado pela enormidade desse exame desafiador, leio uma história de sucesso.

Hoje, no final da jornada do PMP, estou escrevendo minha experiência. Tenho o objetivo de dizer aos aspirantes PMP® que é possível ganhar a credencial e tudo que você precisa é um esforço.

Estudo próprio

Para minha preparação eu li o Guia PMBOK® três vezes, embora meu plano fosse ler apenas uma vez. Não é um guia fácil de ler e, inicialmente, dificilmente consegui entender algo dele.

O curso da PM Tech tem um conjunto de perguntas online no final de cada lição, o que me obrigou a ler o PMBOK mais de uma vez. Eu teria uma percepção que não teria visto antes.

Gostei muito, pois me permitiu ler mais do Guia PMBOK® e torná-lo mais compreensível. Há dias em que gastei horas lendo o guia PMBOK® por causa das referências das questões.

Revi cada cada vídeo do curso online. Não tive a oportunidade de procurar conteúdos fora, pois descobri que o material da PM Tech é vasto. Eu eu estava sempre marcando 80% nas perguntas, o que o Mauro informou ser uma boa pontuação para passar no exame.

Eu havia me preparado por mais de 400 horas, sendo 2 horas diárias e 6 a 7 horas nos finais de semana. Durante a semana, eu costumava ter horário somente depois das 23h30 e estava confortável com o horário, pois não havia distúrbios.

O apoio da PM Tech foi excepcional, pois eu costumava entrar em contato para esclarecer minhas dúvidas.

Experiência no exame PMP

Fiz o exame diretamente no centro PearsonVUE. Isso porque eu não tinha confiança na internet da minha casa.

Fiquei muito tranquilo tanto antes como durante o exame, as formalidades foram tranquilas e comecei a anotar todos os 49 processos espalhados pelos 5 grupos de processos e 10 áreas de conhecimento. Também anotei todas as fórmulas relacionadas ao exame PMP. No total, demorei cerca de 14 minutos. Isso você deve fazer SOMENTE após o início do exame.

O exame vem com um intervalo opcional de 10 minutos, fora da duração do exame. No entanto, antes do intervalo, consegui responder apenas 89 questões. Corresponde ao intervalo, que normalmente acontece na pergunta 90.

Não fiz uma pausa, mas continuei com as perguntas, pois senti que isso iria quebrar minha concentração e foco. Consegui responder a todas as perguntas antes do prazo estipulado. Pouco antes do lembrete de 5 minutos para o término (seu exame termina ao final da quarta hora), eu estava na 200ª pergunta, que era numérica.

Quando fiquei com apenas mais 3 minutos, enviei e imediatamente vi a mensagem de “Parabéns”. Eu não conseguia acreditar nisso!  É um dos exames mais difíceis que você enfrentará em sua carreira profissional, se quiser seguir uma carreira em gestão.

Tipos de perguntas PMP enfrentadas

Minha jornada

Aprendi muitas lições ao concluir minha certificação PMP.

Este é o primeiro exame desse tipo. Os conceitos de gestão e a aplicação desses conceitos são muito lógicos, ponderados e muitas vezes orientados por análises, modelagens e cálculos.

Eu amei todos os esforços que fiz, meus sacrifícios e toda a jornada.

Sugestões para aspirantes a PMPs

Conclusão

A jornada foi ótima e há uma sensação de contentamento, muito o que aprender e adorei toda a experiência. A certificação PMP não é uma certificação fácil. Para conquistá-la, você deve fazer o esforço necessário e encarar como você encararia um curso universitário.

Sair da versão mobile