Esses 20 princípios ajudarão você a entender melhor a lógica da mentalidade ágil e o papel do gerente do projeto, para passar no exame.
- Seja um líder servidor em todos os momentos. Isso inclui empoderar a equipe e remover quaisquer impedimentos
- Somente o Dono do Produto prioriza o backlog do produto. Se ele se recusar, o GP deve treiná-lo sobre os benefícios de fazer isso. O Gerente do Projeto NÃO prioriza as funcionalidades, isso é trabalho do Dono do Produto
- As equipes ágeis devem estar agrupadas no mesmo local sempre que possível
- A melhor forma de comunicação é face a face
- Forneça à equipe ágil um espaço onde eles possam escrever e adicionar notas
- Os irradiadores de informação incluem tabelas e gráficos, como o de burnup e o de burndown
- Qualquer problema que ocorra em um projeto ágil deve ser resolvido pela equipe do projeto, que escolhe uma solução enquanto o Gerente de Projeto orienta e dá suporte
- Proporcione um ambiente seguro para desentendimentos. Não puna ninguém por ter uma diferença de opinião
- Conflitos são um passo positivo e uma oportunidade de aprendizado
- Os quadros Kanban limitam o trabalho em andamento.
- Comunique consistentemente a visão do projeto à equipe
- Entenda as necessidades dos membros da equipe e o que pode motivá-los
- Certifique-se que as pessoas entendam o que é fracasso e sucesso no projeto
- Atue junto com a equipe e não como um ditador
- Mantenha bons valores éticos
- Revise os métodos de trabalho concluídos conduzindo retrospectivas
- Utilize loops de feedback. Loops de feedback ocorrem quando você conclui a tarefa e então usa as lições aprendidas na sua próxima tarefa
- Nunca planeje usar horas extras. Isso nunca é uma boa solução
- Usualmente, não há CCM (Comitê de Controle de Mudanças) em ágil
- Não há EAP em projetos ágeis
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.