Certamente as entradas e saídas são uma parte importante do Guia PMBOK® 6 e o conhecimento sobre estas ainda é necessário para responder à algumas questões do exame de certificação.
Precisamos lembrar, porém, as mudanças que o PMP® sofreu nos últimos anos. Atualmente o foco do exame é a compreensão aprofundada da aplicação de conceitos de gerenciamento de projetos e de princípios do Guia PMBOK®, bem como o conhecimento geral sobre gerenciamento, de situações de projeto, a partir de outras fontes. As perguntas tornaram-se mais baseadas na experiência, com questões situacionais fundamentadas no conhecimento.
Assim não é necessário memorizar ou conhecer exatamente as informações de cada um dos processos para obter a aprovação no exame PMP®. Se você estiver confortável com a forma como os processos se encaixam em um projeto então vai ser capaz de usar o raciocínio dedutivo nas questões, tornando fácil escolher a resposta. É interessante ter um entendimento geral sobre qual entrada e saída é utilizada em cada processo, porém você não precisa ficar sobrecarregado tentando ser capaz de recitá-las de cor.
Mais importante do que memorizar é entender os processos e a razão pela qual um artefato está em um processo. Entenda o fluxo de dados. Imagine a situação em cada processo, lembre-se de seu trabalho diário, navegue pelo Guia PMBOK® olhando a saída do processo (produto) e analisando quais os insumos são necessários (entradas) e depois estudando as técnicas, uma a uma. Por analogia: você prova um bolo, descobre o que precisa para fazê-lo (ingredientes) e ferramentas, e depois parte para aprender as técnicas.
Dicas de estudo
Algumas dicas vão lhe auxiliar no seu estudo das entradas e saídas para o exame PMP® (e servem também para o exame CAPM®):
- Os processos, de modo geral, se conectam pelos resultados que produzem. É comum que a saída de um processo torne-se a entrada de outro processo. Use diagramas, como os encontrados aqui, para entender graficamente o fluxo dos processos;
- Entradas e Saídas – Na maioria das vezes são os artefatos, documentos ou produtos do projeto, como uma atualização do plano de gerenciamento do projeto, resultados ou medidas em relatórios, e assim por diante;
- Ferramentas e Técnicas – Usualmente são métodos que envolvem atividades ou ações associadas aos processos, como usar uma técnica, participar de uma reunião, criar uma matriz ou preencher um formulário;
- O glossário do guia Guia PMBOK® indica se um termo é uma é uma entrada, saída, ferramenta ou técnica.
A conclusão é que não é necessário memorização se entendemos a lógica dos processos e os fluxos de dados entre estes. Se mesmo assim você achar que deve memorizar alguma coisa, aqui vão algumas dicas:
Opção 1: Analisando os processos
- Note a seguinte ordem de precedência, quando entradas e saídas são listadas: Plano de gerenciamento do projeto, depois os planos subsidiários e então as linhas de base. Os fatores ambientais e ativos sempre são listados por último;
- Todas as 10 áreas de conhecimento têm um processo denominado “Planejar …” ou “Desenvolver o plano…” que tem como saída um plano, com exceção do processo Planejar respostas aos riscos;
- Fatores ambientais e ativos são entradas para 40 dos 47 processos;
- Todos os primeiros processos de cada uma das 10 áreas de conhecimento têm Fatores Ambientais e Ativos como entradas;
- Na área de Integração as Ferramentas e Técnicas de todos os processos incluem Opinião especializada.
Opção 2: Analisando os artefatos
- Veja o que acontece com cada artefato, como o termo de abertura, por exemplo: É entrada para Desenvolver o plano de ger. do projeto, Planejar o gerenciamento do escopo, do tempo, dos custos e dos riscos, Definir o Escopo, Coletar requisitos e identificar as partes interessadas;
- Uma vez que os fatores ambientais da empresa e os ativos de processos organizacionais são geralmente diferentes para cada processo, estes são abreviados e então detalhados em cada ocorrência.
Se você se lembrar disso, então você será capaz de responder a muitas perguntas no exame.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.