Certamente as entradas e saídas são uma parte importante do Guia PMBOK® 6 e o conhecimento sobre estas ainda é necessário para responder à algumas questões do exame de certificação.
Precisamos lembrar, porém, as mudanças que o PMP® sofreu nos últimos anos. Atualmente o foco do exame é a compreensão aprofundada da aplicação de conceitos de gerenciamento de projetos e de princípios do Guia PMBOK®, bem como o conhecimento geral sobre gerenciamento, de situações de projeto, a partir de outras fontes. As perguntas tornaram-se mais baseadas na experiência, com questões situacionais fundamentadas no conhecimento.
Assim não é necessário memorizar ou conhecer exatamente as informações de cada um dos processos para obter a aprovação no exame PMP®. Se você estiver confortável com a forma como os processos se encaixam em um projeto então vai ser capaz de usar o raciocínio dedutivo nas questões, tornando fácil escolher a resposta. É interessante ter um entendimento geral sobre qual entrada e saída é utilizada em cada processo, porém você não precisa ficar sobrecarregado tentando ser capaz de recitá-las de cor.
Mais importante do que memorizar é entender os processos e a razão pela qual um artefato está em um processo. Entenda o fluxo de dados. Imagine a situação em cada processo, lembre-se de seu trabalho diário, navegue pelo Guia PMBOK® olhando a saída do processo (produto) e analisando quais os insumos são necessários (entradas) e depois estudando as técnicas, uma a uma. Por analogia: você prova um bolo, descobre o que precisa para fazê-lo (ingredientes) e ferramentas, e depois parte para aprender as técnicas.
Dicas de estudo
Algumas dicas vão lhe auxiliar no seu estudo das entradas e saídas para o exame PMP® (e servem também para o exame CAPM®):
- Os processos, de modo geral, se conectam pelos resultados que produzem. É comum que a saída de um processo torne-se a entrada de outro processo. Use diagramas, como os encontrados aqui, para entender graficamente o fluxo dos processos;
- Entradas e Saídas – Na maioria das vezes são os artefatos, documentos ou produtos do projeto, como uma atualização do plano de gerenciamento do projeto, resultados ou medidas em relatórios, e assim por diante;
- Ferramentas e Técnicas – Usualmente são métodos que envolvem atividades ou ações associadas aos processos, como usar uma técnica, participar de uma reunião, criar uma matriz ou preencher um formulário;
- O glossário do guia Guia PMBOK® indica se um termo é uma é uma entrada, saída, ferramenta ou técnica.
A conclusão é que não é necessário memorização se entendemos a lógica dos processos e os fluxos de dados entre estes. Se mesmo assim você achar que deve memorizar alguma coisa, aqui vão algumas dicas:
Opção 1: Analisando os processos
- Note a seguinte ordem de precedência, quando entradas e saídas são listadas: Plano de gerenciamento do projeto, depois os planos subsidiários e então as linhas de base. Os fatores ambientais e ativos sempre são listados por último;
- Todas as 10 áreas de conhecimento têm um processo denominado “Planejar …” ou “Desenvolver o plano…” que tem como saída um plano, com exceção do processo Planejar respostas aos riscos;
- Fatores ambientais e ativos são entradas para 40 dos 47 processos;
- Todos os primeiros processos de cada uma das 10 áreas de conhecimento têm Fatores Ambientais e Ativos como entradas;
- Na área de Integração as Ferramentas e Técnicas de todos os processos incluem Opinião especializada.
Opção 2: Analisando os artefatos
- Veja o que acontece com cada artefato, como o termo de abertura, por exemplo: É entrada para Desenvolver o plano de ger. do projeto, Planejar o gerenciamento do escopo, do tempo, dos custos e dos riscos, Definir o Escopo, Coletar requisitos e identificar as partes interessadas;
- Uma vez que os fatores ambientais da empresa e os ativos de processos organizacionais são geralmente diferentes para cada processo, estes são abreviados e então detalhados em cada ocorrência.
Se você se lembrar disso, então você será capaz de responder a muitas perguntas no exame.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Mauro,
Excelente trabalho, muito útil para toda a comunidade GP.
Abraço,
Mendel Pencak
Mauro,
O seu trabalho frente a comunidade de GP é muito significante.
principalmente para quem pretende se certificar.
Obrigado pelas valiosas dicas.
Ednei Souza
Este resumo ajuda bastante nos estudos.
valeu.
Estou estudando para o Concurso Público de Auditor Fiscal no Estado do PR, e não tinha noção de conhecimento nesta área. Este material me auxiliou muito nos estudos e me deu a base para compreender o conteúdo programático na área de TI. Fica meu agradecimento.Abraço.
Muito bacana esta planilha está me ajudando muito.
Mauro,
Estou estudando para a certificação CAPM e estou utilizando também o seu material, o interessante é que você consegue explicar assuntos complicados de uma forma bem simples de entender, com isso estou avançando muito nos estudos.
Muito obrigado.
Abraços
Mauricio
Mauro Muito obrigado pela tua partilha de dados e conhecimentos. Deus abençoe sempre.