Definir o que queremos obter através de resultados de qualidade é muito importante para que possam existir parâmetros e métricas para a avaliação.
É comum observar a confusão entre garantia da qualidade e controle da qualidade. Desse modo, torna-se comum acompanhar equipes de garantia da qualidade executando tarefas relacionadas com o controle de qualidade.
Nesse artigo busco resumir as diferenças entre os processos Realizar a Garantia da Qualidade e Realizar o Controle da Qualidade.
Gerenciamento da Qualidade
O gerenciamento da qualidade inclui tanto a garantia da qualidade quanto o controle da qualidade, pois ambas as abordagens são necessárias para garantir que o produto ou serviço final atenda aos requisitos de qualidade.
Qual a diferença?
Em teoria, a diferença é que as atividades de garantia de qualidade são proativas e destinadas a impedir a produção de produtos não conformes. As atividades de controle de qualidade são reativas, destinadas a detectar e separar produtos não conformes usando mecanismos de inspeção e testes.
Na prática, a diferença é que a garantia de qualidade estabelece as regras e os padrões para atingir a qualidade do produto, e o controle de qualidade inspeciona e testa o produto em relação às regras e padrões predefinidos.
Garantia da Qualidade
A garantia da qualidade se concentra em fornecer confiança de que os requisitos de qualidade serão atendidos. Consiste de um conjunto sistemático e planejado de ações para determinar se as atividades estão de acordo com as políticas e processos planejados. Se o planejamento for seguido, o cliente adquire confiança nos produtos e serviços, os quais provavelmente estarão de acordo com suas necessidades (requisitos). A responsabilidade pela garantia da qualidade em uma empresa ou empreendimento deve ser atribuída aos funcionários envolvidos com a implantação da política de qualidade.
Responsabilidades usuais da área de Garantia da Qualidade
- Controle de documentos
- Controle de Mudança
- Material não conforme – Investigação & Disposição
- Controle de Design
- Lançamento de Software
- Avaliação e Monitoramento de Fornecedores
- Ação Corretiva de Fornecedores
- Auditorias Internas de Qualidade
- Desenvolvimento do Plano de Amostragem de Inspeção
- Ação corretiva e preventiva
- Revisão do gerenciamento do sistema de qualidade
- Controle de Registros de Qualidade
- Seleção de Técnicas Estatísticas
- Atendimento à Reclamações do cliente
- Controle ambiental
- Controle de Etiquetas
- Versão final / final do produto
- Lançamento de produto finalizado
- Registro mestre de dispositivos
- Registro de histórico de dispositivos
- Análise de tendências de qualidade
Controle de Qualidade
O controle da qualidade se concentra em medir e corrigir problemas de qualidade. Envolve a comparação de resultados com os padrões aplicáveis. Qualquer desvio identificado na comparação e avaliação é passível de registro de não conformidade. A não conformidade, assim que for identificada, deve seguir os passos descritos no plano para seu devido tratamento. O controle de qualidade permite assegurar que o produto funcione de forma correta (dentro dos padrões) e os requisitos sejam atendidos.
Responsabilidades usuais da área de Controle da Qualidade
- Inspeção de Materiais
- Manuseio e Armazenamento de Materiais
- Material não conforme – Inspeção e Segregação
- Aprovação de mudanças realizadas em produtos
- Controle e Calibração de Dispositivos de Monitoramento e Medição
- Inspeção e teste de produtos em processo
- Inspeção Final do Produto
- Monitoramento ambiental
- Inspeção de Rotulagem
As afirmações a seguir ajudam a diferenciar controle e garantia da qualidade
Realizar a Garantia da Qualidade
Realizar o Controle da Qualidade
- Está relacionada aos processos para criar as entregas
- Está relacionado ao produto (ou serviço, resultado) criado
- É relacionada a processos de execução
- É um processo relacionado a monitoramento e controle
- É realizada enquanto o trabalho está sendo feito para criar as entregas
- É realizado depois que o trabalho foi completado e a entrega foi criada
- Envolve auditoria e análise de processos
- Envolve inspeção dos produtos
- Analisa os processos definidos para recomendar ações corretivas ou preventivas
- Identifica fraquezas em processos e os aperfeiçoa, ajudando a estabelecê-los
- Inspeciona (testa) as entregas para recomendar reparo de defeitos
- Verifica se um produto específico tem um atributo específico
- Medições do controle da qualidade são entradas para esse processo – usadas para análise de processo
- Medições do controle da qualidade são saídas desse processo
- É uma função administrativa ou gerencial
- É responsabilidade da equipe / do funcionário
- Avalia se o controle de qualidade está funcionando
Em resumo:
- A garantia da qualidade ajuda a estabelecer padrões e processos para garantir que os requisitos de qualidade sejam atendidos, enquanto o controle da qualidade mede o desempenho real em relação a esses padrões e processos.
- A garantia da qualidade ajuda a identificar problemas potenciais antes que eles ocorram, enquanto o controle da qualidade ajuda a identificar problemas reais e a corrigi-los.
- A garantia da qualidade ajuda a garantir que os processos sejam executados corretamente, enquanto o controle da qualidade ajuda a garantir que os resultados sejam de alta qualidade.
- A garantia da qualidade ajuda a garantir que os requisitos de qualidade sejam comunicados claramente a todas as partes interessadas, enquanto o controle da qualidade ajuda a garantir que esses requisitos sejam atendidos
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Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.