Diferença entre controle e garantia da qualidade

Definir o que queremos obter através de resultados de qualidade é muito importante para que possam existir parâmetros e métricas para a avaliação.

É comum observar a confusão entre garantia da qualidade e controle da qualidade. Desse modo, torna-se comum acompanhar equipes de garantia da qualidade executando tarefas relacionadas com o controle de qualidade.

Nesse artigo busco resumir as diferenças entre os processos Realizar a Garantia da Qualidade e Realizar o Controle da Qualidade.

Gerenciamento da Qualidade

O gerenciamento da qualidade inclui tanto a garantia da qualidade quanto o controle da qualidade, pois ambas as abordagens são necessárias para garantir que o produto ou serviço final atenda aos requisitos de qualidade.

Qual a diferença?

Em teoria, a diferença é que as atividades de garantia de qualidade são proativas e destinadas a impedir a produção de produtos não conformes. As atividades de controle de qualidade são reativas, destinadas a detectar e separar produtos não conformes usando mecanismos de inspeção e testes.

Na prática, a diferença é que a garantia de qualidade estabelece as regras e os padrões para atingir a qualidade do produto, e o controle de qualidade inspeciona e testa o produto em relação às regras e padrões predefinidos.

Garantia da Qualidade

A garantia da qualidade se concentra em fornecer confiança de que os requisitos de qualidade serão atendidos. Consiste de um conjunto sistemático e planejado de ações para determinar se as atividades estão de acordo com as políticas e processos planejados. Se o planejamento for seguido, o cliente adquire confiança nos produtos e serviços, os quais provavelmente estarão de acordo com suas necessidades (requisitos). A responsabilidade pela garantia da qualidade em uma empresa ou empreendimento deve ser atribuída aos funcionários envolvidos com a implantação da política de qualidade.

Responsabilidades usuais da área de Garantia da Qualidade

  • Controle de documentos
  • Controle de Mudança
  • Material não conforme – Investigação & Disposição
  • Controle de Design
  • Lançamento de Software
  • Avaliação e Monitoramento de Fornecedores
  • Ação Corretiva de Fornecedores
  • Auditorias Internas de Qualidade
  • Desenvolvimento do Plano de Amostragem de Inspeção
  • Ação corretiva e preventiva
  • Revisão do gerenciamento do sistema de qualidade
  • Controle de Registros de Qualidade
  • Seleção de Técnicas Estatísticas
  • Atendimento à Reclamações do cliente
  • Controle ambiental
  • Controle de Etiquetas
  • Versão final / final do produto
  • Lançamento de produto finalizado
  • Registro mestre de dispositivos
  • Registro de histórico de dispositivos
  • Análise de tendências de qualidade

Controle de Qualidade

O controle da qualidade se concentra em medir e corrigir problemas de qualidade. Envolve a comparação de resultados com os padrões aplicáveis. Qualquer desvio identificado na comparação e avaliação é passível de registro de não conformidade. A não conformidade, assim que for identificada, deve seguir os passos descritos no plano para seu devido tratamento. O controle de qualidade permite assegurar que o produto funcione de forma correta (dentro dos padrões) e os requisitos sejam atendidos.

Responsabilidades usuais da área de Controle da Qualidade

  • Inspeção de Materiais
  • Manuseio e Armazenamento de Materiais
  • Material não conforme – Inspeção e Segregação
  • Aprovação de mudanças realizadas em produtos
  • Controle e Calibração de Dispositivos de Monitoramento e Medição
  • Inspeção e teste de produtos em processo
  • Inspeção Final do Produto
  • Monitoramento ambiental
  • Inspeção de Rotulagem

As afirmações a seguir ajudam a diferenciar controle e garantia da qualidade

Realizar a Garantia da Qualidade

Realizar o Controle da Qualidade

  • Está relacionada aos processos para criar as entregas
  • Está relacionado ao produto (ou serviço, resultado) criado
  • É relacionada a processos de execução
  • É um processo relacionado a monitoramento  e controle
  • É realizada enquanto o trabalho está   sendo feito para criar as entregas
  • É realizado depois que o trabalho foi completado e a entrega foi criada
  • Envolve auditoria e análise de processos
  • Envolve inspeção dos produtos
  • Analisa os processos definidos para recomendar ações corretivas ou preventivas
  • Identifica fraquezas em processos e os aperfeiçoa, ajudando a estabelecê-los
  • Inspeciona (testa) as entregas para recomendar reparo de defeitos
  • Verifica se um produto específico tem um atributo específico
  • Medições  do controle da qualidade são entradas para esse processo – usadas para análise de processo
  • Medições do controle da qualidade são saídas desse processo
  • É  uma função administrativa ou gerencial
  • É  responsabilidade da equipe / do funcionário
  • Avalia  se o controle de qualidade está funcionando
 

Em resumo:

  • A garantia da qualidade ajuda a estabelecer padrões e processos para garantir que os requisitos de qualidade sejam atendidos, enquanto o controle da qualidade mede o desempenho real em relação a esses padrões e processos.
  • A garantia da qualidade ajuda a identificar problemas potenciais antes que eles ocorram, enquanto o controle da qualidade ajuda a identificar problemas reais e a corrigi-los.
  • A garantia da qualidade ajuda a garantir que os processos sejam executados corretamente, enquanto o controle da qualidade ajuda a garantir que os resultados sejam de alta qualidade.
  • A garantia da qualidade ajuda a garantir que os requisitos de qualidade sejam comunicados claramente a todas as partes interessadas, enquanto o controle da qualidade ajuda a garantir que esses requisitos sejam atendidos

Para um arquivo em PDF com essas informações, acesse aqui.