Até 2018, não percebi a necessidade de obter a certificação PMP. O principal motivo foram as perspectivas de emprego. A certificação PMP® é considerada padrão ouro. Isso me levou a buscar e obter a credencial.
Treinamento
Após o treinamento intensivo em sala de aula, tive uma idéia de como é ser titular de uma credencial de PMP e os esforços necessários para passar no exame. Percebi que precisa de alguma preparação e compromisso sérios.
No começo, eu gostaria de dizer que o curso PMP com certeza me ajudou a entender os conceitos e me ajudou a ganhar confiança para fazer o exame. Outras leituras do Guia PMBOK® me deram uma visão holística do que é o gerenciamento de projetos.
Estudo próprio
Eu tenho um bebê em casa, ele não me permitiu abrir computador ou livro, então eu escolhi estudar no escritório. Estudei de 2 a 3 horas por dia em dias úteis e aos sábados passo 6 horas. Aos domingos, eu descansava. No entanto, no último mês, estudei por três horas todos os dias úteis (das 8h às 9h e das 17h às 19h), chegando cedo ao escritório e permanecendo à noite.
Levei cerca de uma semana para cada capítulo. Fiz simulados por 10 dias. A essa altura, eu já estava familiarizado com conceitos, então era fácil ler o Guia PMBOK®.
Uma semana antes do exame, fiz testes simulados completos e uma rápida revisão final. O simulador me me ajudou a praticar o tempo e aferir meus conhecimentos.
Fiz um exame como o PMP após trabalhar na área por 20 anos, então não estava confiante inicialmente se seria capaz de comprometer um longo período de estudos com compromissos familiares e profissionais, mas a jornada do PMP me deu essa confiança e disciplina para permanecer comprometido.
É importante entender os principais conceitos e diagramas de fluxo de processo. Isso ajuda a ter uma idéia de como as entradas e saídas são usadas entre os processos.
As perguntas completas foram de boa qualidade. De fato, para ser franco, os simulados são até mais difíceis que o exame . Às vezes, eu conseguia completar apenas 165 questões em quatro horas.
Experiência no exame PMP
A seguir, minha estratégia para o exame no centro PearsonVUe:
- Fiz vários simulados: 200 perguntas em 4 horas. Esses testes funcionaram como um ensaio para o exame real para entender quantas pausas eu precisaria, por exemplo, água, comida, exercícios de respiração etc. Isso me ajudou muito, apenas repeti o mesmo no exame real também.
- Fiz uma pausa por 3 minutos após os primeiros 90 minutos e fiz outra pausa por 2 minutos após completar 2,5 horas no exame.
- A cada 30 minutos, eu fazia uma pausa por um minuto, sem sair da cadeira. Eu tomei isso para fazer os exercícios de respiração, a fim de relaxar meus nervos. Isso me ajudou a recuperar o foco.
- No exame, quando comecei a responder a cada questão, minha estratégia era “não se preocupar ou pensar no resultado final e se as perguntas marcadas anteriormente estavam corretas ou não”, apenas me concentrar na questão atual e prosseguir até o final. Eu queria manter a parte da preocupação no final depois de clicar no botão “finalizar exame”. Isso realmente me ajudou a focar no presente. É como se o desempenho atual e o futuro não dependessem totalmente do desempenho passado.
Programei o exame para a manhã, quando era cedo, e me perguntaram se eu poderia começar imediatamente, sim, mas como outras pessoas continuavam a entrar na, isso causou um pouco de barulho. Eu esperava que a sala de exames estivesse fria e levei um moletom. E eu estava certo nisso, porque o centro de exames estava frio.
A preparação em todos os aspectos é a chave para qualquer exame, o PMP não é exceção. Eu enfrentei os seguintes tipos de pergunta no exame.
Tipos de perguntas enfrentadas
- A maioria das questões eram longas: cinco a seis linhas e as opções de resposta também eram longas. Eu não sou um leitor rápido, tive dificuldades.
- Apenas três perguntas matemáticas – uma de valor monetário esperado, medição de caminho crítico e medição de valor agregado – uma cada. Elas foram diretas.
- Como esperado, quase todas as questões são situacionais e complicadas. Eu estava preparado para isso e esperava e, portanto, sem surpresas.
- Eu tive a maioria das perguntas de Gerenciamento de Mudanças, Gerenciamento de Riscos e Gerenciamento de Qualidade.
- Várias perguntas sobre gerenciamento das partes interessadas.
Minha estratégia era gastar tempo suficiente até 65 segundos ou menos em cada questão, conforme necessário, para escolher a opção de resposta e marcar no máximo 15 perguntas para revisão. Se a questão for completamente desconhecida para mim, não há motivo para marcar para revisão. Eu executei a mesma estratégia no exame.
Sugestões para candidatos ao PMP
Juntamente com muitas outras dicas úteis, a seguir, são baseadas no meu aprendizado durante a jornada do PMP, espero que ajude os aspirantes a PMP.
- Geralmente, três a quatro meses são um bom prazo para a preparação, quanto mais arriscado, pois as prioridades podem mudar, o cronograma mais curto será muito agitado e arriscará o próprio objetivo.
- Cuide da sua saúde, descanse bem e faça pequenos intervalos enquanto estuda..
- Marque o exame com antecedência, pois o objetivo em mente ajuda a mantê-lo no caminho do cronograma de estudo.
- Tenha um plano sólido e execute-o, continue acompanhando o progresso e faça as alterações necessárias, mas siga o plano. Com base no seu cronograma e compromissos de trabalho, crie um plano de estudo diário, quanto tempo você deseja levar para cada capítulo, revisão etc.
- Seja consistente e brutalmente honesto consigo mesmo para cumprir o cronograma estabelecido, sem exceções! Certifique-se de recuperar se houver algum atraso.
Leia o Guia PMBOK® pelo menos duas vezes, é obrigatório, juntamente com qualquer material que você escolher estudar. Fica relativamente fácil ler o guia depois que você obtém uma boa compreensão dos conceitos. O Guia PMBOK®é bastante difícil no começo, mas comece a desenvolver interesse visualizando os conceitos e se correlacionando com o ambiente do projeto. Dê atenção especial ao Apêndice X6 (Página 685) e Glossário (Página 695) no PMBOK 6.
Não ache que o exame será fácil e direto. Vai ser difícil e testar suas capacidades de gerenciamento de projetos de todas as formas possíveis (conceitos, gerenciamento de tempo, paciência, lidar com o estresse por 4 horas seguidas, abordando 200 questões de cenário diferentes uma após a outra)
Não cometa o erro de aplicar seu conhecimento anterior com base na experiência: o exame PMP espera sua resposta para as perguntas de acordo com o Guia PMBOK®.
Conclusão
A jornada do PMP me deu uma perspectiva totalmente nova sobre gerenciamento de projetos, e pude adaptar muitas práticas no meu trabalho, especialmente após o processo Encerrar o projeto ou fase.