Ícone do site Dicas PMP

Jáder Costa – PMP!!!

Pessoal, fiz a prova online em SP, na Alumni. Após 2 meses de estudo consegui proficiência em todos os domínios.

Indico que façam a prova online, pois durante os estudos é preciso simular todo o ambiente e não somente as questões. Para simular a prova em papel, seria necessário todo um trabalho de impressão e preenchimento de grade.

Após fazer o curso da PM Tech entre maio e junho, marquei a prova para 24/set.

Abaixo algumas dicas para planejamento do estudo:

1. Agendar a prova. O cronograma de estudo tem que ser top-down.
2. Um estudo de dois meses é suficiente para quem tem vivência em projetos.
3. Primeiro mês: utilize para leitura do Guia PMBOK, revisão do material do curso e produção de um resumo. Não mais que 1h30 por dia.
4. Segundo mês: utilize um dos livros da literatura indicada para preparação para prova (PMBOK não prepara para prova!!). Eu utilizei o livro da Rita. Indico a leitura de cada capítulo, execução dos exercícios do capítulo e um ou dois simulados PM TECH referentes a área estudada.
5. A medida que for aumentando as áreas estudadas, agregue todas aos simulados ao final de cada capítulo. Ex.: Após estudar escopo, faça o simulado contendo escopo, integração, ciclo de vida, etc. Assim você começa a se acostumar com o volume de questões até chegar as 200 do teste.
6. Existem simulados de sobra no CD, mas não gaste todos durante o estudo. Deixe pelo menos uns três para simular as 4 horas de prova.
7. Se for possível se afastar do trabalho na última semana é uma boa e vale a pena. O estudo para esta prova, agrega conhecimento ao seu trabalho.

Como todos já sabem a prova é difícil, mas nada muito diferente do que você irá vivenciar nos simulados em termos de tipos/formatos de questões. É naturalmente mais difícil pelo nervosismo, pelo investimento e pelo clima tenso nos preparativos para início da prova. Você será revistado!!!

Quando você estiver exausto, lá pela questão 180, vai se deparar com um enorme diagrama de rede e a primeira coisa que você irá pensar é em marcar qualquer coisa e pular. Role a página até o final do diagrama. Lá você irá encontrar uma pergunta do tipo: Qual a folga no caminho crítico? Este é apenas um exemplo para não confundir tamanho de questão com dificuldade.

Desejo boa sorte aos próximos desafiantes.

Sair da versão mobile