Ícone do site Dicas PMP

Cassius Bombarda – Lições Aprendidas para a prova PMP

Prezados amigos, obtive a minha aprovação PMP. Descrevo abaixo, a quem interessar possa, as lições que tirei dessa experiência.

rocurei, mas não localizei depoimentos de alguém que tenha prestado a prova e não obtido êxito. De certa forma entendo que talvez eu tenha sido um dos raros casos dentre o grupo que não tenha obtido sucesso logo na primeira tentativa.

Fiz o curso de Gerenciamento de Projetos da PM Tech em agosto, porem somente comecei a focar nos estudos voltados para a prova a partir de janeiro do ano seguinte. Fiz um planejamento que contemplava leitura completa do Guia PMBOK + livro preparatório da Rita + apostila do curso e a realização de todos os simulados que acompanhavam o curso. Em 5 meses de estudo e aproximadamente 150 horas eu havia completado esse roteiro, porém quando fui realizar a prova, na primeira tentativa, não atingi o meu objetivo! Aqui entra uma lição aprendida e aconselho a ninguém fazer o que fiz : quando estava a 80% do andamento da prova, teve uma queda de luz no local da prova e a minha prova não conseguiu ser recuperada. A moça que cuidava da sala então me propôs duas possibilidades: recomeçar a prova do zero ou remarcá-la para outro dia. Eu com muita ansiedade e obcecado pela aprovação optei por recomeçar a prova porem não avaliei o risco físico e mental. Saí da prova as 16h cansado e com fome. Isso resultou na minha reprovação.

Porem não desisti, afinal o investimento havia sido considerável (financeiramente e horas de estudo) e também não podia deixar esse sonho no meio do caminho. Descansei por 15 dias refletindo as lacunas e logo na sequência montei uma nova estratégia de estudos, dessa vez dividindo meus estudos em módulos, cada módulo representando um capítulo do Guia PMBOK e realizando um capítulo por dia. Então em cada módulo / capítulo eu estudava o capítulo específico do PMBOK + livro da Rita + apostila da PM Tech além de realizar os simulados do capítulo da PM Tech. Ao final de todos os capítulos, elaborei dois resumos: um só com as entradas + ferramentas / técnicas + saídas de todos os processos e outro resumo com as principais informações levantadas de todo o estudo. No final de semana anterior a prova, fiz  mais alguns simulados gratuitos que havia encontrado na web. Somando as duas tentativas, acredito ter consumido aproximadamente 300 horas de estudo.

Meus comentários sobre a prova: não subestimem o tempo de duração da prova. A prova tem muitas questões capciosas, só com muito estudo é possível dominar todo o conteúdo e não deixar que as questões façam você reprovar no exame. Eu tenho alguma experiência em certificações, a PMP é a minha oitava. No meu ponto de vista essa foi a que me exigiu um esforço muito superior as outras mesmo que o assunto não fosse novidade pra mim. Outra dica é prestar bastante atenção nas explicações das questões simuladas. Fiz aproximadamente 3.500 simuladas e raramente apareceu alguma igual no exame, porem muitas eram similares. Através das explicações das respostas dos simulados é possível estender o conhecimento no assunto. Por fim, um entendimento das entradas / ferramentas e saídas de todos os processos. Os diagramas do Guia PMBOK são ótimos para esse entendimento.

Bem, a caneca que a PM Tech dá para quem é aprovado para mim será um símbolo dessa importante conquista.

Boa sorte e sucesso a todos

Cassius Bombarda
cassius.bombarda@gmail.com

Sair da versão mobile