Ícone do site Dicas PMP

Marcelo Jesuino de Almeida – PMP em Junho/2013

Pessoal, fiz o curso preparatório da PM Tech em maio de 2013 (Turma 115) e prestei o exame on line no dia 13 de junho no Rio de Janeiro, meu plano de estudo consistiu em aproximadamente 3 horas por dia e devido a carga de trabalho isso sempre ocorreu parte entre 7 AM e 8AM e após ás 22 hs.

Minha rotina de estudos foi basicamente uma leitura do Guia PMBOK, durante o curso, e revisão diária da apostila do mesmo, refazendo todas as questões de teste, com foco principal em compreender o chart de processos do Mauro Sotille  (usei isso no meu brain dump), fiz também um primeiro simulado completo, após as primeiras aulas do curso e sempre a cada semana realizava simulados dos modulos vistos durante a semana sendo que ao final do curso realizei um segundo simulado completo. Como esclarecimento somente em um dos modulos (na aula) e no primeiro simulado completo obtive nota inferior a 70 sendo que nos demais sempre entre 75 e 85.

Após o final do curso segui com a maratona pela manhã e a noite diariamente, revisando toda a apostila do curso e fazendo simulados (fiz todos os simulados do Mauro inclusive os de CAPM pois no meu entender além do chart de processos, a pratica com os simulados é chave para passar na certificação). No final de semana anterior á certificação me concentrei em preparar o brain dump e repeti um dos simulados encerrando a preparação 3 dias antes da data do exame.

No dia do exame eu levantei cedo (o exame estava marcado para as 9AM) e ás 8AM eu ja estava no centro prometric onde fiz uma ultima revisão do meu brain dump e principalmente do process chart.

Qto ao exame posso dizer que foi muito cansativo e notei (não sei se foi impressão minha) uma grande quantidade de questões de cálculo além de ter sentido falta das questões com exceto, pior escolha, ou seja as questões para verificar não a melhor para a pior solução ou solução não valida.

Também como comentário, apesar de ter realizado todos os simulados e exercicios levando em consideração 50 segundos por questão precisei usar todos o tempo do exame para a primeira passagem tendo inclusive que assumir a resposta das ultima 3 questões por pura falta de tempo, em resumo, muito embora tenha marcado algumas questões para revisão não pude revsá-las.

Mas graças a preparação e das dicas do Mauro, após um survey do PMI qto ás condições de teste da prometric veio o tão esperado resultado:

“Congratulations on passing the PMP examination”

Obrigado a todos e agora so estou no aguardo da caneca, hehehehe.

Abraço.
Marcelo Jesuino de Almeida, BSC, MBA, PMP

Sair da versão mobile