Dicas PMP

O que são horas de contato?

Qual é a diferença entre horas de contato e PDUs? Como obter horas de contato para a certificação PMP (ou CAPM, PMI-ACP, PMI-RMP, etc.)? Estas são algumas perguntas frequentes de quem busca uma certificação profissional do PMI.

Para a certificação PMP, por exemplo, o Project Management Institute (PMI) exige que os candidatos tenham pelo menos 35 horas de contato de educação formal em gerenciamento de projetos. Nesse artigo, aprenderemos o que são horas de contato, como as horas de contato são diferentes das Professional Development Units (PDUs), as diferentes formas de obter horas de contato, o que se qualifica como horas de contato e o que não se qualifica.

O que é uma hora de contato?

Hora de contato é a unidade de medida que representa uma hora de instrução programada dada aos alunos. No contexto das certificações do PMI (PMP, CAPM, PMI-ACP, PMI-RMP, PMI-PgMP, PMI-PfMP, etc.), a hora de contato é uma hora de educação ou treinamento formal.

Para a certificação PMP, por exemplo, são necessárias pelo menos 35 horas de contato de treinamento específico que aborde os objetivos de aprendizado de gerenciamento de projetos. Nesse caso, as horas do curso devem incluir conteúdo sobre a qualidade do projeto, escopo do projeto, cronograma do projeto, orçamento do projeto, comunicações do projeto, risco do projeto, aquisições do projeto e gerenciamento da integração do projeto.

Uma hora de instrução em sala de aula é igual a uma hora de contato. Se você concluiu um curso que se reuniu por quatro horas por semana durante 5 semanas, você registrará 20 horas de contato. Se apenas uma parte de um curso tratava de gerenciamento de projetos, somente as horas gastas em gerenciamento de projetos podem ser aplicadas ao total.

Quais são os vários meios para ganhar horas de contato?

De acordo com o PMP Handbook, você pode ganhar horas de contato através dos seguintes 6 canais ou categorias, como são chamados:

A. Treinamentos fornecidos por Provedores de Educação Registrada do PMI (R.E.P.s)
B. Eventos promovidos por Capítulos do PMI
C. Programas patrocinados pela empresa / empregador
D. Empresas de treinamento ou consultores (por exemplo, escolas de treinamento)
E. Empresas de ensino à distância, incluindo as avaliações e testes ao final do curso
F. Programas acadêmicos e de educação continuada de universidade / faculdade

O que não se qualifica para as 35 horas de contato em educação necessárias para obter a certificação PMP?

Não se qualificam para atender as 35 horas de contato da educação em gerenciamento de projetos para certificação PMP:

Qual é a diferença entre as horas de contato e as PDUs?

Horas de contato são horas ganhas antes de se tornar certificado. As horas de contato só podem ser obtidas como o tempo do curso tradicional que se concentra no gerenciamento de projetos. PDU (Professional development Units – Unidades de desenvolvimento profissional) são créditos obtidos depois de uma pessoa ter sido certificada. Há muitas maneiras de ganhar PDUs, as quais são discutidas neste artigo.

As horas de contato têm uma data de validade?

Não. O PMI não determina nenhum prazo de expiração para as horas de contato obtidas, desde que você mantenha o certificado. Por exemplo, se você ganhou as horas de contato em 2004, não há nada que o impeça de fazer o exame em 2021.

Não há prazo nem data de expiração para o requisito de educação em gerenciamento de projetos, embora a educação deva ter  sido obtida  antes da apresentação do requerimento para a certificação.

Como obter 35 horas de contato para o PMP?

Uma maneira comum de obter as horas de contato necessárias para obter a certificação PMP é por meio de cursos de treinamento em sala de aula ou virtuais (on-line). Uma das maneiras mais fáceis e econômicas de obter PMP e 35 horas de contato é o curso de preparação.

O treinamento é o ideal. Porém, se não tem condições de participar de  um cursos de treinamento presencial e não está a fim de assistir a vídeos chatos e entorpecentes para ganhar horas de contato, você pode fazer simulados do exame. Afinal, fazer simulados é algo que você precisa fazer de qualquer maneira para passar no PMP. Se você pode ganhar horas de contato enquanto faz os exames simulados, você pode matar dois coelhos com uma cajadada só. Com os simulados da PM Tech, você pode fazer exatamente isso. A PM Tech oferece 10 um conjunto de simulados com 10 exames práticos para o PMP (40 horas) e 8 exames CAPM (24 horas), que, sozinhos, já suprem as horas que o aluno necessita para se qualificar para a certificação.

Posso me inscrever para a certificação PMP antes de obter minhas 35 horas de contato?

As 35 horas de contato de educação em gerenciamento de projetos devem ser obtidas antes de enviar sua inscrição para o exame PMP. Embora a educação em gerenciamento de projetos não tenha prazo de validade, o treinamento deve ter sido concluído antes do candidato enviar sua submissão de prestação de exame ao PMI. O manual (PMP handbook) diz claramente em negrito: O trabalho do curso deve estar concluído no momento em que você enviar a inscrição.

Posso usar as horas de contato acumuladas antes de obter PMP como PDU depois de me tornar PMP?

As pessoas geralmente se perguntam se podem usar as horas de contato obtidas antes da certificação PMP como créditos de PDU para manter sua certificação depois de receberem o certificado de PMP. A resposta é NÃO. As 35 horas de contato usadas para atender a elegibilidade para a certificação PMP não podem ser usadas novamente para manter ou renovar sua certificação PMP.

Informações adicionais

Respostas para mais de 100 perguntas usuais sobre a certificação PMP.

Para mais resposta a perguntas sobre como obter a certificação PMP, consulte esta página.

Espero que este artigo ajude a esclarecer as horas de contato em geral, não somente para a certificação PMP. Se você tiver mais perguntas sobre esse tópico, sinta-se à vontade para utilizar a seção de comentários abaixo. Terei o maior prazer em ajudar.

Sair da versão mobile