Bom colegas, depois de ter utilizado muito as lições aprendidas de vocês chegou felizmente minha vez de contribuir com as minhas. Realizei o exame de certificação PMP e fui aprovado. As providências que tomei para me preparar para a prova foram as seguintes:
Em março realizei o processo de elegibilidade pelo site do PMI. Para este processo sugiro que as horas sejam contabilizadas em um formulário a parte, conforme solicitado pelo site, para depois colocar as horas no site dado que o site expira rapidamente.
Eu acabei desenvolvendo uma planilha em Excell com as questões solicitadas, só depois fiquei sabendo (no curso) que já existe um template desta planilha. Pronta a planilha é só copiar e colar no site. Recebi o resposta da elegibilidade por e-mail dois dias depois de ter encaminhado os dados.
Em abril passado realizei o curso preparatório do PM Tech. Foi muito importante pra mim pois tive oportunidade de esclarecer e reforçar vários conceitos além de me atualizar das mudanças da última versão do guia PMBOK. Em abril também li o PMBOK. Minha intenção inicial era realizar a prova no mês de maio, mas devido a alguns imprevistos acabei adiando.
No início deste mês de novembro retomei os estudos, relendo o PMBOK, a apostila do curso e fazendo os simulados (5 no total). Segui a orientação do Mauro: quando atingi e mantive os 80% de acertos nos simulados marquei a prova. O pagamento e a marcação foram práticos e fáceis. Primeiro no site do PMI para realizar o pagamento que confirma automaticamente e fornece um código identificador. Também aproveitei para fazer a filiação já que é a opção financeiramente mais atrativa.
Chegando no local da prova fui orientado a deixar meu material e objetos pessoais fora da sala e recebi papel e lápis para utilizar na prova. Utilizei parte dos 15 minutos de reconhecimento do software para anotar nas folhas as principais fórmulas. A prova em si apresentou muitas questões sobre encerramento, questões situacionais, algumas de conceitos de processos e umas 10 de cálculos elementares mas todas com necessidade de conhecer os conceitos.
Ao final da prova, utilizei as 4 horas para revisar o máximo de questões que pude, uma pesquisa de satisfação rápida que, sinceramente, achei inoportuna, uma vez que a pesquisa fica entre o final da prova e o resultado final, aí fica difícil segurar a ansiedade e reponder as 9 questões em inglês. Resultado final, CONGRATULATIONS, o comprovante provisório com o resultado é impresso na hora e o definitivo chega em até 6 semanas.
Bom gente, é isso.
Mauro, tem caneca??
Forte abraço a todos.
Márcio Vaz Goulart, PMP.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.