Fiz o curso preparatório da PM Tech em agosto e planejei e agendei minha prova para dezembro. Estudei aproximadamente 80 horas usando apenas o material do curso e as provas simuladas. Infelizmente não fui proficiente em 2 dos 5 grupos de processos (fui proficiente em iniciação, planejamento e execução). Um detalhe importante sobre a prova é que ela não informa o quão proficiente ou não proficiente o candidato foi. Por isso, planejei estudar mais 160 horas aproximadamente para fazer a prova no final de março.
Revisei todo o conteúdo, inclusive os grupos nos quais fui proficiente, li o guia PMBOK inteiro. Fui aprovado e estou muito contente. Foi muito importante usar o material do curso, em especial as dicas do Mauro, ler atentamente e criticamente o PMBOK e usar o material da Rita, pois a prova testa o entendimento dos conceitos pelo candidato, e não adianta decorar conceitos, é necessário entender a ligação entre os mesmos.
Agora, quando fiz a prova em março, percebi que as questões possuem muitos “pega-ratões”, pois o enunciado começa dando a entender que a questão é, por exemplo, sobre escopo, mas na verdade está tratando de um conteúdo de qualidade, e assim por diante. Preparem-se e não se assustem com os enunciados longos, que servem apenas para distrair e testar o candidato.
Na primeira prova, em dezembro, os conceitos decorados me faziam acabar não percebendo esses detalhes. Por fim, recomendo atingir pontuação 80 para cima nos simulados do curso PM Tech, pois em dezembro fui tranquilo fazer a prova pois naquela época eu atingia conceito entre 70 e 80 nos simulados, e não passei na prova. Agora, quando consegui minha aprovação, minhas notas nos simulados ficaram acima de 80. Aparentemente, não houve um grande acréscimo de pontuação nos simulados (e confesso que fiquei um pouco inseguro quando fui fazer a prova pela segunda vez), mas obtive sucesso pois prestei muita atenção nos enunciados e respondi as questões a partir de um conhecimento que extrapolou a famosa “decoreba”. Boa sorte a todos.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Parabéns André. Passaste quando fez o que eu recomendo:
– No mínimo 100 horas de estudo (o ideal é entre 100 e 200 horas)
– No mínimo 80% de acerto nos nossos simulados
– Não decorar. As questões são situacionais. Tem de compreender os tópicos
Abraços,
Mauro