Agora os candidatos a PMP podem agendar um exame PMP on-line a partir da conveniência de sua casa ou escritório! O teste supervisionado on-line (OPT) é um auxílio importante para ajudar os candidatos a certificação PMP, que agora podem fazer o exame diretamente de sua casa. Isso é especialmente útil na situação Covid 19 de hoje, onde metade do mundo está trancada e as pessoas confinadas em sua casa.

O novo exame PMP® online

Desde abril de 2020, o Project Management Institute (PMI) oferece aos profissionais a capacidade de agendar e fazer o exame Project Management Professional (PMP)® online em sua casa ou escritório. O exame PMP agora se junta a outros dois exames que os profissionais podem fazer online: o PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP) e o Certified Associate in Project Management (CAPM).

“Nestes tempos de incerteza, estamos trabalhando para fornecer aos candidatos os recursos necessários para investir em seu desenvolvimento profissional”, afirmou Michael DePrisco, do PMI. “O exame PMP online supervisionado é um passo importante nessa jornada. Sempre esteve em nosso futuro, mas priorizamos isso agora para garantir a segurança e o bem-estar de nossa comunidade “.

Como fazer o exame PMP® online

O Exame PMP Online pode ser realizado por qualquer pessoa diretamente de sua casa. Os candidatos fazem o exame online usando o software de teste supervisionado OnVUE da Pearson VUE. Os candidatos ainda precisarão agendar seu exame online com antecedência, mas o exame é oferecido 24 horas por dia, sete dias por semana, para que os candidatos possam encontrar um horário conveniente para seu agendamento.

Existem alguns pré-requisitos, no entanto, são muito básicos e a maioria das pessoas pode cumpri-los facilmente: Você precisará concluir um processo de auto-check-in antes de iniciar o exame PMP. Você será solicitado a tirar sua foto (rosto) e uma foto de um de seu cartão de identificação (cartão de identificação aprovado pelo governo).

No dia do exame você será monitorado ao vivo por um facilitador (proctor), o qual ficará de olho em você durante toda a duração do exame. Você precisará mostrar a ele seu ambiente usando a webcam e então poderá iniciar o exame. O proctor vai estar lhe acompanhando usando a webcam e microfone, com a assistência da Inteligência Artificial (AI). Essa monitoração remota em tempo real assistida por IA inclui a capacidade de encerrar imediatamente o exame se for detectada alguma má conduta.

Atenção! Após o início do exame, você não poderá sair da sala ou sair da vista do proctor.

Novidade!

O PMI introduziu uma pausa de 10 minutos no exame. Você pode sair nesse intervalo de 10 minutos, mas voltar antes que o intervalo termine, caso contrário, seu exame será cancelado. Quando você voltar após o intervalo, seu procurador (proctor) fará o check-in novamente e você terminará a segunda e a parte final do seu exame. Se você tiver alguma dúvida durante o exame, há um “Bate-papo” disponível para entrar em contato com o proctor e obter orientação.

Os pré-requisitos para o exame online PMP

O que você precisa para fazer o Exame PMP Online em casa:

  • Computador com Windows 8.1 ou Windows 10. (Windows Vista, Windows XP e Windows 7 não são permitidos) ou Mac OS 10.13 e superior (sem versões beta)
  • RAM: Mínimo 4 GB
  • Navegador: Edge, Safari, Chrome ou Firefox
  • Webcam: 640 × 480 a 10 qps ou superior
  • Som e microfone
  • Um lugar tranquilo em sua casa, onde ninguém que o incomode por 4 horas.
  • Certifique-se de que ninguém entre na sala durante o teste.
  • Internet: banda larga com download mínimo de 3 mbps e velocidade de upload de 2 mbps.

Cuidado: o firewall corporativo normalmente possui muitas restrições. Não faça exames por trás do firewall corporativo.

Existe um software disponível para verificar se o seu computador está apto para o exame ou não. Faça o download do software aqui (site da Pearson VUE) e execute a verificação.

Como o Exame PMP Online é realizado?

Você precisa baixar um software de exame e instalá-lo no seu computador. Recomendamos que você use seu computador pessoal (não use o computador do escritório, pois pode haver várias restrições). Este software bloqueará seu computador e não permite que você acesse outros recursos, incluindo a Internet, exceto o exame. Você terá acesso a uma calculadora simples e a um quadro branco para você fazer cálculos e trabalhos difíceis durante o exame.

Intervalo e exame em duas partes

O exame tem um intervalo de 10 minutos embutido. Você vai fazer o exame por 2 horas, depois fará 10 minutos de pausa e depois as 2 horas finais.

Atenção! Você não pode acessar as perguntas das primeiras 2 horas na segunda sessão de 2 horas. Você pode considerá-lo como parte 1 e parte 2. Não é possível acessar as perguntas da parte 2 quando a parte 1 estiver em execução e vice-versa. O intervalo vai começar depois que você revisar e enviar a primeira parte do exame. Você NÃO poderá analisar as perguntas da primeira parte do exame depois de enviá-lo e iniciar o seu intervalo.

Não pode usar casaco

Uma dica: não pode usar casaco durante o exame

Em caso de problemas técnicos

Se você enfrentar algum problema técnico, poderá entrar em contato com o proctor usando o Chat ou o VoIP para obter assistência. O proctor trabalhará com você para tentar resolver os problemas técnicos. Qualquer perda de tempo devido ao problema técnico não pode ser adicionada novamente ao exame e você não será compensado por nenhuma perda de tempo. Se você deseja reagendar o exame, o proctor pode permitir o mesmo, mas dependendo do problema técnico, você pode ou não ser compensado.

Como se inscrever para o Exame PMP Online?

O procedimento para a inscrição no Exame PMP Online é o mesmo do que você faria para realizar o exame em um centro de testes (Center Based Test). Candidate-se ao exame PMP. Depois que sua inscrição for aprovada, pague sua taxa e agende o exame. Ao agendar o exame, selecione a opção para o PMP Online Exam e reserve um horário.

Se você já agendou o exame em um centro, poderá cancelá-lo e agendar um novo exame on-line. Na atual situação do Coronavírus, o PMI não está cobrando nenhuma taxa pelo cancelamento, por enquanto.

Veja o vídeo da Pearson

Saiba mais sobre o exame assistindo este vídeo.

“A plataforma de monitoramento online da Pearson VUE, OnVUE, atende aos rígidos requisitos do PMI, a principal associação mundial para profissionais de gerenciamento de projetos”, afirmou Eric D’Astolfo, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Pearson VUE. “Estamos orgulhosos de agora adicionar a certificação PMP – reconhecida como o padrão-ouro para profissionais de gerenciamento de projetos – às outras certificações PMI para as quais fornecemos a entrega de exames on-line. Temos o prazer de oferecer uma solução que permita aos candidatos continuarem na busca de suas certificações durante esse período.”

Qualquer outra dúvida sobre o Exame PMP PMP Online

Se você tiver alguma dúvida, solicite que você deixe sua pergunta na caixa de comentários abaixo e responderei o mais breve possível.

Para obter mais informações, visite os seguintes sites

Site do PMI: Apresentando o novo exame online PMP®

Site da Pearson VUE: informações sobre o exame PMI OnVUE

PMI e PMP são marcas registradas do Project Management Institute.
Pearson VUE é uma marca registrada da Pearson VUE.