A seguir são apresentados alguns livros e guias visando a preparação para a certificação PMP® do Project Management Institute (PMI).

Entre os vários títulos disponíveis no mercado, aqui vão meus comentários sobre alguns dos melhores:




Um Guia Do Conhecimento Em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®) – Qualquer um que esteja se preparando para o exame PMP deve definitivamente consultar o PMI (Project Management Institute), um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos: Guia PMBOK – Sexta Edição. Este recurso oficial de preparação para testes é considerado como a bíblia para o gerente de projetos e nenhuma lista dos melhores livros PMP pode deixar de mencionar este recurso.

 O livro oferece ampla cobertura de áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos, grupos de processos e entradas e saídas. Como o livro é publicado pelo PMI, que é quem define o padrão para o PMP. Desse modo, é óbvio que o livro será completo. No entanto, o livro carece de clareza e legibilidade. A maior parte das pessoas acha o Guia PMBOK® um pouco chato de ler.  Você não encontrará os conselhos estratégicos e dicas privilegiadas sobre o teste que são bastante comuns em outros materiais de certificação PMP. É mais como um livro de referência

Você recebe um arquivo em PDF contendo o Guia PMBOK® quando você se torna membro do PMI. Se você preferir ler de um livro ao invés de seu monitor, então você deve adquiri-lo. 

Para obter o melhor material de estudo em sua mão, você deve suplementá-lo com um ou mais dos guias de estudo do PMP. No geral, o Guia PMBOK® continua sendo um livro obrigatório para todos os candidatos à certificação PMP.




PMP Exam Prep: Rita’s Course in a Book for Passing the PMP Exam, Oitava edição, de Rita Mulcahy.É um dos livros mais populares livros sobre PMP no mercado atualmente. É volumoso, com mais de 600 páginas escritas.

O livro contém um verdadeiro guia de estudo PMP clássico que é acessível e abrangente ao mesmo tempo.Não é um livro para se aprender gerenciamento de projetos, e sim um livro para passar no exame.

O livro pode ficar difícil de ler devido ao excesso de conteúdo nas páginas e, embora apresente o exame como mais difícil do que ele realmente é, fornece boas dicas relacionadas aos conceitos nos quais o candidato deve se concentrar e sobre quais tipos de questões esperar.

Para saber as informações sobre como passar no exame, você pode folhear o livro e receber dicas de várias entrevistas e experiências com os participantes do exame PMP. O livro contém  um amplo número de questões e dicas práticas.

Algumas áreas carecem melhores explicações (como caminho crítico, por exemplo). Se você conseguir suportar a postura soberba dos atuais autores (a Rita faleceu em 2011, porém o estilo de escrita não mudou) e o tom negativo (“modos de falhar” e “você faz isso em seus projetos? Se não, melhor estudar mais, pois você tem maus hábitos”) até o final, é um bom guia. Note que as questões apresentadas são diretas, diferentes das do exame, que são situacionais. Ou seja, estão desatualizadas.




Use a Cabeça! PMP (Head First PMP: A Brain-Friendly Guide to Passing the Project Management Professional Exam), quarta edição, de Andrew Stellman e Jennifer Greene. É uma abordagem alternativa fascinante para estudar para o exame PMP. Pode-se usar este livro além da última edição do Guia PMBOK e outros livros tradicionais.

A principal característica deste livro que o distingue de outros livros do PMP é uma abordagem multisensorial inovadora para o aprendizado dos materiais de certificação PMP. O livro é mais divertido e mais eficaz do que outros. O livro apresenta os conceitos de gerenciamento de projetos de um modo leve e interessante. Não é um livro tradicional, uma vez que faz um uso não convencional de ilustrações e fotografias.

O livro se baseia em uma variação de gamificação e aprendizagem visual, em vez das abordagens mais comuns do texto. Assim, o livro não apenas adiciona gráficos e recursos visuais, mas também tem estratégias usuais de exame, questões práticas, jogos e quebra-cabeças. O autor usa ilustrações divertidas, estudos de caso e estilo de escrita alegre que torna o livro divertido!

Os projetos utilizados (fazer uma sala, organizar um casamento) são fáceis de entender.

Um guia inovador, especialmente para alunos visuais, portanto, continue se você não gosta de ler páginas em preto e branco!




Gerência de Projetos. Guia Para o Exame Oficial do PMI, nona edição, de Kim Heldman. Um livro extremamente bem escrito, bastante abrangente, muito detalhado e que conta com boas questões práticas. Não é um livro fácil de ler.

O livro é bastante extenso, tem cerca de 600 páginas e mais duas horas de áudio no CD que vem incluso, com muitos detalhes e dicas do exame.

Leia a resenha desse livro




The PMP Exam: How to Pass On Your First Try, sexta edição, de Andy Crowe, 2018. Uma boa alternativa depois que o livro da Rita ficou defasado. Cobre os principais conceitos em linguagem clara.

Se você acha que o Guia PMBOK® é muito denso e difícil de entender, então este livro pode ser sua fonte primária de material para o exame.

O livro inclusive é organizado como o Guia PMBOK®. Conciso, fácil de ler e com muitas questões práticas.  É possível acessar material constantemente atualizado com o cartão de código que acompanha o livro. Leia a resenha desse livro




CAPM/PMP Project Management Certification All-in-One Exam Guide, quarta edição, de Joseph Philips, 2013. O livro cobre tudo que você necessita saber para o exame.

Bastante abrangente. Note que este não é um livro de dicas para o exame e sim um modo de você entender mais facilmente o Guia PMBOK®.

Talvez nem seja necessário ler o Guia PMBOK® após ler este livro.




Guias para a Certificação PMP: Lista na Amazon com títulos encontrados no mercado para quem quer se preparar para a certificação PMP.