Pessoal, acabo de receber, esta semana a ótima noticia de ter sido aprovado no exame do PMP. Gostaria de deixar o meu depoimento de como conduzi o pouquíssimo tempo dedicado de estudo para ter sido aprovado na primeira tentativa do exame.
Acho que tive sorte, pois só consegui dedicar 45 hs de estudo, incluindo o tempo de realização dos simulados que, aliás, foram o foco da minha estratégia. conduzi os estudos da seguinte forma:
1) Lia o capitulo do PMBok
2) Desenhava o Fluxo com os processos, principais entradas, saídas e técnicas que me lembrava. Ao término do desenho, o q havia esquecido, buscava no PMBok para completar.
2) Realizava toda a bateria de simulados ref ao capitulo (disciplina)
3) Quando não sabia responder a questão, parava e pesquisava a resposta ou solução (o que já considerava um ponto de estudo) no material do PMbok, apostila do curso da PM Tech ou na propria Internet
4) Registrava num caderno, de forma bem resumida, tópicos importantes da questão, que eu julgava que iria esquecer até o dia da prova
5) Refazia o simulado, caso fosse reprovado
6) Fiz esse mesmo processo para cada Capitulo (Área de Conhecimento)
7) Na véspera da prova, estudei as anotações do Caderno e a folha de fórmulas
No Exame, das 200 questões, deixei as 7 últimas em branco, pois o tempo foi insuficiente. Achei a quantidade exagerada de questões com enunciados extensos, 5 linhas ou mais. Que, para interpretação das questões situacionais, consumia muita atenção, e consequentemente gasto de tempo também. Questões envolvendo fórmulas ou cálculos foram muito poucas, me lembro de 2 ou 3. A menos que tenham ficado nas 7 últimas 🙂
Bom, em resumo foi dessa forma que me preparei. Com certeza, é longe do plano ideal, mas foi o que eu escolhi e pude realizar. Fiz o meu application no PMI exatamente 3 meses antes da prova, porém só consegui iniciar os estudos em 8/julho, intensificando mesmo no mês de agosto.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Deixar Um Comentário