Comecei meus estudos com a turma da PM Tech.
Após o termino do curso fiz a leitura do Guia PMBOK com bastante atenção e comecei a resolver os simulados. Resolvi todas as questões e entre um simulado e outro lia a apostila do curso e as partes do Guia PMBOK que tive problemas no simulado. Nos últimos simulados estava tirando uma média de 85%.
Realmente o simulado faz uma grande diferença, muitas das questões (70% ao menos)tem grande semelhanças com a prova. Fiz a prova com sucesso !
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer a PM Tech por ter concedido a venda dos simulado pois sou de Belo Horizonte e não teria disponibilidade de fazer um curso no sul do país.
Gostaria de relatar que o caminho que realizei para a certificação PMP em fevereiro de 2012 começou no ano de 2011 no mês de Agosto onde em paralelo a um curso de Pós-Graduação em projetos e um curso on-line de preparação(ITILV3, ISO20.000 e PMP/CAPM), filiei ao PMI e participei de algumas palestras do capitulo MG e do encontro anual tirei as certificações ITILV3 e ISO20000 e no final do ano recebi minha Elegibilidade.
Os meus estudos se basearam em muito disciplina de fazer video aulas, Ler o PMBOK 3 vezes, Ler o livro da Rita 2 vezes e também em realizar os simulados da … e PM TECH.( Realizei 5 simulados de 200 questões e alguns de 20,30, 50 e 100)
Na reta final fiz uma programação de 1 mês e 16 dias de estudos intensivo o que foi fato decisivo para a minha aprovação.
Quanto a prova posso dizer que gastei 3:45 minutos para fazer, optei por não revisar as questões marcadas que foram em torno de 20.
As questões são realmente situacionais em sua maioria e aproveitem para acertar os 10% das questões que se referem a entrada e saída, Ferramentas e Técnicas e questões de calculo que foram poucas.
A prova no meu ponto de vista não é simples pois exige que vc tenha as 3 componentes experiência em projetos parte prática, conhecimento dos processos da estrutura do PMI (PMBOK) e muito foco para ficar 4 horas de frente de um computador realizando as questões.
Mauro agora vou para as próximas certificações PRINCE2,COBIT, ISO27002 e quem sabe o OPM3 a longo prazo.