Oi pessoal!
Fiz a prova em 15/dez/2020 de forma presencial e Ufa…😄 consegui a tão esperada aprovação.
À medida que as questões iam aparecendo eu ficava mais confiante. Usei as 04 horas, mas consegui rever algumas questões, inclusive as contas de caminho crítico.
Ao final, recebi o ‘Congratulations’ e depois o relatório com ‘Above target’ em todos os domínios da prova. Bom demais!
Achei mais fácil que a 1ª tentativa em setembro/2019.
Por que ?
1 – Na primeira vez , não havia estudado o suficiente.
2 -Estudei de forma errada , fazendo poucos simulados e não li direito o PMBOK. Havia preferido somente o material da Rita Mucalhy ao PmBOk. Falhei nisso.
3 – Não havia entendido perfeitamente a lógica entre os processos, principalmente a questão de gestão de mudanças e o famoso ‘o que fazer primeiro’.
Depois da reprovação desanimei de estudar . E por fim , tomei coragem depois do desconto do PMI para ‘repetentes’ e, conforme a síndrome do estudante , deixei pra retomar os estudos só em outubro desse ano.
Estudei em apenas 02 meses (13/out a 13/dez). A noite e fins de semana, lia o PMBOK + Simulados PMTECH ( revisando os conceitos das respostas no PMBOk ) + prova do PMI booster (pra quem é repetente).
Nos simulados PM TECH eu estava na faixa de 80%. Mesmo assim , porque repetem algumas questões dos simulados anteriores. Isso é bom também pra fixar.
A prova não tinha enunciados grandes como a 1a e tinha . Tinha muitas questões de mudanças e engajamento das partes interessadas.
A dica é:. Ler no enunciado em que processo está , qual o problema relatado e que o GP deve fazer ou qual documento / ferramenta deve usar. Outra fica: pode ser o papa pedindo uma mudança. Deve-se analisar o impacto e seguir o processo de mudança.
Agradeço ao PMTECH pelo excelente nível dos simulados e a atenção de todos. A didática do Mauro é excelente!
Boa sorte a todos que vão fazer a prova de certificação PMP!
Abraços ,
Eduardo Yasuda
Parabéns! Vou retomar os estudos.