Prezados, prestei o exame PMP e fui aprovado.
Gostaria de compartilhar algumas lições aprendidas:
Planejamento de estudo:
Não achar que o período de 1 ano de elegibilidade é muito tempo. Eu cometi este erro e não planejei corretamente o período de estudo e agendamento da prova.
Três semanas atrás fiz verificação do meu período de filiação e elegibilidade e vi que meu tempo se encerrava, então marquei o exame para o último dia possível e tive que correr atrás de todo o tempo possível para estudo.
Estudo:
Li uma vez o PMBOK e a apostila da PM Tech. Após, foquei nos simulados da PMTech e o livro da Rita.
Sempre que finalizava os simulados, revisava as disciplinas que tinha uma pontuação mais baixa na apostila da PMTech.
Fazer todos os simulados faz muita diferença.
Durante todo o processo de estudo, o resumo de fórmulas e fluxo de processos da PMTech sempre na mão.
No dia anterior ao exame, somente li as dicas do Mauro Sotille para a prova e o capítulo “Motivos que podem reprová-lo no exame”, do livro da Rita.
O Exame:
Achei a prova muito boa de ser realizada, pois a maioria das questões foram situacionais.
Utilizei 2:45 para passar todas as questões, marcando todas as que tinha dúvida. Após, fiz a revisão das marcadas, levando mais 45 min.
Fundamental ler atentamente as questões, pois o enunciado já elimina algumas alternativas e, por vezes, indica a alternativa correta.
Achei as questões bem distribuídas entre os processos e disciplinas:
– Sobre questões de cálculo, muito foco sobre índices de desempenho (custo e prazo). A maioria das questões não é necessário calcular nada e os índices são dados. Fundamental entender como o projeto esta no momento, segundo os índices apresentados.
– Existem algumas questões sobre entradas, ferramentas/técnicas e saídas de processos. Mesmo que não saiba qual é, neste ponto é importante pensar: “que info preciso para trabalhar neste processo”, “o que entrego para o processo seguinte”, etc.
– Muitas questões com “a melhor”, “deve”, “fazer primeiro”, etc. Prestar atenção nisso, pois também é o indicativo da resposta correta.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Deixar Um Comentário