Embora o exame não seja um teste de habilidades matemáticas e provavelmente você consiga fazer cálculos do nível primário de cabeça, uma calculadora é útil para calcular os resultados de diferentes fórmulas (principalmente as do Gerenciamento do Valor Agregado). Afinal, muitas pessoas, sob pressão, têm dificuldades em calcular ‘2+2’. Assim, verificar seus resultados com uma calculadora pode ser uma boa ideia.
Vários candidatos aos exames de certificação do PMI têm me perguntado se podem ou não utilizar uma calculadora em seu exame PMP.
A resposta é não, os candidatos não podem levar uma calculadora consigo. Entretanto, a boa notícia é que o exame eletrônico possui uma calculadora integrada.
Na verdade, todos os seguintes itens são proibidos no ambiente onde o exame vai ser realizado:
- Calculadoras, telefones celulares (incluindo iphones e blackberries), pagers, ipods e qualquer equipamento de gravação
- Qualquer tipo de comida ou bebida (incluindo lanches rápidos ou garrafas de água)
- Blocos de notas, papel de rascunho ou dicionários
- Casacos, blusões e outros itens pessoais
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Deixar Um Comentário