Embora o exame não seja um teste de habilidades matemáticas e provavelmente você consiga fazer cálculos do nível primário de cabeça, uma calculadora é útil para calcular os resultados de diferentes fórmulas (principalmente as do Gerenciamento do Valor Agregado). Afinal, muitas pessoas, sob pressão, têm dificuldades em calcular ‘2+2’. Assim, verificar seus resultados com uma calculadora pode ser uma boa ideia.

Vários candidatos ao exame de certificação PMP têm me perguntado se podem ou não utilizar uma calculadora em seu exame PMP.

A resposta é não, atualmente os candidatos não podem mais levar uma calculadora consigo, dentro da área de exame. Antigamente era possível, embora a maioria dos centros Prometric não permitisse seu uso, substituindo-à por uma calculadora fornecida pelo próprio centro.

Na verdade, de acordo com o PMP handbook, todos os seguintes itens são proibidos no centro de testes e devem ser deixados no armário que, em geral, é fornecido ao aluno:

  • Calculadoras, telefones celulares (incluindo iphones e blackberries), pagers, laptops, ipods e qualquer equipamento de gravação
  • Qualquer tipo de comida ou bebida (incluindo lanches rápidos ou garrafas de água)
  • Notebooks, papel de rascunho  ou dicionários
  • Casacos, blusões e outros itens pessoais

Entretanto, a boa notícia é que o exame eletrônico possui uma calculadora integrada. No caso dos centros que fornecem exames em papel, a calculadora é fornecida. Além disso, folhas de rascunho são fornecidas aos candidatos. Note que os candidatos têm de devolver todo o material fornecido (incluindo o papel de rascunho), ao final do exame.