Realizei o exame de certificação. Segui o plano de estudos e todas as dicas do plano de estudo do Curso da PM Tech, por garantia, procurei fazer a mais do que arriscar ter que refazer. Para isso compartilho:
- Marquei a data a seis semanas antes, durante as 4 primeiras semanas estudava em média 4 horas, com descanso aos domingos, nas duas últimas semanas, solicitei dispensa do trabalho e ampliei a carga para 9 horas por dia.
- Ao perceber que perdia percentual nos simulados nos dias em que descansava, adotei a estratégia na última semana de estudar direto, ou seja, não descansei o dia anterior.
- Três dias antes da prova, reescrevi um resumo de 10 páginas do Guia PMBOK com as dicas, para ajudar a fixar.
- As dicas dos últimos participantes foram importantes, caem bastante sobre as fórmulas de variação e os índices de desempenho de Custo e Prazo, uma questão de ENT, bem como muitas questões de riscos. Qualidade é um área que cai muitas questões, principalmente sobre os processos suas entradas, ferramentas e saídas.
- Agendei a prova para as 8:30, mas a menina que controla o exame chegou atrasada, as 9:00, iniciei o tutorial as 9:15, na realidade comecei a fazer a prova as 9:35. Levei o material e aproveitei o tempo para estudar, pois fiquei 1:30 esperando. Então se marcar pela manhã, há um risco de atrasar. É dificil, mas vale muito a pena. Boa sorte!!!
O simulado da PM Tech foi o que mais achei parecido com a prova. É importante salientar que uma bibliografia complementar ajudou muito, utilizei o livro da Rita, faz uma diferença, facilita entender as questões para prova relembrar o que foi comentado em aula.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Parabéns Daniel, você mereceu passar amigo.
Bjs
Daniel,
Parabéns pela certificação. Bem, eu agendei a minha avaliação para junho. Porém tenho algumas dúvidas. Você fez a avaliação em Porto Alegre? Como a avaliação aí é no papel, eles te entregaram uma calculadora ou fez os cálculos na mão? E sobre o tempo das respostas, você ficou cronometrando, ou foi tranquilo? O tempo foi suficiente para análise de todas as questões? E em quanto tempo, após a avaliação, você soube de sua aprovação.
Desde já obrigada.
Luiza
Olá Luiza,
Muito bom que vai realizar a prova, eu fiz a minha em Porto Alegre e foi no formato eletrônico, a calculadora estava disponível pelo sistema, nas respostas não fiquei cronometrando, ocupei todo o tempo. Sobre revisão de questões, como dica, marque apenas aquelas que realmente ficou em duvida, evite deixar mais que 5 pois pode faltar tempo, há questões com muito texto, mas claro o foco sempre deve ser na pergunta. No caso da avaliação foram 5 segundos mais longos da minha vida.
Boa Sorte.
Daniel