Uma pergunta que recebo regularmente, refere-se a como responder questões sobre “o que fazer a seguir”, quando se refere a realizar mudanças em projetos em projetos que usam a abordagem preditiva.
Passo-a-passo para realizar mudanças em projetos
Para quem vai realizar um exame de certificação do PMI®, eu recomendo seguir esse processo de pensamento quando você encontrar questões relacionadas a solicitações de mudança:
- Formalizar a solicitação de mudança
- Avaliar o impacto da mudança e as opções disponíveis. Avaliar também o impacto ao não realizar a mudança.
- Submeter a mudança ao Comitê de Controle de Mudanças.
- Caso necessário, submeter à alçada superior ou ao cliente.
- Uma vez que a mudança tenha sido aprovada, atualizar o plano do projeto e outros documentos (caso necessário).
- Atualizar o registro de mudanças
- Comunicar a mudança às partes interessadas
Note, então, que é necessário realizar uma estimativa de impacto para uma mudança proposta antes de enviar uma solicitação de mudança. O guia do Guia PMBOK® afirma:
“As solicitações de mudança que tenham impacto sobre as linhas de base do projeto devem, em geral, incluir informações sobre o custo de implementação da mudança, modificações nas datas de cronograma, requisitos de recursos e riscos.”
Mudanças em caráter emergencial
Lembre que sempre é aconselhável incluir no Plano de Gerenciamento do Projeto procedimentos para lidar com mudanças emergenciais, aprovadas sem deliberação.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Deixar Um Comentário