Os profissionais certificados como PMP precisam comprovar ao PMI, regularmente, que continuam se desenvolvendo nas melhores práticas de gerenciamento de projetos.

Depois que você passa no exame de certificação, vem um sentimento de alívio e satisfação. Porém, em certo momento você se dá conta que a certificação não é para sempre!

Os profissionais certificados PMP devem acumular um mínimo de 60 Unidades de Desenvolvimento Profissional, conhecidas como Professional Development Units (PDUs), a cada 3 anos, a partir da data da obtenção da certificação inicial.

OBS: Quem tem a credencial CAPM® não necessita PDUs, uma vez que a exigência para quem é CAPM é refazer o exame dentro de 5 anos.

 

Como então obter as PDUs? Há vários modos de obtê-las. Alguns são pagos, porém muitas podem ser obtidas de forma fácil, sem esvaziar a sua carteira. Vamos então ver os modos de se qualificar para os requisitos de certificação continuada (Continuing Certification Requirements – CCR) do PMI.

1. O que é PDU?

PDU é a unidade de medida utilizada para quantificar atividades aprovadas de serviço profissional e aprendizagem. Essas atividades devem estar relacionadas a tópicos de Gerenciamento de Projetos consistentes com as áreas de conhecimento e os processos descritos no Guia PMBOK® e envolver recursos especializados apropriados.

O PMI utiliza as PDUs para quantificar os cursos aprovados e atividades profissionais exercidas pelas pessoas certificadas, buscando garantir a manutenção destas certificações.

Não é preciso estar exercendo a função ou o cargo de gerente de projetos para continuar acumulando PDUs.

Existem várias maneiras de se obter PDUs, conforme especificado no programa de Requisitos de Continuidade de Certificação (Continuing Certification Requirements – CCR), cuja descrição pode ser encontrada no próprio guia (handbook) da certificação PMP.

A regra básica é que cada uma (1) hora gasta em uma atividade de desenvolvimento profissional, aprendizado relacionado ao gerenciamento de projetos em atividade estruturada ou curso equivale a um (1) PDU.  Esta atividade ou um grupo de atividades relacionadas deve ter um mínimo de uma hora completa para ser aceito, podendo ser reportadas frações de 0,25 PDU a partir da primeira hora completa informada (em percentuais 0,25, 0,50 e 0,75). São permitidos dez minutos de intervalo para cada hora em programas que excedam uma hora de duração.

Participar de cursos e seminários é um meio ideal para estar em dia com as melhores práticas de gerenciamento de projetos. Além disso, muitas atividades que você exerce profissionalmente podem também ser contabilizadas como PDUs.

Atenção! Os PDUs só podem ser obtidos em atividades concluídas após a data da obtenção da credencial. Além disso, você não pode pleitear mais de uma vez a participação em um mesmo curso ou atividade.

2. PRAZO

Seu ciclo CCR de 3 anos inicia no dia em que você passa no exame. Se no dia do terceiro aniversário da sua certificação você não tiver cadastrado as 60 PDUs e pago a taxa de renovação, sua credencial fica na posição “suspensa”. Um ano após ter iniciado a suspensão, se os requisitos não tiverem sido atendidos, a credencial expira e você vai ter de fazer o exame novamente.

As datas do seu ciclo não mudam, independentemente de quando você renovar sua certificação. Se você já obteve PDUs suficientes para solicitar a renovação muito antes do prazo, renovar agora ou deixar para depois não altera as datas de seu ciclo de 3 anos.

3. TRIÂNGULO DE TALENTO DO PMI

‘Triângulo do talento’ é uma combinação de habilidades técnicas, habilidades de liderança e habilidades estratégicas e de gerenciamento de negócios, descrevendo as três áreas de competências que os empregadores informaram necessitar, descritas a seguir:

Gerenciamento Técnico de Projetos: Conhecimento, habilidades e atitudes relacionados com domínios específicos de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfolio. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: gerenciamento avançado de projeto, técnicas para melhorar EAPs, como reunir e documentar requisitos, práticas ágeis, gerenciamento de riscos, ferramentas de gerenciamento, etc.

Liderança: Conhecimentos, habilidades e atitudes  orientadas para a liderança que ajudam uma organização a alcançar seus objetivos de negócios. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: negociação, comunicação, motivação, resolução de problemas, resolução de conflitos, etc.

Gerenciamento Estratégico e de Negócios: Conhecimento e experiência na indústria ou organização na qual você trabalha, que melhora o desempenho e proporciona melhores resultados de negócios. Opções de educação nas habilidades deste domínio incluem cursos contendo: conhecimento do produto, conhecimento da indústria, análise de negócios, alinhamento da estratégia de inovação, alinhamento da estratégia do mercado, finanças, marketing, etc.

4. REQUISITOS PARA CONTINUIDADE DA CERTIFICAÇÃO

Categorias de PDUs

As categorias são divididas em dois grupos:

  • Educação: sem limite de PDUs
  • Contribuição com a Profissão: limite de 25 PDUs por ciclo para PMP, PgMP, PfMP e PMI-PBA e 12 PDUs para PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP.

4.1 EDUCAÇÃO

Na categoria “Educação” você deverá reportar no mínimo 35 PDUs, sendo que um mínimo de 8 PDUs deve ser reportado em cada uma das faces do “Triângulo do Talento”:

  • Gerenciamento de Técnico de Projetos: um mínimo de 8 PDUs devem ser conquistadas em educação focada na aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos relacionados com domínios específicos de Gerenciamento de Projetos, Programas e Portfólio (ex.: cronogramas, valor agregado, riscos, etc.).
  • Liderança, um mínimo de 8 PDUs devem ser conquistadas através da educação centrada na aquisição de conhecimentos, habilidades e comportamentos orientados à liderança, incluindo competências transversais que ajudam uma organização a alcançar seus objetivos de negócios (ex.: liderança de equipes, comunicação, negociação, etc.).
  • Gestão Estratégica e de Negócios, um mínimo de 8 PDUs devem ser obtidas em educação centrada na aquisição de conhecimento e experiência na indústria ou organização que você trabalha, que melhora o desempenho e proporciona melhores resultados de negócios (ex.: engajamento de partes interessadas, segurança).

Note que não há limite máximo para as PDUs na categoria educação. Todas as 60 PDUs para a certificação PMP, por exemplo, podem ser obtidas por meio de atividades de ensino.

4.1.1 Atividades de educação que geram PDUs

  • Cursos ou treinamentos oferecidos por Registered Education Providers (R.E.P.) do PMI são pré-aprovados e já apresentam a divisão de PDUs conforme o PMI Talent Triangle. 
  • Veja aqui alguns cursos que você pode fazer. Conheça mais sobre os R.E.P.s.
  • Cursos que tenham alguma ligação com o “PMI Talent Triangle”, como Escritório de Projetos, de Portfólio, Melhores Práticas, de ferramentas, Negociação, Liderança, etc., mesmo que não registrados junto ao PMI.
  • Cursos acadêmicos: Oferecidos por uma Universidade ou Faculdade.
  • Eventos de organizações, como os chapters do PMI.
  • Congressos, conferências, seminários ou simpósios: Estes eventos oferecem ótimas oportunidades de networking com os colegas da profissão e dão direito a PDUs pelas palestras (em geral con duração entre 1 e 2 horas) às quais você comparece.
  • Media online ou digital: Inclui webinars, podcasts, CD-ROMs interativos e vídeos.
  • Aprendizado informal compartilhando conhecimentos de gerenciamento de projetos com outros profissionais, em painéis ou fóruns de discussão, sessões de aprendizado e discussões estruturadas.

4.1.2 Aprendizagem Autodirigida

A categoria educação inclui “aprendizagem autodirigida”: Estas são atividades individualizadas envolvendo pesquisa realizada pessoalmente ou estudo, tais como:

  • leitura de artigos, livros ou manuais de instrução, blogs, wikis,  etc.
  • assistir a vídeos, usando CD-ROMs interativos, podcasts ou outras fontes de material;
  • ter discussões formais com os colegas, clientes ou consultores;
  • ser treinado ou orientado por um colega ou consultor;
  • se você tiver uma conta em Projectmanagement.com (um website do PMI) você pode entrar na seção de webinars e filtrar pela área de prática desejada. As PDUs serão creditadas automaticamente em sua conta do PMI se você tiver feito a ligação das contas.

Número máximo de PDUs que podem ser obtidas por aprendizagem autodirigida: 30 para PMP.

  • Mesmo que não mencionem explicitamente que geram PDUs, qualquer curso, conferência, seminário ou mesmo webinar relevante para sua educação em gerenciamento de projeto pode ser utilizado para manter a certificação.
  • Deve ser armazenada a Confirmação de Inscrição, Certificado ou Carta de Presença, informando o conteúdo e a qualificação do professor, para o caso de auditoria.
  • É importante observar não há limite nas PDUs da categoria Educação que o profissional pode obter durante um ciclo CCR.

É possível reivindicar PDUs mesmo quando o curso não menciona que gera PDUs

Mesmo que os cursos não mencionem explicitamente que geram PDUs, qualquer curso, conferência, seminário ou simpósios relevantes a sua educação em gerenciamento de projeto podem ser utilizados para manter a certificação, na Categoria Educação. Deve ser armazenada a Confirmação de Inscrição, Certificado ou Carta de Presença, informando o conteúdo e a qualificação do professor, para o caso de auditoria.

Horas de treinamento em cursos como COBIT,  ITIL  e SCRUM geram PDUs

Os treinamentos de ITIL e COBIT, embora não sejam baseados nas boas práticas do PMI, envolvem uma estrutura de gerenciamento de projetos e treinamento em gestão de TI e na estrutura de governança de TI, assim geram PDUs. O mesmo acontece com cursos Scrum.

Note que a certificação ITIL, COBIT ou ScrumMaster em si não gera PDU, somente as horas de treinamento realizados para obtê-las (categoria B: Educação Continuada).

4.2 CONTRIBUIÇÃO COM A PROFISSÃO

Com um limite máximo de 25 PDUs para PMP, a serem obtidas no ciclo de 3 anos. Os três elementos de “contribuição” e o número máximo de PDUs em uma destas categorias são os seguintes (para PMPs):

4.2.1 Criação de novos conhecimentos em gerenciamento de projetos

Todas as 25 PDUs relacionadas à contribuição com a profissão podem ser ganhas por “criação de conhecimento.

  • Envolve a autoria de livros ou artigos (mesmo que seja na newsletter de sua empresa), a apresentação de palestras em eventos, cursos, seminários, podcasts, webinars ou mesmo ser palestrante ou moderador de um painel ou discussão relevante. Note que tanto o tempo necessário para preparar ou criar este conhecimento, quanto o tempo para apresentá-lo, contam PDUs

4.2.2 Serviço voluntário

Todas as 25 PDUs relacionadas à contribuição com a profissão podem ser ganhas por “criação de conhecimento.

  • Uma (1) hora de serviço voluntário é igual a um (1) PDU.
  • Junto ao PMI: Atuando como voluntário nos congressos e eventos promovidos pelo PMI ou pelos Chapters ou junto aos grupos de revisão dos guias do PMI.
  • Atuar como Diretor ou membro de um comitê, junto a um Chapter ou Comunidade de Prática do PMI ou outra organização ligada a gerenciamento de projetos.
  • Outros serviços voluntários: Você pode oferecer os seus serviços profissionais em uma organização fora do seu ambiente de trabalho profissional. Você pode trabalhar como um diretor ou como um voluntário de uma organização de gerenciamento de projetos. Ou ainda, você pode prestar serviços voluntários como gerente de projetos para a comunidade ou para um grupo de caridade.

4.2.3 Trabalhar como um profissional em gerenciamento de projeto

Um máximo de 8 PDUs pode ser ganhas por trabalhar como um profissional.

  • Exercer atividades ligadas a gerenciamento de projetos por um mínimo de 6 meses dentro de um período de 12 meses.
  • Novos certificados ou aqueles cujo ciclo expirou depois de 01/dez/2015 podem solicitar 08 PDUs por ciclo de 3 anos
  • Documentação exigida mediante pedido de auditoria: prova de emprego (trabalho)

5. COMO REPORTAR

Os profissionais certificados são responsáveis por reportar suas atividades conforme elas ocorram.

Os dados necessários podem ser encontrados em seu certificado de conclusão do curso ou no certificado de participação no evento (caso você o tenha). Além disso, reuniões e encontros curtos, sem certificado, também podem ser cadastrados.

Para cadastrar suas PDUs:

5.1 Se for curso promovido por um R.E.P. (Registered Education Provider) do PMI

OBS: Nem todos os cursos dos R.E.P.s estão cadastrados. Se o curso não estiver listado, cancele e reinicie o processo conforme instruções no tópico “Se for um curso não cadastrado no CCRS”, a seguir.

  • Na tela “Report PDUS“, em “EDUCATION”, selecione “Course or Training
  • No campo “Provider” selecione o nome do R.E.P. que promoveu o curso;
  • No campo “Activity”, insira qualquer palavra que faz parte do nome do curso e selecione entre os cursos listados;
  • Description:  É opcional e já deve estar preenchido caso tenha feito o curso em um R.E.P;
  • Date started: Data de início do curso;
  • Date completed: Data de final do curso;
  • URL: Website da empresa que forneceu o curso (opcional);
  • Contact Person: Pessoa de contato na empresa que forneceu o curso (opcional);
  • Contact Phone: Telefone de contato na empresa que forneceu o curso (opcional);
  • Contact Email: E-mail de contato na empresa que forneceu o curso (opcional);
  • Informe o número de PDUs do evento nas categorias TechnicalLeadership e Strategical. Se o treinamento estiver cadastrado no sistema pela empresa R.E.P., o número de PDUs do evento é apresentado automaticamente. Se você não participou do evento completo, informe a quantos PDUs você tem direito (1 PDU = 1 hora, em incrementos de 0,25 h).
  • Confira se está tudo OK, marque “I agree this claim is accurate” e clique <Submit>;

5.2 Se for um curso ou um evento não cadastrado no CCRS

Os PDUs não precisam ser obtidos através do PMI, dos R.E.P.s ou dos chapters. PDUs na categoria Educação podem ser obtidos participando de cursos, conferências, seminários ou simpósios relevantes a educação em gerenciamento de projetos oferecido por empresas de treinamento NÃO registradas no PMI, incluindo treinamentos (ou webinars) oferecidos por empresas, outro profissional ou associação profissional, ou uma empresa de treinamento que não seja membro do programa R.E.P. do PMI.

Além disso, nem todos os treinamentos oferecidos pelos R.E.P.s estão cadastrados. Se seu treinamento não estiver cadastrado, faça o seguinte:

  • Na tela “Report PDUS“, em “EDUCATION”, selecione “Course or Training
  • No campo “Provider” selecione ou escreva o nome da empresa que promoveu o curso, se esta não estiver listada;
  • No campo “Activity”, escreva o nome do curso;
  • Description:  É opcional. Preencha dados do curso;
  • Date started: Data de início do curso;
  • Date completed: Data de final do curso;
  • URL: Website da empresa que forneceu o curso (opcional);
  • Contact Person: Pessoa de contato na empresa que forneceu o curso (opcional);
  • Contact Phone: Telefone de contato na empresa que forneceu o curso (opcional);
  • Contact Email: E-mail de contato na empresa que forneceu o curso (opcional);
  • Informe o número de PDUs do evento nas categorias TechnicalLeadership e Strategical, conforme descrito abaixo. Busque no certificado emitido pela empresa de treinamento se os PDUs em cada área são informados. Se não estão, decida você mesmo;
  • Confira se está tudo OK, marque “I agree this claim is accurate” e clique <Submit>;

5.3 Se for evento promovido por uma seção (chapter) do PMI

  • Na tela “Report PDUS“, em “EDUCATION”, selecione “Organization Meetings
  • No campo “Organization/Host” selecione o nome do chapter que promoveu o evento;
  • No campo “Title”, insira qualquer palavra que faz parte do nome do evento e selecione entre os eventos listados;
  • Meeting Number:  É opcional e já deve estar preenchido caso o evento seja promovido por um chapter;
  • Description:  Descrição opcional;
  • Date started: Data de início do evento;
  • Date completed: Data de final do evento;
  • Informe o número de PDUs do evento nas categorias TechnicalLeadership e Strategical. Se o treinamento estiver cadastrado no sistema pelo chapter, o número de PDUs do evento é apresentado automaticamente. Se você não participou do evento completo, informe a quantos PDUs você tem direito (1 PDU = 1 hora, em incrementos de 0,25 h).
  • Confira se está tudo OK, marque “I agree this claim is accurate” e clique <Submit>;

5.4 PDUS de Auto-Estudo

  • Na tela “Report PDUS“, em “EDUCATION”, selecione “Online“, “Read” ou “Informal Learning“;
  • Insira dos demais dados confome solicitado
  • Description:  Descrição opcional;
  • Date started: Data de início;
  • Date completed: Data de final;
  • Informe o número de PDUs do evento nas categorias TechnicalLeadership e Strategical, conforme descrito acima;
  • Confira se está tudo OK, marque “I agree this claim is accurate” e clique <Submit>;

5.5 PDUS de Atividades Voluntárias

  • Na tela “Report PDUS“, em “GIVIN BACK”e selecione a atividade desenvolvida
  • Insira dos demais dados confome solicitado
  • Description:  Descrição opcional;
  • Date started: Data de início;
  • Date completed: Data de final;
  • Informe o número de PDUs. Não é necessário dividir as PDUs nas 3 categorias;
  • Confira se está tudo OK, marque “I agree this claim is accurate” e clique <Submit>;

Em poucos minutos vai vir um e-mail informando que sua solicitação foi recebida em geral no mesmo dia você recebe outro e-mail informando que a mesma foi aprovada.

6. COMO TRANSFERIR PDUs PARA O PRÓXIMO CICLO

Se você tiver mais PDUs que o necessário para completar seu ciclo CCR, você pode aproveitar até o máximo de 20 PDUs obtidas no último ano do seu ciclo atual, para o próximo ciclo!

Atenção! Somente as PDUs excedentes obtidas no último um ano (12 meses) do ciclo de sua certificação podem ser transferidas.

Em seu relatório, “PDUs applied from a previous cycle” são as PDUs que você ganhou a mais do que o necessário no ciclo anterior e foram transferidas para o próximo ciclo. “PDUs available to apply to the next cycle” são as PDUs que estão sobrando no ciclo atual e poderão ser usadas no próximo ciclo de 03 anos.

7. AUDITORIA

Todos os certificados PMP que solicitam PDUs devem manter um arquivo pessoal, com todas as evidências, certificados, notas e datas das discussões ou leituras, cartas, agendas de cursos, publicações ou outros documentos que suportem as atividades reportadas, para ser apresentado caso o PMI solicite para fins de auditoria. Um percentual de profissionais será randomicamente selecionado e auditado a cada ano. Portanto, a documentação deve ser mantida por pelo menos 18 meses após o final do Ciclo CCR.

OBS: Não existe o conceito de “validação” de PDUs previamente à submissão.

8. TAXAS

Para cadastrar os PDUs não é necessário pagar nada.

No final do ciclo de 3 anos há uma taxa de renovação de US$ 60 para os filiados ao PMI e de US$ 150 para os que não são filiados. Quando você completa 60 PDUs, automaticamente a taxa de renovação vai para o seu ‘carrinho de compras’ do site. Você deve ir até lá e validar a compra.

Próximo da data de sua renovação você irá receber um e-mail do PMI com instruções.

Filiados antigos têm o benefício de renovar a filiação ao PMI por US$65, assim, vale a pena renovar a filiação ao PMI antes de renovar a certificação (US$65 + US$60 = US$125), pois não filiados pagam US$ 150.

Porém, se você não é filiado ao PMI ou deixou de renovar sua filiação, não têm mais o benefício da redução do valor da filiação, pois o desconto para novos filiados foi extinto. Assim, financeiramente, não vale a pena renovar a filiação ao PMI antes de renovar a certificação.

9. SUSPENSÃO OU CANCELAMENTO DA CERTIFICAÇÃO

Caso você não registre os PDUs ou pague a taxa, você vai ser colocado em um status de suspensão. O período de suspensão tem duração de um ano (12 meses) e você não pode se referir a si mesmo como PMP. Se você não concluir o processo de renovação dentro do período de suspensão sua credencial vai expirar.

Note que mesmo pagando dentro desse um ano a próxima data de seu ciclo não muda. Ou seja, depois que você sai do status suspenso e é reintegrado ao status ativo seu ciclo de 3 anos continua relacionado à data que você obteve a certificação.

10. MÚLTIPLAS CERTIFICAÇÕES

As PDUs que você ganhar para manter as credencias PgMP, PfMP, PMI-PBA, PMI-SP, PMI-ACP e PMI-RMP também podem ser utilizadas para manter a certificação PMP. Note, porém, que as PDUs obtidas para PMI-SP, por exemplo, devem ser da área especializada de cronograma de projetos e não podem ser usadas para a Credencial PMI-RMP.

11. GUIA COMPLETO

O PMI liberou a versão traduzida para a língua Portuguesa do Manual dos Requisitos de Certificação Continuada (CCR) contendo as atividades de desenvolvimento profissional em que você obtém unidades de desenvolvimento profissional (PDUs) para manter sua credencial.

Clique aqui e baixe um guia completo em Português  (em PDF) com tudo que você deve saber sobre PDUs

Versão oficial em Inglês guia do PMI com orientações sobre os PDUs: CCR Program Handbook

Há várias outras formas de obter PDUs. Maiores informações podem ser encontradas aqui no website do PMI. Um guia de como usar o sistema de cadastramento na internet pode ser encontrado em http://www.pmi.org/Help/ccrs_user/default.htm (em inglês).

Para respostas do PMI (em Inglês), sobre as dúvidas mais frequentes: http://www.pmi.org/Certification/Certification-FAQ.aspx#audit