Olá Pessoal,

Gostaria de registrar a importância de ter apoio de especialistas em gerenciamento de projetos para alcançar a certificação. Você pode dizer que “conhece” pessoas que passaram na prova sem abrir o PMBoK, sem ter realizado simulados, sem ter participado de cursos e sem ter tido uma mentoria.

Bom, como tudo na vida, esse cenário cai no “depende”! Depois de ter falhado em 06/11, decidi assumir que o exame pede mais dedicação, quebras de paradigmas, certeza do entendimento dos conceitos propostos pelo PMI, orientação de como e onde se concentrar para responder as questões. Esse é um ponto importante: saber responder as questões! Se quiser ter razão sobre o que o PMI orienta, é melhor fazer isso APÓS o exame – sem ter a garantia de sucesso, uma vez você está assumindo “SUAS melhores práticas!”.

O treinamento proposto pela PMTech ministrado de forma incrível pelo Mauro Sotille – online ao vivo, trouxe uma visão ampla dos dois lados da mesma moeda: como gerenciar projetos e como passar no exame. Sua atenção e respeito com TODAS as perguntas dos alunos foi vital, uma vez que cada dúvida individual certamente alcançava 80% da turma. A didática, paciência, raciocínio lógico entre os grupos de processos e áreas de conhecimento, identificação clara das tais “entradas / ferramentas e técnicas / saídas”, exemplos de sua própria vivência no mundo de gerenciamento e seus exemplos simples (como atividade de “cortar uma grama” em 2 dias), de como aplicar o que estávamos vendo nas aulas, finalizando com um simulado voltado para o exame com uma ampla explicação da resposta correta e o porquê não poderia ser as outras alternativas, foram fundamentais.

Assim, ao final do treinamento, eu saí com uma convicção de que tinha feito a escolha certa e estava alinhada com meus objetivos pessoais e profissionais! O meu projeto era conquistar essa certificação de extrema importância para um profissional de TI que pretende alcançar níveis mais alto dentro das organizações e ter a oportunidade de pôr em prática todos esses conceitos de melhores práticas.

Hoje, 12 de dezembro, estou com minha certificação PMP depois de mais de 10 anos tentando achar um jeito de consegui-la “sem muito esforço!”.

Quer sua certificação?

  1. Avise sua família e amigos de que você está em um projeto de curta duração o qual exige sua total atenção. Eles precisam te apoiar, te policiar, te incentivar e entender essa sua fase. Nesse momento, você acabou de aumentar as partes interessadas no seu projeto, e o seu compromisso agora não está só contigo em concluir esse projeto.
  2. Pague e marque a prova para uma data, no mínimo com 60 dias de antecedência, e que não possa mais ser mudada. Quem estuda sem ter uma prova marcada, estuda sem objetivo! Tenha uma data realista para conclusão do seu projeto.
    “Estou estudando pra uma prova que nem marquei ainda. Estou esperando ficar bom nisso e depois eu marco! Não marquei ainda porque estou sem tempo pra estudar de verdade, apesar de precisar muito desse certificado!” 
  3. Aproveite o tempo (o qual você não tinha antes de marcar a prova!) e faça um belo planejamento. Defina as metas diárias, semanais e inclusive aos finais de semana!
  4. Cerque os assuntos – ou defina o escopo, como preferir! Seja por grupo de processos ou por área de conhecimento. Eu sugiro cercar por grupo de processos: Iniciação, Planejamento, Execução, Monitoramento e Encerramento. Cercar é saber como e porque chegou nesse processo, o que impediria de você chegar ou sair dele ou mesmo porque voltar nele, quem deve ou poderia estar envolvido nesse momento, analisar os passos lógicos e documentos corretos para dominar esse processo. Por exemplo, é impossível ter uma estimativa detalhada na Iniciação. Se é detalhada, você não está mais na Iniciação.
  5. Procure especialistas em preparação – RECOMENDO A PMTECH.
  6. Faça muitos simulados por área de conhecimento – RECOMENTO O DA PMTECH.
  7. Se dedique de verdade, pois o resultado será proporcional ao seu esforço e dedicação!
  8. Se for o que realmente almeja, NÃO DESISTA!

Finalmente, desejo boa sorte – digo, no planejamento – aos candidatos ao título de PMP e torço para não só alcançar esse objetivo mas também para concretizar essa busca para sua satisfação pessoal e profissional!

 

Um abraço,

Alexandre Ferreira, PMP – 12/12/2020