Definir o que queremos obter através de resultados de qualidade é muito importante para que possam existir parâmetros e métricas para a avaliação.
É comum observar a confusão entre garantia da qualidade e controle da qualidade. Desse modo, torna-se comum acompanhar equipes de garantia da qualidade executando tarefas relacionadas com o controle de qualidade.
Nesse artigo busco resumir as diferenças entre os processos Realizar a Garantia da Qualidade e Realizar o Controle da Qualidade.
Gerenciamento da Qualidade
O gerenciamento da qualidade inclui tanto a garantia da qualidade quanto o controle da qualidade, pois ambas as abordagens são necessárias para garantir que o produto ou serviço final atenda aos requisitos de qualidade.
Qual a diferença?
Em teoria, a diferença é que as atividades de garantia de qualidade são proativas e destinadas a impedir a produção de produtos não conformes. As atividades de controle de qualidade são reativas, destinadas a detectar e separar produtos não conformes usando mecanismos de inspeção e testes.
Na prática, a diferença é que a garantia de qualidade estabelece as regras e os padrões para atingir a qualidade do produto, e o controle de qualidade inspeciona e testa o produto em relação às regras e padrões predefinidos.
Garantia da Qualidade
A garantia da qualidade se concentra em fornecer confiança de que os requisitos de qualidade serão atendidos. Consiste de um conjunto sistemático e planejado de ações para determinar se as atividades estão de acordo com as políticas e processos planejados. Se o planejamento for seguido, o cliente adquire confiança nos produtos e serviços, os quais provavelmente estarão de acordo com suas necessidades (requisitos). A responsabilidade pela garantia da qualidade em uma empresa ou empreendimento deve ser atribuída aos funcionários envolvidos com a implantação da política de qualidade.
Responsabilidades usuais da área de Garantia da Qualidade
- Controle de documentos
- Controle de Mudança
- Material não conforme – Investigação & Disposição
- Controle de Design
- Lançamento de Software
- Avaliação e Monitoramento de Fornecedores
- Ação Corretiva de Fornecedores
- Auditorias Internas de Qualidade
- Desenvolvimento do Plano de Amostragem de Inspeção
- Ação corretiva e preventiva
- Revisão do gerenciamento do sistema de qualidade
- Controle de Registros de Qualidade
- Seleção de Técnicas Estatísticas
- Atendimento à Reclamações do cliente
- Controle ambiental
- Controle de Etiquetas
- Versão final / final do produto
- Lançamento de produto finalizado
- Registro mestre de dispositivos
- Registro de histórico de dispositivos
- Análise de tendências de qualidade
Controle de Qualidade
O controle da qualidade se concentra em medir e corrigir problemas de qualidade. Envolve a comparação de resultados com os padrões aplicáveis. Qualquer desvio identificado na comparação e avaliação é passível de registro de não conformidade. A não conformidade, assim que for identificada, deve seguir os passos descritos no plano para seu devido tratamento. O controle de qualidade permite assegurar que o produto funcione de forma correta (dentro dos padrões) e os requisitos sejam atendidos.
Responsabilidades usuais da área de Controle da Qualidade
- Inspeção de Materiais
- Manuseio e Armazenamento de Materiais
- Material não conforme – Inspeção e Segregação
- Aprovação de mudanças realizadas em produtos
- Controle e Calibração de Dispositivos de Monitoramento e Medição
- Inspeção e teste de produtos em processo
- Inspeção Final do Produto
- Monitoramento ambiental
- Inspeção de Rotulagem
As afirmações a seguir ajudam a diferenciar controle e garantia da qualidade
Realizar a Garantia da Qualidade
Realizar o Controle da Qualidade
- Está relacionada aos processos para criar as entregas
- Está relacionado ao produto (ou serviço, resultado) criado
- É relacionada a processos de execução
- É um processo relacionado a monitoramento e controle
- É realizada enquanto o trabalho está sendo feito para criar as entregas
- É realizado depois que o trabalho foi completado e a entrega foi criada
- Envolve auditoria e análise de processos
- Envolve inspeção dos produtos
- Analisa os processos definidos para recomendar ações corretivas ou preventivas
- Identifica fraquezas em processos e os aperfeiçoa, ajudando a estabelecê-los
- Inspeciona (testa) as entregas para recomendar reparo de defeitos
- Verifica se um produto específico tem um atributo específico
- Medições do controle da qualidade são entradas para esse processo – usadas para análise de processo
- Medições do controle da qualidade são saídas desse processo
- É uma função administrativa ou gerencial
- É responsabilidade da equipe / do funcionário
- Avalia se o controle de qualidade está funcionando
Em resumo:
- A garantia da qualidade ajuda a estabelecer padrões e processos para garantir que os requisitos de qualidade sejam atendidos, enquanto o controle da qualidade mede o desempenho real em relação a esses padrões e processos.
- A garantia da qualidade ajuda a identificar problemas potenciais antes que eles ocorram, enquanto o controle da qualidade ajuda a identificar problemas reais e a corrigi-los.
- A garantia da qualidade ajuda a garantir que os processos sejam executados corretamente, enquanto o controle da qualidade ajuda a garantir que os resultados sejam de alta qualidade.
- A garantia da qualidade ajuda a garantir que os requisitos de qualidade sejam comunicados claramente a todas as partes interessadas, enquanto o controle da qualidade ajuda a garantir que esses requisitos sejam atendidos
Para um arquivo em PDF com essas informações, acesse aqui.
Especialista em gerenciamento de projetos, programas, PMO e riscos. Com 25 anos de experiência em gerenciamento de projetos, foi responsável por mais de 50 projetos em diversos países. Atuou em empresas como Hewlett-Packard, Saab Sweden e Dana. É Diretor da PM Tech (www.pmtech.com.br), onde fornece capacitação profissional e consultoria a organizações na implantação bem-sucedida de cultura corporativa de Projetos. Foi Mentor do Project Management Institute (PMI) para o Brasil, Presidente do PMI-RS e membro da equipe que desenvolveu o Guia PMBOK® e outros guias. Certificado pelo PMI como Project Management Professional (PMP) desde 1998, Risk Management Professional (PMI-RMP) e PMO-CC, é autor de livros sobre Gerenciamento de Projetos, Escritórios de Projetos (PMO) e Certificação PMP. Doutorando em Administração de Empresas, possui MBA em Administração, pós-graduação em Computação e graduação em Informática e em Engenharia Mecânica. É professor convidado junto à Fundação Getúlio Vargas e outras instituições. Entre em contato comigo clicando aqui ou siga-me nos links abaixo.
Caro Mauro,
Como podemos encarar esta diferença Garantia vs. Controle, quando a abordagem deixa de ser produto e passa a ser Serviço? Podemos, neste segmento, encarar Produto ou Serviço como um gênero único?
O gerenciamento da qualidade se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza das suas entregas. Entregas podem ser produtos, serviços ou resultados.
Abs, Mauro
Gostei muito, está tudo bem claro e objetivo!
Caro Mauro, estou cursando Tecnologia em Logística e pretendo seguir carreira na área de Garantia da Qualidade, você poderia me indicar qual curso devo fazer? Obrigada
Oi Fernanda, nessa área há vários cursos, como Auditor da Qualidade, Controle Estatístico de Processo ou mesmpo pós -graduação em gestão da qualidade. No que se refere a gerenciamento de Projetos o Curso de Capacitação em Gerenciamento de Projetos tem um modulo sobre gerenciamento da qualidade em Projetos. Abs.
Olá Mauro. Trabalho numa empresa de alimentos, onde antes existia apenas o departamento de controle de qualidade e a responsável atuava como controle e garantia da qualidade. Hoje foi dividido, no entanto, está dificil entender o que é de responsabilidade de um ou de outro. Exemplo: treinamentos de BPF, 5S, orgãos fiscalizadores, revisão e elaboração de documentos, auditorias de clientes e orgãos, acompanhamento de produção, controle de pragas…
Aqui a tendência é achar que Garantia fica apenas com a parte burocrática, só documentação.
Abraços,
Caro Mauro.
Em uma pequena empresa de alimentos, com menos de 15 funcionários, e que quer se adequar à Anvisa, um profissional poderia exercer a função de Controle e Garantia de Qualidade ao mesmo tempo?
Flávio, em empresas menores, como a tua, o departamento de Qualidade em geral atua como Controle e também como Garantia. Já em empresas maiores, são dois setores distintos.
Na indústria o Controle de Qualidade está relacionado ao produto, sendo responsável por fiscalizar, realizar análises físico-químicas, aprovar as matérias-primas e inspecionar se os produtos acabados estão atendendo a especificação.
Já o setor de Garantia de Qualidade é responsável por garantir que as políticas, procedimentos e requisitos de qualidade (produção, pessoas, equipamentos, departamentos, etc.) de todas as áreas estão sendo cumpridos, realizar auditorias e treinar os colaboradores em qualidade e segurança (de alimentos, no teu caso).
Boa tarde!
Prezado Mauro,
poderia informar se o Controle de Qualidade também pode atuar como Garantia de Qualidade, ou devem ser setores distintos?
As RDC’s 47 e 48 nos deixa em dúvida quanto a isso.
É importante não confundir os processos com quem executa os processos.
Controle da qualidade está ligado a fazer o teste, a inspeção, os ensaios, a amostragem, etc., visando verificar o cumprimento dos requisitos técnicos de acordo com as especificações previamente definidas. Normalmente o controle da qualidade é executado pelo testador / inspetor, que segue uma lista de verificação previamente definida, por exemplo, e verifica se o produto passa ou não passa.
Garantia da Qualidade está ligado a planejar o que deve ser feito (as ações) para garantir que um produto (ou serviço) irá satisfazer todos os requisitos de qualidade em seu uso previamente estabelecido. Devem ser planejados os recursos, as instalações, as aquisições, a manufatura e o próprio controle da qualidade, entre outros. A Garantia da Qualidade exige pessoal qualificado em gestão de processos, projetos, normas, protocolo, boas práticas de fabricação, gestão de mudança, auditoria, etc.
O ideal é ter duas equipes, porém nada impede que, em uma organização menor, a mesma equipe exerça os dois papéis, no entanto há vários riscos, uma vez que quem define os processos é quem também os aplica.
Porque há riscos em a Garantia da Qualidade e o Controle da Qualidade serem em um mesmo setor?
Em uma empresa organizada adequadamente, a garantia de qualidade é independentemente da fabricação e das operações, e o controle de qualidade reside na fabricação e nas operações. Por que?
O grupo de grupo de garantia de qualidade deve ser independente. Independência das operações de fabricação e autoridade adequada é o que valida a garantia de qualidade como garantia de qualidade, de acordo com as regulamentações da FDA e ISO 13485. Liberdade ou independência organizacional não exige, necessariamente, que a garantia de qualidade seja um grupo autônomo; no entanto, não deve haver conflito de interesses. Porém, normalmente, é muito desafiador remover todos os conflitos de interesse do pessoal de garantia de qualidade sem separar esses indivíduos em um grupo independente ou posição organizacional.
Há muitos conflitos de interesse que vêm à mente quando a garantia de qualidade não é separada do controle da qualidade, como as estruturas de relatórios, métricas de cada departamento e metas / indicadores de desempenho. O mais importante é manter uma abordagem imparcial ao tomar decisões de qualidade.
Mauro, uma dúvida: o Recall de Segurança se encaixaria em qual das 2 áreas: Controle de Qualidade ou Gestão da Qualidade?
O Recall (uma solicitação para devolver, trocar ou substituir um produto depois que se descobre defeitos que podem prejudicar o desempenho, prejudicar os consumidores ou gerar problemas legais para os produtores) é consequência da falta de gerenciamento da qualidade como um todo. Vai desde o planejamento da qualidade, passando pela garantia da qualidade e implementando procedimentos de controle de qualidade projetados para reduzir o risco de – e talvez até prevenir – grandes despesas com recall de produtos. Um bom controla da qualidade pode evitar recalls de produtos devido a questões de segurança ou peças construídas incorretamente.
Muito bom o conteúdo! Obrigado!
Caro Mauro,
Quanto ao campo da gestão da qualidade ? Seria redundante aos dois exemplificados no artigo ou pode-se tratar de forma independente com responsabilidades e atuações específicas ?
Vale um incremento no artigo?
Oi. O gerenciamento da qualidade inclui tanto a garantia da qualidade quanto o controle da qualidade. A garantia da qualidade se concentra em fornecer confiança de que os requisitos de qualidade serão atendidos, enquanto o controle da qualidade se concentra em medir e corrigir problemas de qualidade. Ambas as abordagens são necessárias para garantir que o produto ou serviço final atenda aos requisitos de qualidade.
Vou atualizar o artigo. Abs.