Fui aprovado em Dezembro/2017. Para isso, intensifiquei minha preparação para realizar a prova ainda na 5ª edição do Guia. Fiz a prova dia 19.12.17 e iniciei “forte” minha rotina de estudos no dia 28.10 (Menos de 2 meses). Na média, aproximadamente 3,5h por dia de estudos, pois aproveitava todos meus “intervalos” e tempo em casa.

Preparação:

  1. Fiz Online em Curitiba e não passei pela auditoria. Fiquei em um Hotel no centro de Curitiba e fui um dia antes. Achei ótima esta estratégia;
  2. Como parte da minha preparação, realizai o curso preparatório da PM Tech. Fica a sugestão, pois o material, dicas e simulado disponibilizado facilita muito a aprovação;
  3. Primeiramente li o Guia PMBOK e utilizei uma caneta marca texto para assinalar tudo que julgava importante;
  4. Juntamente com a leitura do Guia, realizava resumos escritos à mão, sobre os tópicos mais importantes;
  5. Fiz 4 simulados disponibilizados no CD da PM Tech, todos sem uso do cronômetro. Com isso, eu marcava e lia cada resposta, até aquelas que tinha certeza estarem corretas, pois sempre aproveitava alguma dica. FAÇA DIFERENTE: Faça alguns simulados com tempo, pois senti que este ritmo me fez falta no decorrer da prova;
  6. Faça resumos e cole nas paredes do quarto (ou onde achar melhor). Meus resumos foram:
    6.1 Fluxo de Processos disponibilizados pelo Ricardo Vargas;
    6.2 Gurus da Qualidade e suas ferramentas/técnicas;
    6.3 Sete (7) ferramentas da Qualidade;
    6.4 Fórmulas do Valor Agregado;
    6.5 Diferenças entre: Maslow, MC Gregor e Ouchi, Herzberg, Mc Clelland, Halo, Vroom e etc.
  7. Criei lógicas para saber e entender todos os processos do Guia. Exemplo: Planejamento sendo TREC + 1 processo de cada área. Explicando – Tempo (6 processos), Riscos (5 processos), Escopo (4 processos), Custos (3 processos) e 1 processo das demais áreas (Integração, Qualidade, Aquisições, PI, RH e Comunicação). Dentre outras lógicas.
    Com isso, soube todos os 47 processos e suas principais saídas, entendendo muito bem a lógica ao invés de simplesmente decorar estes processos;
  8. 1x por semana escrevia sobre detalhes que podem confundir em alguns momentos e treinava com resumos para analisar se meu entendimento estava claro. Exemplos:
    8.1 Escrevia todas as fórmulas do Valor Agregado;
    8.2 Contratos (Tipo e uso);
    8.3 Técnicas para resolução de Conflitos (Nome e resultado);
  9. Na última semana de preparação escrevia todos os processos e sua principal saída, antes de iniciar os estudos.
  10. Aos finais de semana sempre descansava e/ou estudava pouco aos domingos (Apenas lia dicas do Blog dicasgp.pmtech.com.br ou via vídeos sobre o assunto).

Sobre a prova:

  1. Fiz Online e solicitei tradução e achei ótima. Imaginava que poderia haver algum tipo de confusão, mas não ocorreu;
  2. Iniciando a prova escrevi todos os 47 processos na folha de rascunho e as fórmulas de Valor Agregado. Cuidado para não perder tanto tempo nisso, pois demorei mais de 20 minutos!
  3. Haviam muitas questões de IDC, IDP, ENT e etc. Você precisa estar seguro sobre isso. Somente uma questão exigia cálculo, o restante era apenas interpretativo (“pega ratão”);
  4. Caíram duas ou três questões relacionadas a Folga;
  5. O uso do resumo da Dica 2 Sobre a prova, faz-se muito importante para as questões situacionais. Listar os processos e entender a lógica, ajuda nas Questões que dizem “Você fez A e B. O que faria a seguir?”
  6. Algumas questões sobre qualidade. Você precisa conhecer as sete ferramentas e os Gurus. Faça os resumos visuais da Dica 6 sobre a Preparação.
  7. Entenda claramente a diferença entre: Realizar a Garantia da Qualidade X Controlar a Qualidade;
  8. Também entenda claramente a diferença entre: Validar o Escopo X Controlar o Escopo;
  9. Muitas questões sobre Partes Interessadas X Conflitos X Comunicações (Questões do tipo “O que você faria?”);
  10. Algumas questões sobre Mudanças (Questões envolvendo processos e do tipo “O que você faria?”);

Tenho alguns resumos e materiais que podem ajudar. Caso precisem