Olá rapaziada!

Fui convidado pelo nosso ilustríssimo professor Mauro Sotille a dar meu depoimento aqui de como foi todo meu processo de estudo até conseguir a aprovação/certificação PMP.

Pois então, tudo começou com a decisão acertadíssima de me inscrever no curso on-line de Capacitação em Gerenciamento de Projeto e Preparação para prova PMP.

Apesar do cansaço do dia a dia de trabalho, assistir as aulas a noite foi um desafio, mas se mostrou muito importante e proveitoso. Várias dicas sobre o conteúdo e prova foram dadas, esclarecimentos de dúvidas que surgiram, os simulados,  etc. Decisão acertadíssima.

Durante esse período das aulas, me dediquei a assistir as aulas durante a semana a noite, enquanto que durante o dia nos momentos de translado para o trabalho tanto na ida quanto na volta e alguns momentos nos finais de semana me dediquei a leitura do PMBok 6° Edição, conforme orientação do próprio professor e de muitos que conheço que passaram na prova, onde se mostrou muito proveitosa para aquisição especialmente dos conceitos e definições próprios do PMI que caem sim na prova,.

Encerrado o curso on-line, tomei a seguinte decisão: vou fazer a leitura da apostila do curso a noite quando chegar do trabalho. Então fui eu lá, seguindo cada uma das áreas de conhecimento e processos, onde ao final de cada um fazia o simulado da apostila e então posteriormente me dedicava a fazer 4 a 5 simulados específicos de cada área de conhecimento para ajudar na fixação do conteúdo e ao mesmo tempo já começar a me familiarizar com o jeitão da prova (lembrando que nesse primeiro momento não me preocupava muito com o timer de duração da prova).

Ah, vale lembrar que a leitura do Pmbok não tinha se encerrado ainda, continuei durante o dia até chegar ao seu final (incluindo o glossário).

Finalizado a leitura da apostila, chegou a hora e o momento de fazer os simulados completos da prova e já de olho inclusive na administração do timer (reloginho da prova) dentro do indicado pelo professor: 50s para cada questão, mas achava que 1:00 min por questão seria suficiente para toda a prova.

Vale lembrar que iniciei a preparação com o curso on-line em Agosto/2020 e seguiu os estudos e preparação até inicio de outubro, quando cheguei na hora de iniciar a preparação com execução dos simulados completos.

Me planejei da seguinte forma: chegar do trabalho quase 19:00 e fazer simulados das 200 questões não iria ser efetivo, então durante a semana fazia sempre os simulados parciais, 100 questões por exemplo, com 2 horas controlando esse tempo.

Aos finais de semana fazia sempre aos sábados o simulado completo das 200 questões e 4:00 horas.

O primeiro simulado completo pra mim foi uma ducha de agua fria: não consegui administrar o relógio e a prova acabaroa antes de responder as 7 ultimas questões e o resultada me reprovaria. Até fiz a questões mesmo sem o tempo, e me animou um pouco mais que das 7 acertaria 5 ou 6 se não me engano e o que me faria passar.

Precisava então domar o relógio da prova, essa era o ponto chave passei a pensar.

Um ponto também muito importante que eu acho que contribuiu bastante foi o fato de que sempre ao final dos simulados me dedicava passar a conferencia das explicações das respostas de todas as questões que havia errado e também as que havia ficado em dúvida e mesmo assim acertado.

Seguiu-se então durante todo o mês de outubro esse ritimo durante a semana e aos sábados, porém quando chegou novembro (faltando 1 mês para a prova), passei a fazer simulados completos também aos domingos o que se mostrou muito bom, pois ajudou demais na fixação do conteúdo e aprimorar o domínio do relógio. Tirando o primeiro, em todos os simulados completos (200 questões) ou parciais (100 questões), passaria em todos e sem problemas com tempo.

Vi então que estava preparado, mas o frio da barriga foi se acentuando quando chegava o dia da prova que havia marcada para 11/12/2020 no local credenciado no RJ.

Acho que cabe também, compartilhar a epopéia que foi a realização da prova. No dia 10/12 viajei para o RJ onde ficaria na casa de parentes para a prova do dia 11/12, porém para minha surpresa ao chegar ao RJ e contatar o local da prova para confirmar o localização, fui surpreendido pela informação que o local estava fechado devido aos protocolos de Covid e a prova havia sido cancelado.

E contato com o PMI no mesmo dia, me informaram simplesmente que me enviaram um comunicado em Outubro do cancelamento, mas o que tenho a plena certeza que não recebi pois vigiava até minha caixa de SPAM já que ficava cabreiro por essa questão do COVID poder cancelar a prova.

A opção era ou remarcar a realização local para Janeiro, o que teria implicações dado que a sistemática da prova irá mudar, ou tentar mesmo faze on-line, mas que tinha um grande receio de qualquer problema de conexão da minha casa ou outro me reprovar na prova (por isso ter tentado marcar on-line).

Mas fui mesmo para a tentativa on-line, e no dia 15/12 realizei a avaliação e consegui a aprovação coroando toda a dedicação e trabalho durante esses quase 4 meses e meio.

O momento antes de iniciar a prova, tem toda aquela formalidade e instruções: fotografar todo o ambiente da prova, o alertas de postura durante a prova, sobre o caso de perder conexão, etc.

Quanto a prova em si: poucas questões de cálculo (2 ou 3 apenas), questões de caminho crítico foi 1 apenas, mas foram muitas questões questões situacionais onde você deveria dizer o melhor a fazer e também com bom foco em integração.

Mas a prova se mostrou bastante simular aos simulados, com a alteração apenas de detalhes dos enunciados e situações, mas o questionado era bem similar.

Então, fica minhas dicas:

  1. Não deixem de ler o Pmbok, é muito importante para assimilar os termos e metodologia do conteúdo da prova;
  2. Façam um curso preparatório, pois ajuda muito além de todas discas e orientações passadas por quem tem conhecimento da matéria.
  3. Não deixem de ler a apostila, ela ajuda bastante já que traz de forma resumida o curso on-line e ajuda na fixação de conceitos chaves de forma mais visual e até mesmo sumarizada.
  4. E o principal: Façam bastante simulados, muitos, o quanto puderem. E não deixem de ao final passar nas explicações das respostas especialmente das que erraram pois ajuda também muito a fixar conteúdo e esclarecer dúvidas.

No mais, queria deixar uma  boa sorte para quem vai tentar a prova e um agradecimento especial ao professor Mauro Sotille e equipe PM Tech pela transferência do conhecimento e orientações a respeito do exame.

Abraços,

Fillipe Fontes