Foram 45 dias intensos, de muito estudo e abdicação de muitas coisas em prol da tão esperada certificação PMP. Hoje, depois de muitos minutos e muitas questões, posso dizer que valeu a pena todo o esforço. Todo sacrifício valeu a pena e a satisfação de terminar a jornada com a certificação é algo gratificante, uma sensação boa de dever cumprido.

Foram muitos os personagens envolvidos para que isso ocorresse.  Sem os amigos, a família, a PM Tech, o Mauro Sotille,  essa jornada teria sido muito mais complicada. Como todo ser humano pensei sim em desistir e foi cada uma deles a seu jeito e forma que mantiveram de pé e a seguir, mostrando que é normal e faz parte de um processo já passado por muitos e que o sucesso é sim se sacrificar. Aqui deixo meu muito obrigado a cada um dos que me ajudaram.

Um obrigado especial à PM Tech, à Simone, que me ajudou como pode para viabilizar o treinamento. Ao professor Mauro, o qual além de fornecer dicas, materiais, simulados, dedica seu tempo, paciência a apoiar e ajudar aos alunos a qualquer momento e horário. Meu muito obrigado a vocês. O trabalho que fazem é fundamental e essencial para aqueles que além de entender e aprender sobre gerenciamento de projetos almejam a certificação.

A prova

Quanto à prova em si ela é um mix de cenários, situações, experiências que testam você em todos os sentidos e situações. Aí a importância de uma boa base apara enfrentar os desafios propostos. Mauro, mais uma vez muito obrigado, o mindset foi fundamental para muitas das questões. Além disso, deixo e compartilho algo que passei e que ajude a não terem a mesma emoção: Gestão do tempo.

Por mais que o tempo seja sim suficiente para a resolução das questões é fundamental gerenciá-lo da maneira correta. No decorrer da prova, acabei me descuidando em alguns momentos, principalmente na revisão do primeiro bloco de 60 questões, onde gastei mais tempo do que deveria. Levei 1h para fazer as questões, gastei mais 30 para rever 1/3 das questões totais e isso acabou a comprometer a sequência das demais questões. Sei que cheguei às últimas 60 questões com cerca de 45 min. Para uns suficiente, para outros não, meu caso. Pois cheguei com 45m, porém, se agravou mais no decorrer da prova. Com isso,  precisei chegar na na reta final, meus últimos 15m tendo que contar com a sorte para responder as demais questões. Entre deixar em branco e chutar as questões fui para o chutar. Corri esse risco, mas não recomendo a ninguém.  Sei que não fui o primeiro a vivenciar e nem serei o último. Mas recomendo a todos atenção ao tempo, administrar da maneira correta para que uma “bobagem”, uma desatenção jogue tudo a perder, pois a jornada até aquele momento não é fácil.

Por isso, atenção. Faça os testes, simule cenários, acrescente a administração do tempo na preparação, faz parte da prova. Fora isso, é se guiarem pelos roteiros, materiais, vídeos, testes, materiais auxiliares que no fim tudo dará certo. Não desanimem, mantenham-se firmes e fortes pois cada esforço e sacrifício serão recompensados.

Meu abraço a todos e mais uma vez obrigado ao professor Mauro, à PM Tech, à minha família e amigos. Essa conquista é nossa!