Neste artigo, vamos tratar as semelhanças e distinções entre Gerente de Projetos e Scrum Master. É importante compreender cada papel para atuar de maneira certa visando orientar o projeto para uma realização bem-sucedida.

A função tradicional do Gerente de Projeto

O gerente de projeto é a pessoa designada pela organização para liderar a equipe responsável por atingir os objetivos do projeto. Os gerentes de projeto estão no centro do projeto, monitorando a equipe e agem para o benefício final da organização. Eles definem a abordagem do projeto, tomam decisões quanto ao escopo, orçamento e às vezes até especificações.

O que é um Scrum Master?

Scrum é uma das abordagens ágeis mais comumente usadas. No Scrum, a equipe do projeto consiste no Dono do Produto (define o produto e maximiza seu valor para atender às expectativas e requisitos dos clientes e do mercado), nos membros da equipe multifuncional (possuem todas as habilidades necessárias para produzir um produto valioso, como designers, desenvolvedores, testadores, etc.) e no Scrum Master

O Scrum Master é uma pessoa que sabe tudo sobre scrum,  concentra-se em facilitar o trabalho em equipe, resolver quaisquer impedimentos potenciais e ensinar métodos e princípios de scrum para as pessoas da equipe. Abordagens em cascata (waterfall) ou Kanban não possuem este papel.

Como o scrum é uma estrutura bastante complexa, cada membro da equipe deve entendê-lo muito bem para executar as tarefas de maneira bem organizada e eficiente. É aqui que o Scrum Master entra em ação. As principais responsabilidades do Scrum Master incluem:

  • Assistência e orientação com trabalho em scrum, explicando as complexidades do scrum para a equipe;
  • Controle do processo de trabalho para aderir às práticas de scrum;
  • Reuniões com a equipe para discussão dos resultados dos trabalhos e sprints futuros;
  • Remover impedimentos (ou seja, processos de aprovação demorados, ferramentas desatualizadas ou feedback lento de outros departamentos);
  • Examinar e simplificar os processos para aumentar a resiliência e eficácia da equipe e da organização;
  • Atualizar as partes interessadas sobre o projeto e garantir que todos na equipe estejam na mesma página.

Scrum Master atuando como Gerente de Projeto

A função de um Gerente de Projeto em um projeto Scrum é substituída pelo Scrum Master. Mas, não é apenas uma questão de mudança de termos, é também uma questão de mudança de funções. Ao contrário do Gerente de Projeto, o Scrum Master não é o centro ou líder principal do projeto, e sim um servidor da equipe.

É, portanto, seguro dizer que um scrum master não é um gerente, mas sim um líder servidor cujo objetivo principal é facilitar o processo de desenvolvimento e garantir que todos na equipe entendam os princípios do scrum e saibam como usá-los.

Como líderes servidores, Scrum Masters também abordam gargalos, bloqueios e outros processos demorados ou impedindo a agilidade da equipe ou organização, incluindo considerações financeiras, controle de mudanças e auditorias.

O que é um gerente de projeto?

Um gerente de projeto conduz o projeto do início ao fim e gerencia vários aspectos. Para isso, um GP precisa ter excelentes habilidades de comunicação e liderança.

As principais responsabilidades de um gerente de projeto incluem:

  • Definição de metas;
  • Gerenciamento e alocação de orçamento;
  • Alocação de recursos;
  • Gerenciamento de mudanças;
  • Negociação e comunicação direta com as partes interessadas;
  • Gerenciamento de riscos;
  • Monitoramento e gerenciamento do fluxo de trabalho e status do projeto e sua aderência aos objetivos definidos;
  • Identificação dos recursos necessários e sua alocação.

Gerente de Projetos atuando como Scrum Master

Um gerente de projetos certamente pode atuar como um Scrum Master, desde que seja capaz de remover quaisquer fatores ou aspectos de impedimento, criando um ambiente que promova a eficácia da equipe, abordando a dinâmica da equipe, construindo um relacionamento robusto entre a equipe, o dono do produto e outras partes interessadas e protegendo a equipe de interrupções e distrações externas.

A transição não deve ser difícil, já que um gerente de projeto tradicional deve ser um comunicador proficiente, um bom líder e um especialista em gerenciamento de recursos e conflitos. Isso representa o conjunto de habilidades necessárias para um gerente de projeto bem-sucedido nos ciclos de vida preditivo e adaptativo ou ágil.

Principais semelhanças entre um Scrum Master e um Gerente de Projeto

  • Comunicação contínua com a equipe e todas as partes envolvidas;
  • Gestão dos processos e seu controle;
  • Definição dos objetivos do projeto;
  • Gestão da dinâmica da equipe;
  • Pensamento analítico;
  • Habilidades de comunicação, de liderança e de resolução de problemas.

Principais diferenças entre um scrum master e um gerente de projeto

  • Metas:  um Scrum Master garante que os membros da equipe sejam bem treinados para seguir as práticas ágeis de maneira adequada. O GP tem metas definidas como concluir o projeto no prazo, orçamento planejado e escopo;
  • Metodologia: um Scrum Master trabalha apenas no scrum e um GP pode trabalhar em qualquer metodologia de desenvolvimento, implicando um profundo entendimento de todos os processos de negócios e suas peculiaridades;
  • Foco: um Scrum Master se concentra principalmente na qualidade do trabalho, enquanto um gerente de projeto mantém em mente todos os aspectos do desenvolvimento do projeto;
  • Escopo: um Scrum Master normalmente trabalha em uma pequena equipe, enquanto um GP supervisiona o trabalho de toda a equipe, incluindo desenvolvedores, designers, engenheiros de controle de qualidade, etc.

Que certificação escolher?

As escolhas de certificação mais óbvias para profissionais que desejam chegar a uma posição de Scrum Master incluem PMI – Agile Certified Practitioner (PMI-ACP), Certified Scrum Master (CSM), Professional Scrum Master (PSM) e Scaled Agile Framework (SAFe).

A certificação Project Management Professional (PMP) deve ser considerada pelo Scrum Master, já que no Agile Practice Guide, uma das principais referências para a certificação PMP, o Gerente do Projeto e o Scrum master são considerados o mesmo: “No Agile, três funções comuns são utilizadas: membros da equipe multifuncional, dono do produto e facilitador da equipe. O facilitador da equipe também é chamado de gerente de projeto, scrum master, líder de equipe de projeto ou coach de equipe”. (Guia Ágil, páginas 40-41).

Portanto, se a certificação PMP qualifica seu titular para desempenhar o papel de gerente de projeto, o mesmo acontece com profissionais que aspiram a ser Scrum Masters. Um gerente de projeto deve apenas ser capaz de se adaptar para trabalhar em um ambiente adaptativo onde a liderança servidora é crucial e sob uma estrutura preditiva onde eles terão que optar por estilos de liderança diferentes de acordo com a situação.

Qualquer que seja o setor ou campo em que você pretende trabalhar e qualquer título que deseja ter, a PMP é sempre uma boa certificação. Mesmo dentro do setor de TI, onde o ágil é muito comum, a PMP é a escolha certa graças às suas melhorias continuamente atualizadas.