MVP x MMFOs termos Produto Mínimo Viável (Minimal Viable Product – MVP) ou Funcionalidade Mínima Comercializável (Minimum Marketable Feature – MMF) são frequentemente usados ​​alternadamente, mas eles são realmente a mesma coisa? E, se não forem, qual é a diferença? A diferença real entre os dois é viável versus comercializável.

Produto mínimo viável (MVP)

O Produto Mínimo Viável é a versão de um novo produto que permite a uma equipe coletar o máximo de aprendizado validado sobre os clientes com o mínimo esforço.

Em outras palavras, o MVP é sobre aprendizagem validada usando o mínimo de tempo e dinheiro. Trata-se de responder à pergunta: estamos construindo a coisa certa? Ele é direcionado aos primeiros usuários ou a um subconjunto de clientes com o objetivo principal de obter feedback sobre a viabilidade potencial da hipótese do produto. O MVP pode não ser um produto. Pode ser um protótipo simples, desde que ajude a adquirir o conhecimento relevante ou identificar os principais riscos.

Um exemplo de MVP são as campanhas publicitárias de produtos que ainda não existem. As campanhas simplesmente direcionam os clientes em potencial para páginas de destino com informações sobre o produto. As métricas rastreiam o interesse de clientes em potencial no produto e quais recursos estão recebendo mais atenção. Essas métricas ajudam a validar a hipótese em torno de certos recursos.

Portanto, o MVP ajuda uma equipe a descobrir a MMF potencial a ser construída.

Funcionalidade Mínima Comercializável (MMF)

A Funcionalidade Mínima Comercializável é a menor unidade de funcionalidade com valor de mercado intrínseco.

Em outras palavras, a MMF é uma funcionalidade real que fornece valor tangível para os clientes. Ela atende a uma necessidade específica, resolve um determinado problema e é de alta qualidade e usabilidade. É uma funcionalidade que pode ser comercializada, vendida e enviada.

Um exemplo de MMF é o lançamento de um produto inicial com recursos básicos e, em seguida, o lançamento incremental de recursos adicionais ao longo do caminho, em oposição à construção de um produto massivo com toneladas de recursos de uma só vez, apenas para descobrir mais tarde que mais de 60% dos recursos construídos nunca ou raramente são usados. Portanto, a MMF se concentra em recursos de alto valor, reduzindo o tempo de colocação no mercado e lançando produtos mais rapidamente para aumentar o retorno do investimento.

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